Questões de Concursos Transtornos relacionados a traumas e estressores

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q904605 | Psicologia, Transtornos relacionados a traumas e estressores, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

A literatura especializada mostra que o estresse não é um processo automático de estímulo-resposta, na medida em que sofre influência de fatores mediadores internos e externos.

Analise as afirmativas a seguir sobre os fatores estressores, em relação ao coping.

I. O conjunto de estratégias utilizadas pelas pessoas para se adaptarem a circunstâncias adversas ou estressantes caracteriza o coping.

II. A abordagem disposicional entende o coping como traço ou estilo de personalidade.

III. A abordagem situacional considera o coping um processo cognitivo, ativo e consciente de avaliação e resposta a situações de estresse.

IV. O coping é resultado de uma interação ativa entre a pessoa e o meio, com base numa relação psicológica.


A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q1010220 | Psicologia, Transtornos relacionados a traumas e estressores, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Perturbação da concentração, hipervigilância e alterações no padrão de sono são sintomas que podem estar presentes em crianças ou adultos com transtorno de estresse pós traumático.

  1. ✂️
  2. ✂️

3 Q1010097 | Psicologia, Transtornos relacionados a traumas e estressores, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Paciente de 38 anos de idade, secretária-executiva, solteira, atendida em primeira consulta, queixa-se de burnout, descrevendo sobrecarga de trabalho nos últimos 6 meses, sensação de cansaço, desmotivação, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração do sono e do apetite há cerca de 1 mês. Refere ter solicitado férias, dada a dificuldades de ir ao trabalho e de se concentrar. Relata angústia e pensamentos de que a vida não vale mais a pena e que não quer ser um peso na vida de ninguém. Reporta preocupação de sua família, que a aconselhou que procurasse apoio profissional. Nega uso/abuso de etílicos ou outras SPA. Sem história familiar de quadros psiquiátricos. Ao exame, apresenta bom aspecto geral, orientada, discurso coerente, hipotimia, ansiedade, pensamento lógico e conteúdo pessimista, sem sintomas produtivos. O médico apresenta proposta de tratamento e agenda retorno.

Com base no caso clínico hipotético precedente, julgue o item seguinte.

No caso em apreço, a hipótese diagnóstica inicial é de transtorno de adaptação com sintomatologia mista ansiosa e depressiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.