Questões de Concursos Tratamento de Efluentes Líquidos

Resolva questões de Tratamento de Efluentes Líquidos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q917387 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Agente Ambiental, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), após o tratamento preliminar, os esgotos entram na unidade responsável pelo tratamento primário. Qual é a função principal dos decantadores primários neste processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q919666 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O tratamento de esgotos domésticos tem como objetivo a remoção dos principais poluentes presentes nas águas residuárias, como matéria orgânica, sólidos em suspensão e organismos patogênicos.
Nos processos avançados de tratamento biológico de esgoto, também conhecido como tratamento terciário, é possível a remoção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q918638 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Em função da eficiência na remoção de poluentes, os níveis de tratamento nas estações de tratamento de esgotos sanitários podem ser classificados como preliminar, primário, secundário ou terciário. Uma estrutura conhecida como gradeamento está associada ao nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q958095 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Qual atividade descrita abaixo se caracteriza como uma ação que contribui para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 – Água Potável e Saneamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q983435 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Civil, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de lagoas de estabilização, comumente utilizadas para tratamento de efluentes no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q983442 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Civil, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens seguintes, relativos a características físico-químicas e bacteriológicas de efluentes domésticos.

I A presença dos sólidos dissolvidos totais reduz a inserção da luz no ambiente aquático acarretando na diminuição da fotossíntese das plantas nesse ambiente.
II A matéria orgânica ocasiona a redução do oxigênio dissolvido e gera maus odores.
III O excesso de nutrientes provoca a eutrofização da água, propiciando a proliferação de cianobactérias potencialmente tóxicas.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q983441 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Civil, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de projetos de estações de tratamento de esgoto sanitário, julgue os itens que se seguem.

I A Taxa de aplicação hidráulica é a relação entre a vazão afluente a uma unidade de tratamento e a área horizontal sobre a qual é distribuída.
II A Taxa de escoamento superficial é a relação entre a vazão do efluente líquido de uma unidade de tratamento e a área horizontal sobre a qual é distribuída.
III A Taxa de utilização de substrato é a relação entre a massa de sólidos em suspensão introduzida numa unidade de tratamento e a área sobre a qual é aplicada, por unidade de tempo.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985126 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Em relação às características das lagoas de estabilização no processo de tratamento de água, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) São responsáveis pela estabilização da matéria orgânica por meio da oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas.

( ) Consistem em lagoas naturais ou artificiais, onde prevalecem condições físicas, químicas e biológicas que caracterizam a autodepuração.

( ) A incidência de raios solares é um fator que prejudica a estabilização da matéria orgânica. Por tal razão, as lagoas devem ser cobertas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.