Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

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1Q918030 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Subsede, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Carla, assistente organizacional em um Conselho Regional, está contribuindo na organização de um programa de capacitação voltado à disseminação e ao registro do conhecimento entre os colaboradores. O objetivo é garantir que as práticas internas estejam alinhadas aos padrões determinados pelo Conselho. Durante a fase de planejamento, ela identificou que alguns colaboradores têm dificuldades em compartilhar conhecimentos técnicos específicos, enquanto outros não estão familiarizados com as ferramentas de registro de informações. Qual das seguintes ações é considerada a mais indicada para garantir a efetividade do programa de capacitação e a disseminação do conhecimento?
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2Q1018210 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Uma instituição pública responsável pelo atendimento presencial de demandas judiciais enfrenta desafios crescentes relacionados ao atendimento ao público, à eficiência dos processos internos e à satisfação dos usuários, tendo sido identificado, em processo diagnóstico, que grande parte da insatisfação dos usuários decorre de atitudes e comportamento dos atendentes. Internamente, a área de tecnologia tem recebido uma quantidade alta de demandas da área de atendimento por diversos canais. Para sanar esse problema, a instituição decidiu criar uma unidade para a implementação de princípios da agilidade organizacional. A equipe responsável pela criação da nova unidade promoveu inicialmente a descrição dos cargos e posteriormente definiu o propósito, os objetivos da área e as competências necessárias para a atuação dos funcionários. Uma medida tomada pela equipe foi a criação de um balcão virtual, por meio do portal da organização, a fim de desonerar o atendimento presencial, tendo sido necessário capacitar a equipe em atendimento virtual.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte, em relação aos modelos de trabalhos.
A capacitação da equipe da nova unidade deve focar as competências técnicas, principalmente as de tecnologia e subsidiariamente as comportamentais, tais como gestão de mudanças, trabalho em equipe e tomada de decisões autônoma.
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3Q1017721 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de treinamento, capacitação e desenvolvimento de pessoal, julgue o item subsequente.

As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade, portanto, nos programas de capacitação profissional, os conteúdos devem ser padronizados, e o tempo dedicado à aprendizagem controlado pelos gestores, de forma a não haver prejuízo ao andamento das atividades cotidianas.

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4Q1061529 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Os treinamentos generalistas são os mais recomendados para que sejam supridas as macroperspectivas de uma organização e alcançados os resultados estratégicos almejados.
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5Q917984 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Contas a Receber, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Em uma organização pública, observou-se que os funcionários estavam confusos com as atribuições de seus cargos. Como resposta, o gestor de pessoas decidiu realizar um estudo detalhado sobre o trabalho, buscando identificar e listar as competências essenciais exigidas para cada cargo e determinar as necessidades de treinamento dos colaboradores. Esse processo envolveu a análise minuciosa das atividades realizadas e os requisitos específicos para o bom desempenho de cada função. Com base no caso hipotético apresentado, a análise desenvolvida pelo gestor de pessoas é a de:
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6Q884228 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a execução e a avaliação das atividades de treinamento, é CORRETO afirmar que
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7Q888591 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Oficial Administrativo, Câmara de Cocal do Sul SC, Unesc, 2024

É possível afirmar que um dos aspectos essenciais na gestão dos recursos humanos é o(a):

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8Q888878 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Pessoal, HRTN MG, FUNDEP, 2024

No contexto do estágio nas instituições, tem-se um parceiro denominado agente de integração.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta somente atribuições desse agente.

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9Q865590 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Chiavenato (2020), a avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis: avaliação no nível organizacional, avaliação no nível de recursos humanos e avaliação no nível das tarefas e operações. Nesse sentido, são resultados que o treinamento deve proporcionar no nível das tarefas e operações:
I. Melhoria da qualidade dos produtos e serviços. II. Melhor atendimento ao cliente. III. Redução do índice de acidentes. IV. Redução do absenteísmo.
Quais estão corretos? 
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10Q1060410 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administração Geral Administração, EPE, FGV, 2024

No processo de recepção de novos empregados, a EPE realizou um programa de desenvolvimento em que um profissional experiente orienta os novos funcionários em suas carreiras, para o crescimento no longo prazo.
Com relação ao disposto, evidencia-se a técnica de treinamento e desenvolvimento conhecida como
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11Q1043300 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A moderna gestão de pessoas destaca a importância do desenvolvimento dos talentos para manter as organizações atualizadas, competitivas e sustentáveis.
No caso de universidades corporativas, o modelo para o desenvolvimento de talentos é(são)
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12Q1063846 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Tarde, CVM, FGV, 2024

Uma organização trata o processo de treinamento considerando quatro grandes etapas: levantamento das necessidades, planos de treinamento, execução do treinamento e avaliação dos resultados.

No desenvolvimento da etapa de plano do treinamento, os gestores desse processo devem responder à pergunta:
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13Q1063854 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Tarde, CVM, FGV, 2024

No desenvolvimento de sua estratégia de inclusão e gestão da diversidade, uma determinada organização pretende ampliar a presença de pessoas negras em cargos de liderança. Para tal, optou-se, em um primeiro momento, por desenvolver trilhas de aprendizagem em conteúdos de liderança e um programa de mentoria voltado a pessoas atuando em todos os setores e áreas funcionais.

A estratégia de inclusão e diversidade, em termos de gestão de recursos humanos, baseou-se no desenvolvimento de políticas de:
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14Q1056580 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

As organizações perceberam que o cliente interno, ou seja, os colaboradores são os principais responsáveis pelo resultado da empresa; tal fato faz com que elas invistam nos programas de treinamento e desenvolvimento. Muitas empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar têm apostado em programas de educação e capacitação, inclusive com a ideia de investir em pessoas, cuja qualificação traga reflexos positivos para a sociedade. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os programas de treinamento e desenvolvimento educam para o desenvolvimento pessoal e gerencial.
II. A capacitação dos colaboradores busca aperfeiçoar continuamente as pessoas para a sociedade.
III. Os programas de desenvolvimento servem para capacitar os colaboradores nos aspectos conceituais e técnicos.
IV. A conscientização de organizar arquivos serve para capacitar todos os envolvidos pela organização, incluindo clientes e comunidade.
Está correto o que se afirma apenas em
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15Q1056583 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

As pessoas aprendem em níveis e de formas diferentes. A modelagem comportamental, uma das técnicas que combinam vários métodos de treinamento, envolve quatro componentes básicos; relacione-os adequadamente.
1. Etapas de aprendizado.
2. Modelo.
3. Prática e desempenho de papéis.
4. Gestão de documentos.
( ) Os colaboradores participam de exercícios de comportamento, conforme modelos apresentados, justamente para demonstrar habilidades.
( ) Define a sequência de comportamentos que devem ser ensinados aos colaboradores.
( ) Apresentam situações diversas, demonstrando os pontos de aprendizado.
( ) O instrutor e outros treinados elogiam, aprovam, criticam e incentivam o comportamento do colaborador para organizar arquivos.
A sequência está correta em
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16Q1056584 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

O objetivo do treinamento das competências humanas é desenvolver comportamentos, modificando as atitudes negativas e transformando-as em positivas, beneficiando tanto o indivíduo quanto a organização. Considerando que, aliadas às competências conceituais e técnicas, algumas competências comportamentais são essenciais para que um profissional chegue ao cargo de gestor e se mantenha nele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Filmes e exercícios de dramatização são ferramentas que podem desenvolver competências comportamentais de um profissional para o cargo de gestor.
( ) Energia, rapidez, extroversão, poder de influência e capacidade de assumir riscos e de tomar decisões sob pressão são algumas características comportamentais requeridas para os gestores.
( ) Motivação é uma competência conceitual que visa despertar a curiosidade e o interesse do colaborador.
( ) O objetivo dos programas de treinamentos comportamentais é aperfeiçoar as habilidades técnicas dos colaboradores.
A sequência está correta em
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17Q1056108 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O objetivo do treinamento e desenvolvimento de pessoas é auxiliar para que possa ser extraído o melhor do potencial de cada um, com o intuito de obter um alto padrão de qualidade na equipe, com uma maior produtividade e resultados mais eficientes.
(CHIAVENATO, 2009.)

Considerando a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Treinamento de pessoas em empresas: processo de curto prazo, focado no aprimoramento de habilidades específicas para melhorar o desempenho imediato dos funcionários.

( ) Desenvolvimento de pessoas em empresas: visa o crescimento a longo prazo dos colaboradores, focando no aprimoramento de suas capacidades gerais, competências comportamentais, bem como habilidades para futuras responsabilidades.

( ) Treinamento em empresas: tem por objetivo principal desenvolver as habilidades dos funcionários a fim de aumentar a produtividade no trabalho.

( ) Desenvolvimento de pessoas: é voltado para a capacitação dos colaboradores em atividades específicas, com foco em tarefas e processos operacionais.

( ) Treinamento em empresas: pode ser medido por indicadores de desempenho, como aumento da produtividade, redução de erros e melhoria da eficiência.

A sequência está correta em
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18Q1025776 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere aos objetivos de gestão de pessoas, às técnicas de seleção, à descrição de cargos, à capacitação e à gestão de desempenho, julgue o item.

Em gestão de pessoas, a capacitação dos colaboradores visa ao desenvolvimento humano e profissional, uma vez que se desenvolvem competências pessoais alinhadas ou distintas das áreas de atuação, o que torna os colaboradores mais preparados para o alcance dos objetivos organizacionais.

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19Q1025779 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere aos objetivos de gestão de pessoas, às técnicas de seleção, à descrição de cargos, à capacitação e à gestão de desempenho, julgue o item.

Programas de capacitação são procedimentos eficazes para o aprimoramento das competências dos empregados de uma organização com vistas à melhoria da performance.

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20Q837142 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Os elementos que compõem o sistema de treinamento, desenvolvimento e educação são a avaliação de necessidades, o planejamento, a execução e a avaliação, que mantêm entre si trocas constantes de informações e resultados.

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