Questões de Concursos Urbanístico

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2Q715605 | Arquitetura, Urbanístico, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O sistema de transporte urbano considera a malha viária urbana para a sua estruturação. A respeito desse tema, é correto afirmar que
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3Q717743 | Arquitetura, Urbanístico

A percepção do ambiente se tornou um importante meio de análise utilizado por arquitetos e projetistas urbanos preocupados com a questão da comunicação do significado. Os princípios gerais da leitura da cidade por meio da semiologia urbana foram sintetizados também por Kevin Lynch. Ele
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4Q720137 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFTO, 2017

Articulando-se como forma de garantir a acessibilidade à todas as partes das cidades e direcionando suas formas para atribuir-lhes uma determinada característica física que denote o conceito projetual, o sistema viário conforma a morfologia urbana das cidades e lhes caracteriza os aspectos plásticos. Com base na afirmativa anterior, marque a alternativa correta que corresponde ao movimento ou período que fez uso excessivo da hierarquização viária como ferramenta de urbanismo.
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5Q719444 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das pesquisas sobre a imagem da cidade, assinale a opção em que se apresenta a contribuição do urbanista americano Kevin Lynch.
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6Q719979 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

As áreas urbanas centrais são estratégicas para as políticas de renovação urbana, na medida em que estabelecem processos de gestão de ações integradas, públicas e privadas, com os propósitos de

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7Q717448 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.
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8Q716746 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TJ MG, FUMARC

Levando em consideração as estruturas urbanas e conceitos de Kevin Lynch, descritos em seu Livro, “A Imagem da Cidade”, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. Em seu Livro, Lynch afirma que as pessoas no geral, entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais utilizando-se de cinco elementos principais: Vias/Caminhos, Limites/Barreiras, Bairros, Nós/Pontos Nodais, Marcos.

II. Segundo Amos Rapoport, esses conceitos e estruturas se modificam a depender do usuário/observador. A noção de filtros culturais e a diferença entre o mundo real e o mundo percebido, bem como a própria velocidade e o modal de deslocamento modificam de maneira importante os elementos estruturais propostos por Lynch a depender do observador e das características circunstanciais deste.

III. Três grandes conceitos regem a percepção do ambiente urbano: a identidade, a estrutura e o significado. Apesar de não se aprofundar muito na noção específica de significado, dando mais ênfase aos outros dois conceitos, ele sustenta que um elemento urbano sempre tem um significado para o observador, ligado intrinsecamente ao seu caráter único (identidade), assumindo um papel importante dentro de uma estrutura urbana.

IV. O autor cunha um novo termo: a Imageabilidade (Imageability, em inglês). Toda a teoria e metodologia de Lynch e mesmo o conceito de imageabilidade estariam ligados ao conceito de legibilidade, identidade e orientação, uma vez que imagens de elementos que ele classifica como “fortes” seriam capazes de construir uma visão mais clara e mais estruturada da imagem da cidade.

Considerando o exposto acima, pode-se inferir que

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9Q718447 | Arquitetura, Urbanístico, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Assinale a alternativa correta referente a conceitos e métodos contemporâneos de drenagem urbana.
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10Q720493 | Arquitetura, Urbanístico, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Sobre um lote urbano incidem os seguintes índices urbanísticos: a taxa de ocupação é de 50%, e o coeficiente de aproveitamento é igual a 4 (quatro). Considerando que a projeção de um edifício é de 250 m2 e o terreno mede 1 000 m2, é correto afirmar que
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11Q719114 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Uma das características do plano urbanístico de Barcelona que o diferencia da intervenção parisiense corresponde a sua

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12Q719922 | Arquitetura, Urbanístico, Urbanista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2017

Considerando que o conjunto de vias e quarteirões compõe a malha urbana de uma cidade, assinale a afirmativa correta.
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13Q718467 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Em um projeto de loteamento urbano, o traçado de uma rua corta um terreno cujas curvas de nível com equidistância de 1 metro estão afastadas 20 metros entre si. A declividade da rua neste trecho será de
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14Q719350 | Arquitetura, Urbanístico, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Com relação à circulação e ao tráfego urbano, é correto afirmar que os congestionamentos observados hoje nas grandes cidades se agravam por conta
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15Q718593 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TERRACAP DF, FUNIVERSA

A classificação do sistema viário, estabelecendo a correspondente hierarquia das vias, é produto, entre outros fatores, de critérios como velocidade média e volume de tráfego. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
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16Q719139 | Arquitetura, Urbanístico, Analista de Mobilidade Urbana I, EMDEC SP, IBFC

As LINHAS componentes de uma rede de transporte público devem ser planejadas a partir das características dos usuários da sua área de influência específica. De acordo com a abrangência administrativo institucional relacionada com o poder concedente, as linhas podem ser classificadas como descrito a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
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17Q719203 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFTO, 2017

A urbanística moderna preocupar-se-á exageradamente com a distribuição dos usos do solo. O funcionamento da cidade constituirá um vetor fundamental de planejamento. Como caso extremo, os postulados da Carta de Atenas propõem o zoneamento das principais funções na cidade.

Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta.

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18Q718085 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFTO, 2017

Segundo Romero (2001), a ventilação urbana apresenta destacada possibilidade de alteração durante o processo de ocupação do solo. Conhecer a tendência de comportamento do movimento do ar em uma determinada zona, segundo a época do ano, permitirá modificá-lo para seu aproveitamento, controlando sua intensidade e fluxo. Esse processo só se torna possível através do (a):

Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta.

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19Q720085 | Arquitetura, Urbanístico, Analista de Mobilidade Urbana I, EMDEC SP, IBFC

Dentro das definições sobre a forma como uma linha de tráfego atende a cada uma das funções relacionadas ao transporte urbano, assinale a alternativa que se encaixe corretamente.

I. A que opera basicamente em grandes corredores, com elevada demanda e atendendo às funções de transporte.

II. A que opera nas vias secundárias tendo como funções coletar os usuários e conduzi-los para as linhas tronco e distribuí-los em sentido inverso, atendendo à função de captação/distribuição.

III. É a linha que executa ambas as funções (captação, distribuição e transporte), conduzindo o usuário sem necessidade de integração operacional (transferência compulsória).

IV. É a linha que presta um serviço complementar ao transporte básico da população, cuja função é atuar como indutora na mudança de hábitos da população, estimulando um maior uso do transporte público. Para tanto, tem veículos dotados de equipamentos especiais, apresenta capacidade limitada ao número de passageiros sentados e em geral tem tarifas mais elevadas que as demais.

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20Q719071 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

A largura da calçada pode ser dividida em três faixas distintas de uso. Analise-as.

I. Faixa de serviço: serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m.

II. Faixa livre ou passeio: consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é possível apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.

III. Faixa de acesso: destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter, no mínimo, 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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