Questões de Concursos Uso do ponto

Resolva questões de Uso do ponto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q916960 | Português, Uso do ponto, Tarde, CRBio5ª Região, IGEDUC, 2025

Texto associado.
Seguindo o coelho branco e redescobrindo Monteiro Lobato: o petróleo é nosso e o urânio também

Era uma manhã chuvosa em São Paulo. Entediado, lia a biografia de Soros enquanto esperava a chuva passar para levar um terno à lavanderia. Ao entrar na lavanderia, encontrei um "coelho branco", um funcionário público que mencionou a biblioteca.

Curioso, pedi para acompanhá-lo. A caminhada foi curta e logo estávamos na Biblioteca Monteiro Lobato. Lá, vi parte do acervo doado pela família de Lobato, incluindo roupas, mobílias e objetos pessoais.

Circulando pela biblioteca, deparei-me com a biografia de Lobato em painéis. Fui interrompido por outro "coelho branco" enquanto refletia sobre "O Escândalo do Petróleo" e a perseguição que Lobato sofreu.

Segui o "coelho branco" até um auditório onde um concerto estava prestes a começar. Sentei-me na primeira fila, apreciando a música enquanto pensava sobre a venda de uma jazida de urânio para a China.

A vida é moldada por estímulos externos e internos, nossos "coelhos brancos". Como Alice, às vezesprecisamos dar bons conselhos a nós mesmos. Podemos chegar a essas conclusões lendo clássicos ou prestando atenção na vida cotidiana. O ideal é combinar as duas fontes de leitura.

Aldir Guedes Soriano - Texto Adaptado


https://www.imparcial.com.br/noticias/seguindo-o-coelho-branco-e-rede scobrindo-monteiro-lobato-o-petroleo-e-nosso-e-o-uranio-tambem,7009 7
No trecho "Era uma manhã chuvosa em São Paulo. Entediado, lia a biografia de Soros enquanto esperava a chuva passar para levar um terno à lavanderia. Ao entrar na lavanderia, encontrei um 'coelho branco', um funcionário público que mencionou a biblioteca.", o autor utiliza diferentes sinais de pontuação para estruturar a narrativa. Qual das alternativas abaixo melhor explica o uso desses sinais de pontuação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q872030 | Português, Uso do ponto, Motorista de Veículos, Câmara de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual frase está correta em relação à pontuação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q864122 | Português, Uso do ponto, Motorista, Prefeitura de Roseira SP, AGIRH, 2024

Qual das afirmativas abaixo é interrogativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q899451 | Português, Uso do ponto, Auditor Interno Direito, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Texto associado.
Vinagre de maçã traz benefícios à saúde?


Você já deve ter ouvido que o vinagre de maçã poderia ser a solução ideal para os seus problemas. O produto é sucesso nas redes sociais e já faz parte do cotidiano de celebridades. Obtido a partir de dois processos de fermentação — um alcoólico e outro acético — do suco de maçã, a substância é apontada como uma possível aliada para a saúde em diversas frentes, da perda de peso ao controle da anemia.

Contudo, é preciso se atentar aos riscos e às _________ de seu consumo, bem como às limitações do uso do vinagre para fins terapêuticos. Além do ácido acético, o alimento possui componentes essenciais para o funcionamento do organismo, entre eles potássio, aminoácidos e _________. Alvo de pesquisas ao redor do mundo, o vinagre de maçã é investigado por seu potencial para: o controle dos níveis de açúcar — estudos mostram que a presença de ácido acético em sua composição reduziria os níveis de açúcar no sangue após as refeições, aprimorando a sensibilidade à insulina; o emagrecimento — uma de suas propriedades é o aumento da saciedade. Por si só, ele não faz perder peso, mas ajudaria quem tenta comer menos; a prevenção de problemas cardiovasculares — os efeitos __________ podem propiciar a melhora da saúde arterial e dos níveis de colesterol; a prevenção à anemia — além de contribuir para a produção de células sanguíneas, a substância poderia auxiliar na absorção de ferro pelo organismo.

Mas é bom lembrar que ainda não há provas robustas sobre nenhum desses benefícios. Portanto, é cedo para considerar o vinagre um remédio. Por fim, estão sendo realizados estudos para entender seus benefícios para o aumento da imunidade, a proteção do fígado e o fornecimento de energia aos músculos. Em excesso, o vinagre pode aumentar a acidez estomacal, desencadeando reações adversas, como dificuldade de digestão, perda da densidade muscular, queimação na garganta e desgaste do esmalte dentário. Há ainda casos em que incorporar o produto à dieta não é nem sequer uma opção.

A ingestão do líquido deve ser evitada por pessoas que possuam problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a alguma das substâncias de sua composição. Portanto, antes de usufruir dos seus possíveis benefícios, entre em contato com o seu médico ou nutricionista, especialmente se você tem histórico de alguma dessas condições.


Luana Pazutti. Veja Saúde. Adaptado.
Qual das alternativas não está inteiramente de acordo com as normas da língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q870019 | Português, Uso do ponto, Vigia, Prefeitura de Peabiru PR, UNIVIDA, 2024

Em qual das frases abaixo é possível ver o uso do ponto de exclamação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q991937 | Português, Uso do ponto, Programas Sociais, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir: "Após longos anos de estudo, finalmente, Maria alcançou seu objetivo: a aprovação no concurso público. Agora, ela está pronta para enfrentar novos desafios profissionais."

Qual é a pontuação correta para separar as orações coordenadas presentes no trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q912645 | Português, Uso do ponto, Pedreiro, Auxiliar de Pedreiro e Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de Goiatuba GO, IV UFG, 2023

Texto associado.

Texto 3

O mundo onde vivemos


Como todos os dias, acordo, arrumo a casa e saio para a rua. Lá, vejo-a suja e tudo muito poluído, nada de verde! Nada de natureza. Olhando aquilo, resolvi tomar uma atitude que achei que poderia ajudar muito a população.

Fui com um cesto de lixo pegando os papéis que estavam no chão. Andei alguns metros, e o cesto logo ficou cheio. Peguei outra sacola de lixo para continuar andando por todo o bairro. Olhando o bairro limpo, até fiquei satisfeito.

Então, resolvi voltar para casa. Chegando lá, pensei por que todo mundo não poderia ser assim: ajudando a viver em um lugar melhor, limpo e feliz?

No dia seguinte, acordei, arrumei a casa e fui para a rua. Lá, vi que todo meu trabalho do dia anterior foi por água abaixo. Notei toda rua suja novamente, até com mais papéis do que no dia anterior.

Aí parei e pensei: o mundo em que vivemos está cada dia mais perdido.


LOPES, Igor da Silva Ramos. O mundo onde vivemos. Disponível em:

<https://www.projetosdeleitura.com.br/livros_completos/As50MelhoresCr

onicasdoLerebomExperimente!Vol.1.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2023.

[Adaptado].

No primeiro parágrafo do texto, o sinal de pontuação (!) foi usado para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q912186 | Português, Uso do ponto, Operador de Máquinas, Prefeitura de Nova Bréscia RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
Mulher prega uma peça em golpista que queria roubar seus dados

Se você tem um celular, provavelmente já foi vítima de uma falsa promoção: aquela mensagem suspeita que chega de um número desconhecido avisando que você ganhou uma viagem (ou um computador, ou até uma casa) e pedindo alguns dos seus dados básicos, como número do CPF e dados do cartão de crédito. Pois a jovem filipina Shaina Gimao encontrou uma maneira criativa para resolver a situação.

Ao receber a mensagem de que havia ganho um computador, Shaina respondeu: “Parabéns! Você se inscreveu com sucesso para Oração do Dia! 50 pesos serão cobrados da sua conta”, escreveu ela, antes de acrescentar um salmo aleatório à conversa com o bandido. ______________, o ladrão de dados enviou o comando “cancelar”, mas Shaina insistiu na “peça”: “Desculpe, você enviou um código inválido. Por favor, tente de novo”, dizia a mensagem.

(Fonte: Veja- adaptado).
Ao receber a mensagem de que havia ganho um computador, Shaina respondeu ao bandido com uma mensagem, pregando-lhe uma peça. Qual sinal de pontuação ela utilizou nessa mensagem de resposta para transmitir alegria e entusiasmo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q914259 | Português, Uso do ponto, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Relvado RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
A cientista Marie Curie


Maria Salomea Skłodowska (1867-1934), mais conhecida como Marie Curie, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa que marcou um ponto de virada na ciência graças ao seu trabalho sobre radioatividade. Por suas ____________ nessas duas áreas, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel duas vezes.
Quando criança, ela era conhecida por sua memória prodigiosa e, aos 16 anos, recebeu uma medalha de ouro pelo desempenho no ensino médio. Devido a problemas financeiros em casa, Curie ___________ a trabalhar como professora. Aos 18 anos de idade, Marie aceitou um cargo de governanta. Graças à renda que ganhou com esse trabalho, conseguiu financiar os estudos de medicina de sua irmã em Paris.
Em 1891, ela viajou para Paris, onde conheceu físicos renomados. A cientista trabalhava até tarde da noite em seu sótão de estudante e se alimentava apenas de pão, manteiga e chá. Em 1895, a cientista se casou com Pierre Curie, físico e químico francês. Juntos, o casal _________ pesquisas de importância mundial. Marie Curie constatou que os compostos formados pelo elemento tório também emitem raios espontaneamente. Esse fenômeno foi chamado de radioatividade. Em 1898, os dois cientistas anunciaram publicamente que haviam descoberto o polônio. Meses depois, eles relataram uma nova descoberta: o elemento rádio.
Ela recebeu seu doutorado em ciências em junho de 1903 e, graças à descoberta dos elementos radioativos, recebeu o Prêmio Nobel de Física ao lado do marido. Marie Curie tornou-se, assim, a primeira mulher na história a receber esse reconhecimento mundial. Mais tarde, em 1911, ela recebeu o segundo Nobel de Química por sua pesquisa sobre o rádio. Assim, Marie Curie tornou-se a primeira pessoa a ganhar o prêmio em dois campos diferentes.

(Fonte: National Geographic Brasil — adaptado.)
Leia o diálogo abaixo entre duas pessoas:
A: — Maria, soube agora que seu pai sofreu um acidente gravíssimo.
B: — Meu Deus, ele saiu daqui nesse instante!!!

O uso do sinal de exclamação (!) pelo falante B indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q914283 | Português, Uso do ponto, Cargos de Nível Fundamental Incompleto, MGS, IBFC, 2023

Texto associado.
O balão

Um homem está voando num balão, quando, de repente, percebeu que estava completamente perdido. Desceu lentamente sobre uma rodovia, onde um motorista o estava observando ao lado de seu carro. Quando a altura era suficiente para se comunicar com ele, disse-lhe:

— Desculpe! Marquei um encontro com uns amigos e já estou atrasado, porque não sei onde estou. Poderia ajudar-me?

— Pois não! Você está num balão de ar quente, a uns 30 metros de altura, entre os 40 e 45 graus de latitude norte e entre os 58 e 60 graus de longitude oeste.

— Você é engenheiro, não é verdade? - perguntou-lhe o passageiro do balão.

— Sou, sim! - respondeu o motorista. – Como soube?

— Muito simples. Tudo o que você me disse é tecnicamente correto, mas praticamente inútil. Continuo perdido e vou chegar tarde ao meu encontro porque não sei o que fazer com a sua informação.

— E você é um chefe, certo?

— Certo - respondeu o homem do balão. – Como adivinhou?

— Muito fácil. Não sabe onde está nem para onde vai. Fez uma promessa que não pode cumprir e espera que outra pessoa resolva seu problema. Na realidade encontra-se exatamente na mesma situação em que estava antes de nos encontrarmos, só que, agora, por uma estranha razão... a culpa é minha!


Disponível em:
http://www.muraljoia.com.br/000novapaginahum.htm.
Acesso em: 30 ago. 2019.
No texto anterior, a frase “Poderia ajudar-me?” O sinal (?) é utilizado para indicar uma pergunta. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste sinal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q914314 | Português, Uso do ponto, Mecânico, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Rubem Alves


... é uma das maiores fontes de alegria. Claro, há uns livros chatos. Não os leiam. Borges dizia que, se há tantos livros deliciosos de serem lidos, por que gastar tempo lendo um livro que não dá prazer? Na leitura fazemos turismo sem sair de casa gastando menos dinheiro e sem correr os riscos das viagens. O Shogun me levou para uma viagem ao Japão do século XVI, em meio aos ferozes samurais e às sutilezas do amor nipônico e das cerimônias de chá. Cem anos de solidão, que reli faz alguns meses, me produziu espantos e ataques de riso. Achei que o Gabriel García Márquez deveria estar sob o efeito de algum alucinógeno quando o escreveu. A poesia do Alberto Caeiro me ensina a ver, me faz criança e fico parecido com árvores e regatos. Também o Mário Quintana. E o Manoel de Barros. E o Solte os cachorros, da Adélia. No momento estou em meio à leitura do livro Na berma de nenhuma estrada, de Mia Couto (Editorial Ndjira), escritor moçambicano. Berma: nunca havia lido ou ouvido essa palavra. O dicionário me disse que “berma” é um “caminho estreito à beira de fossos”. Contos curtíssimos de três páginas. Mia Couto se parece com o Manoel de Barros, vai descobrindo jeitos diferentes de dizer. E o leitor vai vivendo experiências que não viveu e se espantando o tempo todo.


Adaptado de: Alves, Rubem. Ostra feliz não faz pérola / Rubem Alves. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

No texto, o ponto de interrogação tem a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q912029 | Português, Uso do ponto, Motorista, Prefeitura de Piên PR, FAUEL, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto a seguir, escrito por Nelson Rodrigues, para responder a questão.

“Um dos momentos mais patéticos da minha infância foi quando ouvi alguém chamar alguém de ‘canalha’. Note-se: era a primeira vez. Teria eu que idade? Cinco anos, talvez. Ou menos. Vá lá: cinco anos. E me encolhi de espanto. Minto: de medo. Foi medo e não espanto. Para mim, uma palavra estava nascendo, era o nascimento de uma palavra. Paro de escrever. Por um momento, repito para mim mesmo: ‘Canalha, canalha!’. O som ainda me fascina como na infância. E pergunto a mim mesmo se ‘o canalha’ é uma dimensão obrigatória de cada um. Pode haver alguém que não tenha um mínimo de canalha? Um santo, talvez, ou nem isso. Disse, não sei quem, que há santos canalhas. Eis o que eu queria dizer: o medo dos cinco anos perdura em mim até hoje. Ainda agora me pergunto se alguém tem o direito de chamar um semelhante de canalha. Poderão dizer que ‘idiota’ é um insulto equivalente. Ilusão. Vi um sujeito ser chamado de ‘idiota’. Retrucou ao outro: ‘Idiota é você!’. E o incidente morreu aí. Dez minutos depois, os dois ‘idiotas’ estavam, na esquina, bebendo cerveja. O sujeito pode ser idiota e, como tal, beber cerveja. Não há entre o idiota e a cerveja. Mas ninguém pode ser canalha. A simples palavra constrói uma solidão inapelável e eterna. Eis o que eu queria dizer: o canalha é o pior solitário”. (Os falsos canalhas, de Nelson Rodrigues, com adaptações).
Na oração “Teria eu que idade?”, o autor emprega o sinal de pontuação denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q913858 | Português, Uso do ponto, Lavador de Veículos, Prefeitura de Astolfo Dutra MG, Consulplan, 2023

Texto associado.
A beleza total

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

(Contos Plausíveis. Carlos Drummond de Andrade.)
Em “A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes.” (1º§), o ponto final foi empregado com a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q911816 | Português, Uso do ponto, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Texto associado.
Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri.
O rapaz na mesa em frente sorri também.
Dois jovens encantadores!
Um momento lindo?

Não sorriem um para o outro.
Sorriem olhando para seus celulares.

Sorriem para quem está a quilômetros de distância,
e sequer imaginam a felicidade que poderia ser
se sorrissem um para o outro ...

(Augusto Branco. https://www.pensador.com/
textos_para_jovens_e_adultos/. Adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta uma frase interrogativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q912331 | Português, Uso do ponto, Fundamental Incompleto, FUTEL MG, FUNDEP, 2023

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir e responda à questão.

TEXTO I

Filho adotivo retribui casal pobre que o adotou com uma vida dos sonhos

Em janeiro de 2020, compartilhamos a história de Jayvee, um rapaz adotado que teve a oportunidade de estudar e trilhar seu próprio caminho graças ao esforço de seus pais adotivos. Para retribuir todo esse amor, ele trabalhou para dar uma vida dos sonhos aos progenitores!

Relembre a história:

Jayvee teve uma infância humilde. [...] Filho adotivo de pais filipinos – Nanay e Tatay – Jayvee focou nos estudos e se tornou um homem bem-sucedido.

Enquanto concluía a faculdade e planejava sua carreira profissional, Jayvee Lazaro jurou para si mesmo que daria uma vida melhor às duas pessoas que se dedicaram de corpo e alma para ele poder estudar.

Foi uma longa jornada, mas o rapaz cumpriu sua promessa. A primeira grande quantia que ele ganhou trabalhando foi investida na construção de uma casa dos sonhos para seus pais.

“A vida foi muito difícil. Eu tinha que trabalhar e estudar. Era ótimo quando Nanay conseguia fazer a segunda refeição do dia, quando tinha comida. Além disso, morávamos em um apartamento de 20 metros quadrados”, relata.

Quando foi adotado, os pais de Jayvee não tinham muito – a não ser amor de sobra e disposição para cuidarem do pequeno.

Completamente construída, a luxuosa mansão tem 7 quartos e praticamente tudo o que a família precisa.

Jayvee também leva seus pais adotivos em viagens pelo mundo.

E passa o maior tempo possível com eles. Lindo, né?

Disponível em: https://bityli.com/ZgPvMR. Acesso em: 6 jun. 2022 (adaptado).
Releia o trecho a seguir.
“Para retribuir todo esse amor, ele trabalhou para dar uma vida dos sonhos aos progenitores!”
Esse trecho é formado por uma frase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q914380 | Português, Uso do ponto, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Ah, Isoldaxina!


Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!

(MARTINS, Juliano. Disponível em: https://corrosiva.com.br/cronicas/isoldaxina/. Acesso em: 26/07/2023.)
No fragmento “Foram felizes para sempre!” (5º§), o sinal de exclamação foi empregado para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.