Questões de Concursos: Vestígios de Interesse Forense

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Vestígios de Interesse Forense. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q983858 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Técnico de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

O suor é um elemento essencial para a fixação das impressões digitais em suportes primários, sendo composto por diversas substâncias. Assinale, entre as alternativas listadas abaixo, aquela que revela um componente do suor presente em maior quantidade na impressão digital.

3 Q983803 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Criminal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Considere um automotor trafegando por uma via urbana com velocidade máxima permitida de Vmax= 40 km/h, quando, a certa altura, o motorista percebeu um pedestre atravessando a rua, vindo a atropelar o pedestre que já percorrera 3 metros sobre o leito viário, cujo corpo foi lançando uma distância de 7,1 metros, enquanto que o veículo, continuou em deslocamento, vindo a repousar a uma distância de 18 metros adiante do ponto do impacto contra o corpo do pedestre. Considere o local devidamente preservado e despreze as diferenças de altura do centro de gravidade do corpo do pedestre nas posições de pé e deitado no solo. Considere o coeficiente de atrito do piso asfáltico igual a µfm=0,2 para freio motor e igual a µrt=0,8 para roda travada. Considere a velocidade do pedestre igual a 1,86 m/s. Dos cálculos realizados chegou-se aos seguintes valores: Velocidade do veículo pela dissipação deenergia cinética em freio motor Vfm= 30 Km/h; Velocidade do veículo pela dissipação de energia cinética com roda travada Vrt= 60 Km/h; Velocidade de lançamento do pedestre Vpd= 30 km/h. Distância retroagida do veículo DR= 13 metros; Ponto de não escapada na velocidade do veículo em freio motorPNEvv= 31 metros; Ponto de não escapada na velocidade de placa PNEvp= 49 metros.
Pergunta-se: com base nas evidências materiais colhidas no local do acidente qual das alternativas abaixo apresenta-se correta?

4 Q983809 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Criminal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Em relação aos vestígios digitais, assinale a alternativa INCORRETA:

5 Q983860 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Técnico de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

O expert em papiloscopia precisa dominar os conhecimentos relativos a análise de superfícies de objetos e a interação dos elementos que compõem as impressões digitais com esses suportes a fim de determinar a melhor técnica para revelação do vestígio papiloscópico. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que apresenta o reagente mais adequado para revelação de um fragmento de impressão digital fixado em uma folha de papel.

6 Q983878 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Técnico de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Sobre vestígios digitais, assinale a alternativa INCORRETA:

7 Q983954 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Qual das alternativas abaixo corresponde ao conceito de impressões digitais latentes?

Marque a alternativa correta.

8 Q983956 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

O art. 158 do Código de Processo Penal diz que “quando uma infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado”. Com base nos estudos sobre a teoria dos vestígios, quanto ao referencial de produção, os vestígios com relação ao fato como são classificados?
Marque a alternativa correta.

9 Q983798 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Criminal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Sobre os métodos de revelação de impressões papilares, podemos afirmar:

10 Q983810 | Criminalística, Vestígios de Interesse Forense, Perito Criminal de Polícia Civil, PCBA, IBADE, 2025

Considerando as características dos vestígios digitais, qual das alternativas a seguir podemos considerar como correta?

🖨️ Baixar o PDF
Compartilhe esta página!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.