Questões de Concursos Virologia

Resolva questões de Virologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

3Q387416 | Biologia, Virologia, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

O uso de preservativos masculinos é uma eficiente profilaxia para as chamadas doenças sexuais transmissíveis. Entretanto, nem todas DSTs podem ser evitadas com o uso das camisinhas. A patologia para a qual essa medida profilática é de baixa eficiência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q381804 | Biologia, Virologia, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das características gerais de vírus, bactérias e protistas, julgue os próximos itens. Nenhum protista atualmente conhecido possui capacidade fotossintética.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q381252 | Biologia, Virologia

Os vírus são pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico DNA ou RNA, envolvido por um invólucro proteico denominado capsídeo. Por serem tão pequenos, conseguem invadir células, inclusive a de organismos unicelulares como as bactérias. Eles possuem cerca de 0,1?m de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. A capacidade de sofrer mutações genéticas é uma das características que os vírus têm em comum com os seres vivos. Marque a alternativa que NÃO representa um tipo de vírus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q385031 | Biologia, Virologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da virologia médica. O mosquito Aedes aegypti adquire o vírus da dengue ao picar um indivíduo virêmico ou ao recebê-lo, por transmissão, de uma geração de mosquitos para outra.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q381253 | Biologia, Virologia, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das características gerais de vírus, bactérias e protistas, julgue os próximos itens. Vários gêneros bacterianos, como Bacillus, Clostridium e Metabacterium, são capazes de produzir estruturas de resistência denominadas endósporos quando em condições de estresse ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q383843 | Biologia, Virologia, Perito Criminal, Polícia Civil MA, CESPE CEBRASPE, 2018

O botulismo é uma intoxicação severa e potencialmente letal causada por neurotoxinas produzidas por bactérias gram-positivas anaeróbicas denominadas Clostridium botulinum. Com relação às estruturas celulares dessas bactérias, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q384305 | Biologia, Virologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

São doenças que se manifestam em humanos cujos hospedeiros intermediários comuns são representados por animais triblásticos esquizocelomados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q384090 | Biologia, Virologia, Biólogo, SES PR, IBFC

Acidentes com instrumentos perfurocortantes aos quais estão expostos os profissionais da saúde podem ocorrer no contato com agulha ou outro material contaminado com sangue ou outros líquidos orgânicos, potencialmente infectantes. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Quando ocorrer acidentes com instrumentos perfurocortantes, devem ser adotados cuidados locais imediatos com a área exposta.

II. O indivíduo que sofrer acidentes com instrumentos perfurocortantes deve ser avaliado em relação à HBSAg (Hepatite B), anti-HCV (Hepatite C) e anti- HIV (AIDS), considerando testes rápidos quando a sorologia convencional não é possível, dentro de 24 a 48 horas.

III. As medidas profiláticas mediante exposições com riscos de transmissão de HBV (Hepatite B) e HIV (AIDS) devem ser mantidas por 4 (quatro) semanas.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q380101 | Biologia, Virologia, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das características gerais de vírus, bactérias e protistas, julgue os próximos itens. No ciclo lisogênico, o DNA do vírus incorpora-se ao DNA do hospedeiro e é transmitido a sucessivas gerações junto com o material genético do hospedeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q385422 | Biologia, Virologia, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2017

A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), é uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crônicos do vírus, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Esses portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o hepatocarcinoma, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. O diagnóstico laboratorial é muito importante, porque a caracterização dos marcadores sorológicos é fundamental para caracterizar a doença e seus diferentes estágios.

Qual marcador sorológico indica recuperação da doença ou imunidade pós-vacinal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q385956 | Biologia, Virologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da virologia médica. O diagnóstico precoce da infecção por HIV em lactentes nascidos de mães infectadas deve ser feito pela determinação do RNA viral no plasma, visto que a presença de anticorpos maternos pode interferir em testes sorológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q385446 | Biologia, Virologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da virologia médica. Em se tratando de hepatite B, os marcadores sorológicos HBsAg negativo, anti-HBs positivo e anti-HBC positivo sugerem imunização do indivíduo por vacina.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q386472 | Biologia, Virologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da virologia médica. A rubéola é uma doença autolimitada leve, que não necessita de tratamento específico na maioria dos casos, exceto no período de gravidez, pois essa enfermidade pode provocar anomalias no feto e até aborto espontâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q383992 | Biologia, Virologia, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, com relação às características e aos mecanismos de infecções causados por vírus, bactérias e protozoários. A leishmaniose visceral, provocada por um protozoário que se aloja em animais mamíferos, é transmitida pela picada dos flebotomíneos fêmea.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q383868 | Biologia, Virologia, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do controle biológico de pragas e vetores, julgue os itens que se seguem. O uso de telas em janelas de repartições de saúde é uma medida de controle biológico de vetores aéreos de doenças por alterar o comportamento e deslocamento dos vetores.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q382589 | Biologia, Virologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Em relação à cisticercose, doença grave quando localizada no cérebro, visto que pode causar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1006826 | Biomedicina, Virologia, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

O diagnóstico inicial de Hepatite B pode ser realizado com base nos sintomas clínicos e na presença de enzimas hepáticas no sangue. Entretanto, a sorologia da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) descreve o curso e a natureza da doença. O padrão de anticorpos aos antígenos individuais do HBV relatado no quadro abaixo pode ser interpretado como pertencente a um indivíduo. Analise o quadro abaixo e assinale a alternativa correta.
Reatividade Sorológica
HBs Ag NEGATIVO anti-HBc NEGATIVO anti-HBs POSITIVO
HBc, core do vírus da hepatite B; HBsAg, antígeno de superfície da hepatite B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.