Questões de Concursos Voz

Resolva questões de Voz comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1065134 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A fonoaudióloga de uma equipe multiprofissional está elaborando, junto ao NASF, ações de prevenção de alterações vocais em professores da rede municipal de ensino. As atividades incluem oficinas coletivas, orientação sobre ergonomia vocal, promoção de hábitos saudáveis e encaminhamentos para avaliação individual quando necessário.
Nessa intervenção, está sendo utilizada a seguinte estratégia de saúde pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1047858 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação à prevenção dos distúrbios vocais, analise as afirmativas a seguir:

I. Higiene vocal consiste de normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e prevenir o aparecimento de alterações e doenças.

II. O fumo é considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe e pulmão.

III. O ato de pigarrear oferece a sensação de que se elimina um corpo estranho da laringe, aliviando o sintoma de pressão na garganta, com uma melhora da voz, melhorando a situação da laringe.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1033284 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Acerca dos tipos de voz, as características do tipo vocal são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1048405 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Higiene vocal consiste em normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças.
Considera-se como uma boa prática para o uso adequado da voz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1048407 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente. A categoria das disfonias que pode representar anomalias de suporte cartilagíneo laríngeo; anomalias dos tecidos moles; anomalias vasculares, dentre outras alterações, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042275 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione a categoria de abordagem usual do tratamento fonoaudiológico das disfonias com suas respectivas características e finalidades.

1. Método auditivo
2. Método de fala
3. Método de sons facilitadores
4. Método de competência glótica
( ) é indicado quando se quer promover uma melhora global na emissão sem manipulação de certos parâmetros, podendo aplicar exercícios de jogos de intensidade e de projeção vocal.
( ) baseia-se no impacto imediato que uma modificação na escuta da própria voz causa sobre a produção vocal produzindo um impacto global na qualidade vocal.
( ) baseia-se na necessidade de um ajuste muscular primário para uma produção vocal suficientemente equilibrada e que favoreça o uso continuado da voz sem sinais e sintomas de fadiga vocal.
( ) esse método age de modo direto na fonte glótica e, portanto, na maioria das vezes, é o trabalho de eleição nas disfonias, com a qual se obtém os efeitos mais imediatos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034115 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A escala GRBASI, usada internacionalmente, é um método simples de avaliação do grau global da disfonia de cinco fatores independentes, considerados os mais importantes na definição de uma voz disfônica. O conjunto de letra - seu correspondente significado em português: descrição da disfonia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1050790 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A escuta crítica da voz e da fala, bem como a observação visual do falante, são recursos indispensáveis para uma boa avaliação da voz falada. Vários são os parâmetros a serem avaliados considerando as bases da produção vocal e da fala.
O aspecto que se refere ao controle de saída de ar enquanto há fonação denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1001693 | Fonoaudiologia, Voz, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A voz humana desempenha um papel fundamental na sociedade, na visão do homem como um ser social.

Sobre o aparelho fonador, analise as afirmativas a seguir.

I. O aparelho fonador no homem é composto por: fossas nasais, boca, válvula, faringe, laringe, traquéia, pulmões e centros nervosos responsáveis pelo controle da respiração.
II. As ondas mecânicas são perturbações ou distúrbios que se propagam através de meios materiais e do vácuo. São exemplos de ondas mecânicas: ondas produzidas em cordas, ondas na água e ondas sonoras.
III. A fonação envolve centros de controle específicos da fala no córtex cerebral, funções mecânicas na produção de um som audível (voz) e o controle desse som para produzir um fonema definido.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1049678 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o seguinte caso clínico: uma senhora de 72 anos procurou avaliação fonoaudiológica devido a queixa de fadiga vocal. Na queixa a paciente refere que “muitas vezes parece que a voz fica soprosa, fraca intensidade, sem energia”. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de voz caracterizado no laudo fonoaudiológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1049500 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

As cartilagens laríngeas são em número de nove, sendo três ímpares, uma par principal e duas outras pares, consideradas acessórias. As cartilagens ímpares são __________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1049502 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

No treinamento vocal realizado por meio do método de sons facilitadores se emprega uma séria de sons selecionados para se obter uma produção vocal mais equilibrada. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo dessa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1049503 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

O ataque vocal diz respeito ao início da produção sonora e se correlaciona com a adução glótica. Assinale a alternativa que apresenta os ataques vocais caracterizados por adução intensa ou precoce, com consequente aumento da pressão subglótica e ruído de impacto antes do início do som.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q837886 | Fonoaudiologia, Voz, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

É na laringe que se situam as pregas vocais, responsáveis pela produção da voz. Ainda, frequentemente, chamadas de “cordas vocais”, as pregas vocais apresentam-se como dois lábios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q846337 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

São parâmetros assistenciais ligados a analise vocal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q859147 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Analise as afirmações abaixo com relação às disfonias:

I- As disfonias funcionais podem ser didaticamente classificadas em: primárias, por uso incorreto da voz; e secundárias, por inadaptações vocais; ou ainda por alterações psicogênicas.

II- Alguns quadros de Disfonia podem ocorrer por consequência de refluxo gastroesofágico.

III- O Edema de Reinke pode ser classificado como um tipo de disfonia orgânica congênita.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q842542 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Com relação à reabilitação fonoaudiológica das disfonias, assinale a afirmativa que descreve as premissas do método de competência fonatória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q846396 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Pode-se constatar que existe uma variabilidade nos aspectos relacionados aos resultados de avaliação da voz do deficiente auditivo. Algumas alterações vocais são mais comumente observadas, EXCETO nos casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q846163 | Fonoaudiologia, Voz, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um teleoperador de 42 anos de idade procurou um ambulatório de otorrinolaringologia por apresentar queixas vocais e auditivas. Seus sintomas vocais são cansaço para falar e dores de garganta.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O início dos sintomas geralmente é súbito, com predominância nos finais da jornada de trabalho e diminuição desses após repouso noturno ou nos finais de semana.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q842597 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Os indivíduos com fissura palatina ou com outras alterações craniofaciais podem apresentar distúrbios articulatórios relacionados a uma variedade de causas como fístula palatal, má-oclusão, perda auditiva flutuante ou crônica e hipertrofia das amígdalas, causas essas não limitadas à disfunção velofaríngea (DVF). Alguns distúrbios são obrigatórios na DVF, decorrentes de uma alteração estrutural, exceto em qual caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.