Questões de Concursos: Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q57220 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.

2 Q57223 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.

3 Q57225 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.

4 Q57218 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Vygotsky  desenvolveu  o  conceito  de  zona  do  desenvolvimento  proximal,  que  diz  respeito  ao  desenvolvimento das capacidades individuais por meio  da colaboração de indivíduos mais especializados.

5 Q57222 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.

6 Q57227 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana. 

7 Q57219 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

O pensamento vygotskyano defende a origem social dos  processos psicológicos superiores.

8 Q57224 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.

9 Q57221 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.

10 Q57226 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.