Questões de Concursos Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural

Resolva questões de Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q901406 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na teoria de Vygotsky torna-se fundamental o papel do professor como mediador. Neste contexto, é CORRETO dizer que quando o aluno precisa da intervenção, ajuda do professor, de colegas ou de outro adulto para realizar tarefas propostas, encontra-se na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q897651 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

A Psicologia da Educação contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Considere as seguintes afirmativas sobre a psicologia da educação e assinale a alternativa correta:
I - A teoria sociocultural de Vygotsky enfatiza o papel da interação social na construção do conhecimento, defendendo que as funções psicológicas superiores se originam nas relações sociais e são mediadas por ferramentas culturais.
II - A teoria de Piaget destaca a importância da experiência ativa da criança com o ambiente para a construção do conhecimento, enfatizando os estágios da linguagem infantil.
III - A abordagem comportamentalista, com foco no comportamento observável e mensurável, tem sido amplamente utilizada na educação para modificar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis.
IV - A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel propõe que a aprendizagem ocorre quando o novo conhecimento se conecta de forma arbitrária e substantiva com a estrutura cognitiva preexistente do aprendiz.
Estão corretas as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q900691 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

A Pedagogia Histórico-Crítica desenvolveu uma proposta de método filosófico de ensino baseada nosprincípios do desenvolvimento humano da psicologia vigotskiana. Neste prisma, afirmar que o educando atingiu o nível sintético é o mesmo que dizer que o educando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q901993 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Para a Psicologia Histórico-Cultural as estruturas de generalização, responsáveis por conferir características específicas à formação de conceitos, conformam três principais fases no desenvolvimento do pensamento, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q898847 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O pesquisador russo Vygotsky fez uma importante contribuição para o entendimento da aquisição de conhecimento. Segundo ele, o desenvolvimento das funções cognitivas da criança começa no ambiente familiar e depois se torna um processo individual. O que a criança consegue fazer sozinha é chamado de desenvolvimento real, enquanto aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outra pessoa é denominado desenvolvimento potencial.
O educador precisa identificar o nível em que a criança se encontra para, assim, propor atividades que a ajudem a avançar de um nível para outro, pois a distância entre esses dois níveis é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q897349 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski conceitua que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q882898 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

São várias as teorias de aquisição de conhecimentos. Analise as citações abaixo, e marque a opção CORRETA da citação que se refere à teoria socioconstrutivisma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q898907 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo humano está intrinsecamente ligado ao contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido. A aprendizagem é entendida como um processo dinâmico que envolve não apenas a aquisição de informações isoladas, mas também a interação ativa entre o indivíduo e seu ambiente sociocultural, onde as relações interpessoais desempenham um papel central. Nesse sentido, o desenvolvimento cultural individual ocorre através da participação em atividades socioculturais específicas, que promovem a troca de experiências e a construção de conhecimentos.
Sendo assim, Vygotsky entende o homem como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q891148 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Para a Pedagogia Histórico-Crítica, uma educação realmente democrática deveria ser formulada do ponto de vista do(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q904225 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos principais teóricos do desenvolvimento e aprendizagem, e suas contribuições têm influenciado profundamente a educação. Sobre as teorias de Piaget e Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q905196 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A abordagem sócio-histórica de Vygotsky enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando a especificidade dos processos de ensino e aprendizagem em contextos de educação bilíngue para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa coexistem, analise as afirmativas abaixo sobre como essa teoria se aplica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q900211 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Na escola em que atua, o Orientador Educacional foi solicitado a apresentar uma palestra para os professores sobre as contribuições das teorias de desenvolvimento para a prática pedagógica. Em sua apresentação, ele aborda a teoria de Vygotsky e explica como essa teoria pode ser aplicada no cotidiano escolar. De acordo com Vygotsky, como ocorre o processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897198 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Para a psicologia histórico-cultural, o desenvolvimento deve ser compreendido levando-se em consideração o que a criança é capaz de realizar sozinha, o que denomina o nível de desenvolvimento real, e aquilo que ela é capaz de realizar com ajuda, o que denomina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q900701 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Para a psicologia histórico-cultural, a atividade-guia objetal manipulatória corresponde ao período que vai, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q900493 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Para Nereide Saviani (2012, p. 73) “A criança, desde a mais terna idade, apresenta-se disposta aexplorar o seu meio e, disponível a tudo o que a coloque como parte dele, responde prontamente a todos os estímulos. Assim as atividades que lhe mostram diferentes sons, imagens, movimentos, odores, impressões táteis, as palavras que lhe são ditas, o sorriso, o afeto, a higiene, a alimentação – tudo isso, conjugado – constituem um amplo e profundo processo, o de apresentar à criança o mundo humano, ajudá-la a nele agir/interagir e, assim, torná-la humana. Tal processo, tornando-se cada vez mais complexo, permite a apropriação progressiva, dos múltiplos elementos culturais, contando, para isso, com a disponibilidade da própria criança. Tudo ela quer ver, ouvir, pegar, falar, fazer, saber. E gosta de ter acesso a tudo, alegra-se com o mundo que vai descobrindo. No entanto, somente consegue na interação, na comunicação com os indivíduos mais experientes”. A posição da autora condensa postulados da teoria psicológico histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Para ir ao encontro desse pensamento sobre a infância, de acordo com tais teorias, deve-se, do ponto de vista curricular, na educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q898958 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Vygotsky identifica conceitos centrais em sua teoria: funções mentais, habilidades psicológicas, zona de desenvolvimento proximal (ZDP), ferramentas psicológicas e mediação.
Em relação a esse conceitos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q896920 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo a Psicologia Histórico-Cultural, qual é o papel do adulto no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q911347 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do aprendizado é caracterizada pela ênfase na aprendizagem por meio de interações sociais e colaborativas, tendo como principal representante Lev Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q896904 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q989841 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com as Teorias do Desenvolvimento de Vygotsky, assinale a alternativa que indica qual é o conceito que destaca a distância entre o nível atual de desenvolvimento da criança, determinado pela capacidade de resolver problemas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, alcançado por meio de interações sociais e orientação de um adulto ou colega mais experiente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.