Questões de Concursos Alternative Concursos

Resolva questões de Alternative Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q833813 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Educação Física – História da Educação Física) Como acontece com toda área de conhecimento que possui fundamentação histórica, é de suma importância conhecer alguns períodos da história da Educação Física e suas características. Há de se considerar a origem da Educação Física e as suas características desde o período da pré-história, bem como a evolução dessa disciplina nas civilizações, como por exemplo: chinesa, indiana, japonesa e egípcia. A partir do que se conhece da história da Educação Física, é possível reconhecer alguns fundamentos históricos que estão presentes nas mais diferentes atividades físicas, desde o período pré-histórico, até os dias atuais. Diante do exposto analise as assertivas abaixo: I. Desde a sua origem mais remota, o homem vem se adaptando, criando fórmulas e novas soluções para seguir adiante em seu processo de evolução. Assim, pode-se afirmar que o homem sempre praticou atividades físicas. Pois, II. O ser humano estava constantemente submetido a lutas, à necessidade de obter sua alimentação por meio da caça e da pesca, aos hábitos migratórios e a outros aspectos ligados à sua segurança, que o faziam se movimentar. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q834379 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Educação Física – História da Educação Física) Além do aspecto utilitário-guerreiro do período pré-histórico, havia também as atividades físicas voltadas aos rituais e cultos. Nessas atividades, o homem primitivo tinha seus olhos voltados para o céu. O mundo e as forças naturais formavam uma unidade para ele, que necessitava subsistir mediante grandes esforços, considerando sempre a sua sobrevivência como um favor dos deuses. Nesse sentido, a dança, desde a época paleolítica e por anos depois dela, tornou a atividade física algo místico e lúdico, indicando um estado menos cruel, um despontar de sentimentos no homem primitivo. Considere as seguintes assertivas em relação ao processo histórico da Educação Física e suas práticas corporais: I. As atividades físicas do homem das civilizações primitivas apresentaram cinco aspectos básicos. Essas atividades eram: naturais, utilitárias, guerreiras, rituais e recreativas. II. Não se constituíam como uma prática de educação física sistematizada na era primitiva, e sim como uma forma espontânea e ocasional de o homem daquela época se exercitar. III. A partir das práticas que o homem levou a cabo para sobreviver e propagar a espécie, o seu processo evolutivo envolveu também o processo evolutivo da educação física, que anos mais tarde se desenvolveu de forma específica em diferentes lugares do mundo. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q833065 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro, Alternative Concursos, 2021

O profissional de enfermagem deve ter habilidade na realização de cálculos e na mensuração das doses com exatidão para prevenção de erros de administração de medicamentos. Considerando seu conhecimento sobre cálculos, responda: quantas gotas e microgotas por minuto são necessárias, aproximadamente, para correr uma solução glicofisiológica de 500ml em 06 horas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q831881 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

De acordo com os conceitos de surto, pandemia, epidemia e endemia, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q832610 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

Considerando a necessidade de segregação, acondicionamento e identificação correta dos Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q834979 | Nutrição, Bioquímica, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

Assinale a alternativa incorreta sobre os carboidratos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q835001 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter __________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________ que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades ____________, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832497 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a BNCC, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. São consideradas crianças bem pequenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q834446 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está orientada pelos princípios _______________ que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. I. Éticos II. Políticos III. Administrativos IV. Estéticos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q833850 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q832080 | Enfermagem, Hanseníase, Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a classificação diagnóstica da hanseníase utilizada pelo Mistério da Saúde, assinale a opção incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q832387 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre a América Latina, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Sendo assim, assinale a alternativa que consta corretamente o nome de um país que faz fronteira ao norte com o Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q833025 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura, Enfermeiro Técnico em Saude Publica, Alternative Concursos, 2021

A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. São elementos característicos da cultura brasileira:
I. Música popular II. Literatura III. Culinária IV. Festas tradicionais nacionais V. Festas tradicionais locais
Assinale a alternativa que apresenta as opções corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q835131 | Enfermagem, Exames Laboratoriais, Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro, Alternative Concursos, 2021

Sobre a utilização de testes rápidos (TR) no diagnóstico de HIV, assinale a opção incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q832745 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

Jussara Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann: I. O aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. II. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como inibidor de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. III. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico. IV. Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q834572 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN esclarece alterações dos aspectos de Alimentação e Nutrição e de Segurança Alimentar e Nutricional a serem executados no PNAE diante da nova Resolução do FNDE nº 6 de 8 de Maio de 2020. Assinale qual alternativa está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q833464 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Esportes – Futebol) O futebol é um jogo coletivo, composto por sucessivos momentos de equilíbrio e desequilíbrio proporcionados através das ações técnico-táticas executadas durante o jogo. São público e notório que, no passado, este esporte era praticado em qualquer lugar onde uma bola pudesse rolar (futebol de várzea e/ou pelada) (FREIRE, 1998, p.43). Para a prática desse esporte em um campo com as dimensões oficiais, é necessário seguir algumas regras. Sendo assim, analise as assertivas abaixo em relação as regras do campo de jogo: I. Em cada canto do campo, um poste não pontiagudo será colocado com uma bandeirinha. A altura mínima desse poste será de 1,5m. II. Um quarto de círculo será traçado dentro do campo de jogo, com 1 metro de raio, a partir de cada poste de canto. III. A distância entre os postes de meta será de 7,32m e a distância da parte inferior do travessão ao solo será de 2,44m. IV. Os postes de meta e o travessão terão a mesma largura e espessura, de no máximo 12cm. As linhas de meta terão a mesma largura dos postes de meta e do travessão. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q835008 | Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

Sobre o sistema esquelético, escolha a opção incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q833071 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública, independentemente de classe, etnia ou religião. Trata-se de uma oportunidade não apenas de oferecer alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais dos educandos no período em que estão na escola, mas também de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas comunidades local e escolar. São diretrizes do PNAE:
I. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, respeitando a cultura local, melhorando rendimento escolar, respeitando faixa etária específica não atendendo necessidades específicas aos que necessitam. II. Universalidade aos alunos da rede pública de educação básica. III. Acesso de forma igualitária respeitando as diferenças psicológicas entre as idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica. IV. Exclusão da educação nutricional e alimentar, nas temáticas curriculares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q831878 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Enfermeiro Técnico em Saude Publica, Alternative Concursos, 2021

O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por um plenário de ministros e este é dividido em duas turmas. Quantos ministros compõem cada uma das turmas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.