Questões de Concursos Ápice Consultoria

Resolva questões de Ápice Consultoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q877769 | Raciocínio Lógico, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

José tem um cofre onde junta moedas de 50 centavos e 1 real. O número de moedas de 1 real é o triplo da quantidade de moedas de 50 centavos e juntas, as moedas somam R$ 350.
Qual o número de moedas de 50 centavos e 1 real, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q877767 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Um determinado medicamento veterinário é recomendado a dosagem de 5 gotas a cada 3 kg do animal.
Se a tutora do animal ministrou corretamente 40 gotas do medicamento, então a massa corporal do animal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q892591 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Dispositivos de rede são equipamentos de conectividade que estabelecem a comunicação entre dois pontos. Eles são responsáveis por recuperar o sinal, detectar e corrigir erros de transmissão e encaminhar as mensagens para o destino correto. São exemplos de dispositivos de rede:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q877772 | História e Geografia de Estados e Municípios, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Localizada na região metropolitana de João Pessoa e conhecida popularmente como Mata da AMEM, a Floresta Nacional (FLONA) da Restinga de Cabedelo é uma Unidade de Conservação Federal, vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sua extensão (103,36 ha) abrange os municípios de Cabedelo e João Pessoa.

A importância dessa Reserva Ecológica devese ao fato de abrigar, na Paraíba, os últimos resquícios de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q877770 | Matemática, Áreas e Perímetros, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Um reservatório, em forma de paralelepípedo retângulo, tem 10 m de comprimento, 6 m de largura e 150 cm de profundidade.
O volume desse reservatório, em metros cúbicos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q877773 | História e Geografia de Estados e Municípios, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

“Mas se a ferrovia paraibana foi um fiasco quando pensada em sua desenvoltura econômica, bem diferente foi seu papel quando pensada em termos culturais” Gervácio B. Aranha. O trem de ferro na Parahyba do Norte. In: História da Paraíba, 2007, p. 114

No século XIX, as estações de trem contribuíram para a cultura paraibana porque eram lugares de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q869003 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Durante o governo do presidente Bolsonaro, com o objetivo de integrar em um só programa várias políticas públicas, garantindo uma renda básica e estimulando a melhoria de vida das famílias em estado de vulnerabilidade social, o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial foram substituídos pelo (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q892595 | Informática, Planilha Eletrônica, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Os ambientes de trabalho do Microsoft Office, como o Word e o Excel, são amplamente utilizados em ambientes corporativos, acadêmicos e pessoais devido à sua familiaridade, robustez e ampla gama de recursos. O Microsoft Word é a ferramenta padrão para processamento de texto, permitindo a criação de documentos profissionais, relatórios, cartas e currículos. Já o Excel é uma poderosa aplicação de planilha que oferece recursos avançados para análise de dados, cálculos complexos e criação de gráficos. A respeito dessas ferramentas é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q869004 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

“Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. [...] O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis”. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/o-ministerio/ quem-e-quem. Acesso em março de 2024.

O trecho faz parte de um documento, que apresenta princípios éticos visando construir uma sociedade mais sustentável e pacífica na atualidade, chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q976927 | Português, Edital nº 2, Prefeitura de Pocinhos PB, Ápice Consultoria, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda a questão.

A última crônica

Fernando Sabino

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever.
A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho -- um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põese a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura — ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido — vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.

Texto extraído do livro "A Companheira de Viagem", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1965, pág. 174.
No contexto semântico da crônica apresentada, os termos em destaque, no trecho “Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um”, podem ser considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q976929 | Português, Morfologia, Edital nº 2, Prefeitura de Pocinhos PB, Ápice Consultoria, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda a questão.

A última crônica

Fernando Sabino

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever.
A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho -- um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põese a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura — ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido — vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.

Texto extraído do livro "A Companheira de Viagem", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1965, pág. 174.
No que tange à classificação morfológica, no trecho “Assim eu quereria minha última crônica”, temos, respectivamente, as seguintes classes de palavra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q877766 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Acesso em: 08 de abril de 2024. Uma pessoa do sexo masculino que já viveu 10/15 dessa idade, ainda tem para viver, segundo a expectativa, aproximadamente,"> Uma pessoa nascida no Brasil em 2022 tinha expectativa de viver, em média, até os 75 anos. Para os homens, esta expectativa era de 72 anos e para as mulheres, 79 anos. Disponível em: . Acesso em: 08 de abril de 2024.

Uma pessoa do sexo masculino que já viveu 10/15 dessa idade, ainda tem para viver, segundo a expectativa, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q877764 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Em Zurique, na Suíça, o intervalo das temperaturas em janeiro e fevereiro varia de -2º C a + 7º C.
Qual a diferença entre a temperatura mínima e máxima, nessa ordem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q869005 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

A cidadania é um tema muito debatido que possui diversos significados, em geral, relacionados com a participação do sujeito-cidadão dentro da sociedade na qual está inserido.

A ideia de cidadania se expressa pela(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q892593 | Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet, proporcionando flexibilidade e mobilidade para os usuários. A respeito dessa temática é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q892596 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Analise as afirmações a seguir:

I. Realizar backups periódicos dos dados é fundamental para garantir a disponibilidade e recuperação rápida em caso de falhas ou incidentes.

II. Limitar o acesso dos usuários apenas às informações necessárias para suas funções reduz o risco de violações de dados.

III. A criptografia é essencial para proteger dados confidenciais durante a transmissão e armazenamento, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessá-los.

IV. Manter sistemas e software atualizados com as últimas correções de segurança ajuda a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

V. Adicionar uma camada extra de segurança com a autenticação de dois fatores dificulta o acesso não autorizado mesmo em caso de comprometimento da senha.


Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q877768 | Matemática, Nível Fundamental, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

Maria fez um financiamento de R$ 20.700,00 em um banco pelo prazo fixo de 9 meses, a taxa de 48% ao ano, no sistema de juros simples.
Quanto Maria vai devolver para o banco no fim do prazo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q892598 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Tigre PB, Ápice Consultoria, 2024

A respeito das funcionalidades de um Software, analise as seguintes afirmativas:

I. Os softwares podem ser projetados para automatizar tarefas repetitivas, aumentando a eficiência e a produtividade. II. Alguns softwares são projetados para trabalhar em conjunto, permitindo a integração e troca de dados entre diferentes aplicativos para uma funcionalidade mais ampla e completa. III. Softwares sempre exigem conexão com a internet para funcionar corretamente. IV. Softwares podem oferecer interfaces intuitivas e amigáveis para facilitar a interação do usuário e tornar as tarefas mais acessíveis. V. Todos os softwares são desenvolvidos para serem compatíveis com todos os sistemas operacionais existentes.

Estão INCORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q976930 | Português, Edital nº 2, Prefeitura de Pocinhos PB, Ápice Consultoria, 2025

Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta um hiato, um ditongo crescente e um tritongo, nesta ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.