Questões de Concursos CEPERJ

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1Q339945 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Maria quer comprar 6 picolés na padaria. Os sabores disponíveis são chocolate, limão, uva e morango. Maria pode escolher todos de um mesmo sabor ou escolher picolés de sabores diferentes. Alguns exemplos: 1 picolé de chocolate e 5 de limão; 6 picolés de limão; 2 picolés de chocolate, 1 de limão, 1 de uva e 2 de morango. O número de maneiras distintas para esta compra ser feita é:
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3Q9214 | Matemática Financeira, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Depois de vários anos com salário congelado, Manoel teve um reajuste salarial de 25% e passou a ganhar R$600,00. O salário de Manoel, antes do reajuste, era de:
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4Q23450 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Uma prova tem 20 questões e a pontuação é calculada da seguinte forma: para cada resposta correta, o candidato ganha dois pontos; e para cada resposta errada, ou não respondida, o candidato perde um ponto. Para o candidato ser classificado, ele deve obter 7 pontos ou mais. O número mínimo de questões que um candidato deve acertar para ser classificado é:
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5Q109518 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 1

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL
O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção.
No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam.
Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos;
2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país;
3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo.
Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

'O imposto incidiria sobre as rendas'...; o emprego do futuro do pretérito nesses casos se justifica porque se trata de uma ação que:

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6Q4576 | Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJ

A técnica de treinamento ideal para transmissão de novos comportamentos e que tem por base a simulação de situações que são utilizadas nos treinamentos em que as relações humanas no trabalho são importantes, como nos cursos para chefias, negociações e enfrentamento de conflitos, é a:
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7Q23456 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Dizer que “Joana é aprovada no concurso público ou Joana para de estudar” é logicamente equivalente a dizer:
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8Q10988 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:
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9Q226425 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver "enganos" quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:

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10Q109399 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3daa5bc84.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Se uma pessoa necessitar de R$ 100.000,00 daqui a 10 meses, ela deverá depositar hoje, num fundo de poupança que remunera à taxa linear de 12% ao ano, a seguinte quantia:

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12Q4578 | Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJ

A técnica de direção imprescindível à atividade administrativa que consiste na apreciação sistemática do mérito de cada pessoa no seu cargo e de seu potencial de desenvolvimento futuro refere-se a:
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13Q4577 | Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJ

Com o objetivo de economizar tempo e esforço dos funcionários e obter deles maior dedicação, as empresas oferecem benefícios sociais. Dos benefícios sociais a seguir o que é classificado como espontâneo e não financeiro é:
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14Q27229 | Sistema Único de Saúde SUS, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Os estabelecimentos de saúde que integram o Sistema Único de Saúde e fazem parcerias com planos de saúde têm o direito de:
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15Q14614 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Iamamoto (2009), ao analisar os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, aborda a importância do estímulo a pesquisas e projetos que possibilitem o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. Segundo a autora, o conhecimento criterioso dos processos sociais e sua vivência pelos indivíduos sociais pode possibilitar:
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16Q327069 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:
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17Q27231 | Direito Sanitário, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

A regulamentação da Lei Orgânica da Saúde tem sido efetuada através das chamadas normas operacionais do SUS, sendo que, desde 1991, já foram editadas cinco normas operacionais (NOB 91, NOB 92, NOB 93, NOB 96 e NOAS 01/02).

Sobre a Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS-SUS 01/02 - pode-se fazer a seguinte afirmação:
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18Q11013 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Desenvolvendo a expressão ( 1010 + 4 )3, obteremos um número inteiro k . A soma de todos os algarismos de k é igual a:
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19Q27230 | Sistema Único de Saúde SUS, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

As ações de saúde pública no Brasil devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivíduo e para a comunidade, para a prevenção e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana.

Essas ações estão baseadas no princípio da:
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20Q14604 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e história da política social, destacam que as primeiras iniciativas voltadas a sua construção estão imersas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Para a mudança da natureza do Estado Liberal no século XIX e início do século XX, bem como a construção e generalização das políticas sociais, houve um elemento político determinante. Tal elemento relaciona-se:
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