Início

Questões de Concursos COPERVE

Resolva questões de COPERVE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q43962 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

A negação da proposição “Ninguém aqui é argentino” é a proposição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q43966 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

O time de futebol da cidade vencer a partida é condição necessária para o time não cair de divisão e é condição suficiente para o técnico não ser demitido. Por outro lado, goleiro fazer uma boa defesa é condição necessária e suficiente para o torcedor sorrir e é condição necessária para o técnico não ser demitido. O torcedor não sorriu. Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q43963 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Dizer que “João é professor, ou Pedro não é pescador” é logicamente equivalente a dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q860904 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

As escolas de educação básica, para possibilitar a inclusão dos estudantes com deficiência, devem ofertar recursos e estratégias para promoção de acessibilidade educacional, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q860894 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

Sobre a história da educação especial, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Atualmente considera-se que o termo mais adequado para se referir aos estudantes com alguma deficiência é “portador de deficiência”.

( ) A educação especial sempre se caracterizou e se organizou em uma perspectiva inclusiva.

( ) A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil mostra que o poder público assumiu integralmente o atendimento educacional dessas pessoas desde o período imperial.

( ) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q860895 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

A primeira iniciativa brasileira quanto à organização de serviços para atendimento educacional das pessoas com deficiência ocorreu com a criação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q43968 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Considere as seguintes proposições:

(I) ~(p V ~q)
(II) (p ^ q) → (p V q)
(III) (p → q) → (p ^ q)

Identifique a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q43964 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Samuel tem três cães: um pitbull, um labrador e um poodle. Um dos cães é branco, o outro é preto, e o outro é marrom. Sabe-se que:

(I) ou pitbull é branco, ou o poodle é branco.
(II) ou o pitbull é preto , ou o labrador é marrom.
(III) ou poodle é marrom, ou o labrador é marrom.
(IV) ou o labrador é preto, ou o poodle é preto.

Portanto, as cores do pitbull, do labrador e do poodle são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q860899 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

De acordo com o Documento Orientador do Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior (SECADI/SESu, 2013), assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar-lhes o direito __________________________, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q43954 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Indique a opção que contém somente ferramentas importantes para a proteção de um computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q43947 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, FURG, COPERVE

No que tange à Administração Pública brasileira, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q43961 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Considere as seguinte proposições:

(I) 3 x 3 = 9 e 4 ÷ 2 = 2
(II) 3 + 1 x 3 = 6 ou 5 x 1 = 1
(III) 4 – 3 = 2 ou 8 ÷ 2 = 3
(IV) 3 + 3 = 9 e 4 – 2 = 4
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q43955 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Identifique a alternativa que contém os nomes dos softwares de criação de textos, de editoração de planilhas, e de criação de apresentações da suíte Libre Office.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q43958 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Marque a opção que contém a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) sobre os seguintes comandos do Windows.

I – O comando Shift+Delete envia o arquivo selecionado para a lixeira.
II – O comando Alt+Tab permite selecionar das janelas dos aplicativos em execução.
III – O comando Delete exclui o arquivo selecionado de forma permanente.
IV – O comando Alt+F4 fecha a janela do aplicativo que está em primeiro plano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q860900 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica. Em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.

II. Fazer o diagnóstico indicando a patologia dos estudantes atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais e compartilhar com todos os professores para que eles tenham conhecimento a fim de construir seus planos de trabalho.

III. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

IV. Definir os conteúdos trabalhados em sala de aula comum pelos demais professores, pois é o professor do AEE que tem conhecimento sobre os conteúdos que devem ser trabalhados com o estudante público-alvo da educação especial.

V. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q860902 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), ao longo de todo o processo de escolarização, o Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva deve estar articulado com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q43960 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

A instalação de programas através de modo gráfico no Linux Ubuntu é feita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q860896 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O modelo social de deficiência propõe uma crítica à noção de tragédia pessoal e compromete a sociedade com a produção da experiência da deficiência.

( ) O modelo biomédico compreende a deficiência como uma relação entre o corpo com lesão e o contexto social e sugere uma mudança no ambiente para acolher a diversidade humana.

( ) O modelo social de deficiência compreende que a experiência da condição de deficiência e o enfrentamento de barreiras são inerentes ao ciclo de vida humana.

( ) O modelo biomédico valoriza a transversalidade da deficiência, de modo a relacioná-la com categorias de gênero, raça, idade, religião e classe social.

( ) O modelo biomédico traz contribuições para a ampliação dos programas de reabilitação e campanhas para a prevenção das deficiências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q43946 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, FURG, COPERVE

Identifique a opção correta quanto ao que a constituição Federal assegura a todos, independentemente do pagamento de taxas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q43965 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Todos os alunos de matemática são, também, alunos de português, mas nenhum aluno de português é aluno de história. Todos os alunos de ciências são também alunos de libras, e alguns alunos de libras são também alunos de história. Como nenhum aluno de libras é aluno de português, e como nenhum aluno de ciências é aluno de história, então é correto afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.