Questões de Concursos COPESE UFT

Resolva questões de COPESE UFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014307 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as estratégias de expressão de plural na Libras, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1014308 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à marcação de masculino e feminino na Libras:
I. A marcação de masculino e feminino na Libras não forma um sistema de gênero. II. A marcação de masculino e feminino acontece em referentes animados, de maneira opcional. III. A marcação de masculino e feminino não acontece em referentes inanimados. IV. Em sinais de parentesco, há formas lexicais específicas para referentes masculinos, específicas para referentes femininos e formas consideradas neutras. V. A marcação de masculino e feminino em sinais neutros é opcional e acontece a partir da justaposição dos sinais HOMEM e MULHER.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1014309 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Todas as línguas vivas são sistemas eficientes de comunicação. À medida que as necessidades de comunicação de uma sociedade se modificam, a língua também se modificará para atender às novas exigências. O vocabulário será ampliado, seja tomando emprestadas palavras estrangeiras, seja criando-as a partir de seus próprios vocábulos já existentes. Sobre o processo de formação de palavras que envolve o surgimento do sinal LETRAS-LIBRAS, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1014310 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os sinais topônimos das cidades tocantinenses, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1014311 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A posse é um domínio complexo e está presente em todas as línguas do mundo. Envolve uma relação entre, pelo menos, dois itens linguísticos: uma entidade possuidora e uma entidade possuída. Em relação ao sistema de posse na Libras, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1014312 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a pesquisa e documentação da diversidade linguística o Instituto do Patrimônio Histórico e Linguístico (IPHAN) estabelece categorias de línguas, ou seja, línguas de imigração, línguas indígenas, línguas afro-brasileiras, línguas crioulas e línguas de sinais a serem inventariadas. Sobre as línguas de sinais minoritárias, analise as afirmativas a seguir:
I. A CENA é uma língua de sinais minoritária e emergiu a partir do contato entre os surdos de Várzea Queimada, no município de Jaicós, estado do Piauí, a qual ainda não foi inventariada em nível lexical. II. A Língua de Sinais Ka’apor Brasileira é uma língua localizada no estado do Maranhão e foi estudada por Lucinda Ferreira Brito na década de 1980. III. As línguas de sinais minoritárias brasileiras são línguas em risco de extinção frente à Libras, reconhecida como língua de sinais nacional. IV. As línguas de sinais minoritárias são consideradas sistemas de sinais caseiros. V. O estudo das línguas de sinais minoritárias contribui para a compreensão do surgimento das línguas humanas.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1014313 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Educação Bilíngue de Surdos, a Libras deve estar presente como componente curricular, ou seja, como parte do quadro de disciplinas; como língua de instrução, instituindo as lógicas interacionais de ensino e aprendizagem; e como língua utilizada para comunicação interpessoal do ambiente escolar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao ensino de Libras como primeira língua na Educação Básica:
I. Na Educação Infantil, o ensino de Libras corresponde a um modo de imersão que propicie aquisição de língua de sinais e desenvolvimento global dos estudantes surdos. II. No Ensino Fundamental, a Libras corresponde a um componente curricular específico. III. No Ensino Médio, a disciplina de Libras se associa diretamente com habilidades específicas que esse saber produz na relação direta com diversos outros códigos e tecnologias humanas. IV. Temas Transversais atrelados à disciplina de Libras envolvem, dentre outros, arte surda; direitos, lutas e movimento social surdo; autoconhecimento e orgulho de ser surdo. V. A avaliação deve seguir a lógica de primeira língua e desligar-se do que é comumente desenvolvido na lógica ouvinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q911183 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o Documento Curricular do Tocantins (DCT-TO), são documentos de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Em relação à Matemática, o DCT-TO propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas. Estas unidades, Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao DCT-TO e às unidades temáticas:
I. A unidade temática Números no DCT-TO tem por objetivo desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. II. A unidade Probabilidade e Estatística propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos. III. A Álgebra envolve um conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico. Assim, nessa unidade temática estuda-se as formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais. IV. A unidade Grandezas e Medidas propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas das ciências e da tecnologia por meio de dados estatísticos com o intuito de estudar reconhecer as formas geométricas e resolver equações algébricas, por meio de fatoração.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q911184 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ainda de acordo com o DCT-TO, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental devem desenvolver, dentre outras, as seguintes habilidades:
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados; • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às unidades temáticas a que essas habilidades estão respectivamente associadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q911185 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Considerando as Abordagens, Métodos e Técnicas para o ensino de línguas, analise as proposições a seguir:
I. Audiolingual Approach está baseada em uma concepção estruturalista de linguagem e na visão behaviorista de aprendizagem (estímuloresposta). Sua técnica inclui exercícios orais de ouvir e repetir para se alcançar um nível de precisão das formas e padrões linguísticos. II. Communicative Language Teaching (CLT) é uma abordagem centrada no desenvolvimento da competência comunicativa, ou seja, desenvolver a competência comunicativa dos alunos em todas as quatro habilidades. III. Natural Approach é uma abordagem usada para preparar os alunos para leitura de textos. Seu método e técnica dão pouca ênfase na fala, consistindo no aprendizado de regras gramaticais e lista de vocabulário aplicadas à tradução escrita de textos. IV. Content and Language Integrated Learning (CLIL) é uma abordagem que combina a aprendizagem de um assunto específico com a aprendizagem da língua-alvo. As atividades buscam integrar as quatro competências, levando o aluno ao uso significativo da linguagem e ao desenvolvimento de competências transferíveis para utilização no mundo real. V. Dogme é uma abordagem baseada na noção de que a linguagem compreende unidades lexicais (partes, frases fixas, colocações). Seu método concentra-se no aprendizado de vocabulário e quadros linguísticos em nível de frase que podem ser manipulados pelo aluno realizando substituições e adaptações.
Fonte: https://tefl-toolkit.com (adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q911186 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para se ler um texto em língua estrangeira, podemos aplicar diferentes estratégias de leitura. Em relação às estratégias, analise as afirmativas abaixo.
I. Consists of having an idea about the content and goals of a reading text before starting to read. To do so, readers look at the title, subtitles, a picture or read the first sentence of each paragraph. II. Reading a text quickly to locate a specific fact or piece of information. This may be a date, a name or a figure. III. Readers relate the content of the passage to self, to other texts or to the world. IV. Making meaning of the text by reading between the lines and using personal knowledge. The aim is to construct meaning beyond what is literally expressed. V. Reading a text quickly to get its general idea of the content.
Fonte: https://www.myenglishpages.com (adaptado).
Assinale a alternativa que representa a ordem CORRETA das estratégias apresentadas nas afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q911187 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A sintaxe é uma área da linguística que analisa como as palavras e frases são organizadas para criar sentenças gramaticalmente corretas.
Com base na definição apresentada, analise a sentença a seguir:
John sent me a letter.
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura CORRETA da sentença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q911188 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as sentenças e selecione a opção que apresenta a conjugação INCORRETA do tempo verbal perfeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q911189 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Leia o texto e analise as palavras em destaque.
Caring for Puppies
Larry was a kind-hearted boy. He was known for his compassion and love for animals. One sunny morning, he found a cardboard box near the park. To his surprise, it was filled with a litter of adorable puppies. The puppies were shivering andhungry, their eyes barely open. Without hesitation, Larry scooped them up and took them home. He knew he had to care for them. As the time passed by, Larry's bond with the puppies deepened. He spent hours playing with them, making sure they were happy and healthy. He watched them grow. Each time he walked into the room, their tiny tails wagged in excitement. Word quickly spread about a boy caring for the abandoned puppies. Soon, the neighborhood kids joined in to help. They assisted Larry in finding loving homes for the puppies. When the day came to say goodbye, Larry felt a mix of emotions. He knew he would miss them dearly as the new owners took the puppies home. But he felt happy when he thought his small acts of love had made a difference in the world.
Fonte: www.eslfast.com/gradedread3/gr3/gr3011.htm
Assinale a alternativa que classifica CORRETAMENTE as palavras em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q911190 | Inglês, Plural dos substantivos Plural of nouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o plural dos substantivos.
( ) Similar kinds of analyses can diagnose two other forms of complexity. (Times, Sunday Times, 2009). ( ) The sanctuary needed more humdrum fowl, more farmyard ducks and geese. (Ballard, J. G. Rushing to Paradise, 2002). ( ) The animals closely resemble wolfes, howl, and are more likely to be aggressive. (Times, Sunday Times, 2012). ( ) The iris of their eyes have an unusual lacy appearance. (Wills, C. The Runaway Brain: the Evolution of Human Uniqueness, 1993). ( ) Your older brother has been thrown in jail for his political beliefs. (Times, Sunday Times, 2007).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q911191 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque a alternativa que apresenta apenas preposições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q911192 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir e responda a questão.


Cultural stereotypes are fixed ideas that people have about what specific social groups or individuals are like, especially an idea that is wrong. Other terms that are associated with the term stereotype are prejudice and cliché. The term has a Greek origin: stereos means solid or firm and typos mean blow, impression, engraved, or mark. The term was first used in the printing business. The first modern English use of the term was in 1850, meaning “image perpetuated without change.”

Because stereotypes are standardized and simplified ideas of groups based on some prejudices, they are not derived from objective facts but rather from subjective and often unverifiable ideas. As Sociologist Charles E. Hurst states, “one reason for stereotypes is the lack of personal, concrete familiarity that individuals have with persons in other racial or ethnic groups. Lack of familiarity encourages the lumping together of unknown individuals”.

The existence of stereotypes may be explained by the need for groups of people to view themselves as more normal or superior to other groups. Consequently, stereotypes may be used to justify ill-founded prejudices or ignorance and prevent people of stereotyped groups from entering or succeeding in various activities or fields. The stereotyping group is, generally, reluctant to reconsider their attitudes and behavior towards the stereotyped group.

Stereotypes may affect people negatively. This includes forming inaccurate and distortedimages and opinions of people. Stereotypes may also be used for scapegoating or for making general erroneous judgments about people. Some stereotyping people may feel comfortable when they prevent themselves from emotional identification with the stereotyped group, which leads to xenophobic or racist behavior. Finally, another serious consequence of stereotypes is the feeling of inferiority that the stereotyped people may have, which may impair their performance.


Fonte: HURST, Charles. Social Inequality: Forms, Causes and Consequences. Boston: Pearson Education, 2007.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Estereótipos são ideias padronizadas e derivadas de fatos objetivos sobre grupos ou indivíduos que se comportam de maneira errada na sociedade. II. Vem do grego a origem do termo estereótipo, sendo que o uso do termo teve início no contexto do ramo gráfico. III. O sentimento de inferioridade é uma das consequências que as pessoas que sofrem por estereótipos podem vir a sentir. IV. Há pessoas que são estereotipadas porque, por vezes, aparentam se mostrar superiores a outras pessoas. V. Segundo o sociólogo Charles E. Hurst, a falta de familiaridade com indivíduos de outros grupos étnicos e raciais é uma causa para a construção de estereótipos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q911193 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir e responda a questão.


Cultural stereotypes are fixed ideas that people have about what specific social groups or individuals are like, especially an idea that is wrong. Other terms that are associated with the term stereotype are prejudice and cliché. The term has a Greek origin: stereos means solid or firm and typos mean blow, impression, engraved, or mark. The term was first used in the printing business. The first modern English use of the term was in 1850, meaning “image perpetuated without change.”

Because stereotypes are standardized and simplified ideas of groups based on some prejudices, they are not derived from objective facts but rather from subjective and often unverifiable ideas. As Sociologist Charles E. Hurst states, “one reason for stereotypes is the lack of personal, concrete familiarity that individuals have with persons in other racial or ethnic groups. Lack of familiarity encourages the lumping together of unknown individuals”.

The existence of stereotypes may be explained by the need for groups of people to view themselves as more normal or superior to other groups. Consequently, stereotypes may be used to justify ill-founded prejudices or ignorance and prevent people of stereotyped groups from entering or succeeding in various activities or fields. The stereotyping group is, generally, reluctant to reconsider their attitudes and behavior towards the stereotyped group.

Stereotypes may affect people negatively. This includes forming inaccurate and distortedimages and opinions of people. Stereotypes may also be used for scapegoating or for making general erroneous judgments about people. Some stereotyping people may feel comfortable when they prevent themselves from emotional identification with the stereotyped group, which leads to xenophobic or racist behavior. Finally, another serious consequence of stereotypes is the feeling of inferiority that the stereotyped people may have, which may impair their performance.


Fonte: HURST, Charles. Social Inequality: Forms, Causes and Consequences. Boston: Pearson Education, 2007.

Sobre as palavras em destaque no texto, assinale a que indica um falso cognato (inglês-português).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q911194 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Documento Curricular para o Ensino de Língua Inglesa do Estado do Tocantins apresenta as competências e habilidades propostas para os Anos Iniciais e Finais. Considerando esse documento, analise as habilidades propostas a seguir:
I. Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas. II. Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa. III. Mobilizar conhecimentos prévios para compreender um texto oral. IV. Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam. V. Escrever palavras e frases simples, utilizando um modelo e vocabulário estudado previamente.
Considerando que o Documento Curricular elaborado tem a preocupação de progressão didática para o desenvolvimento das competências e habilidades do aprendizado de Língua Inglesa, assinale a alternativa que representa as habilidades pensadas para os Anos Finais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q911195 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Nomenclatura Biológica é chamada de binomial, pois cada espécie de ser vivo recebe dois nomes, sempre escritos em latim ou adaptados para essa língua. Sobre as regras de Nomenclatura Biológica, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.