Questões de Concursos FADENOR

Resolva questões de FADENOR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979970 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A educação física escolar organiza os conhecimentos que compõem seu objeto de estudo, inicialmente, em dois grandes eixos: as práticas corporais sistematizadas e as representações sociais que formam a cultura corporal de movimento, influenciando a educação dos corpos de forma ampla.
Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de representação social sobre a cultura corporal de movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979971 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Inspirando-se na pedagogia do esporte aplicada às lutas e considerando os princípios fundamentais que as caracterizam – como o contato proposital, a fusão entre ataque e defesa, a imprevisibilidade, a presença de um oponente como alvo e o respeito às regras – é possível classificá-las em três categorias, de acordo com a distância de interação:
1. Elementos de curta distância. 2. Elementos de média distância. 3. Elementos de longa distância.
Com base nessa classificação, assinale a alternativa que corresponde a uma modalidade de luta com predominância de elementos de curta distância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979972 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A avaliação constitui uma tarefa didática essencial na prática docente, pois tem como finalidade verificar se os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem foram alcançados. Longe de ser um instrumento de punição ou coerção, a avaliação deve ser útil para todos os envolvidos – professores, alunos e escola – contribuindo para o autoconhecimento, a análise das etapas já percorridas e a superação de dificuldades. Para isso, deve ser entendida como um processo contínuo de diagnóstico e reflexão, com a participação ativa de professores, estudantes e da equipe pedagógica. Com base nesse entendimento, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979973 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As atividades rítmicas e expressivas na educação física escolar envolvem práticas corporais que articulam movimento, ritmo, expressão e sensibilidade estética. Essas atividades promovem o desenvolvimento da consciência corporal, da criatividade, da coordenação motora e da comunicação não verbal, sendo fundamentais para uma formação integral dos alunos. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa que apresenta uma proposta coerente com as atividades rítmicas e expressivas no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979974 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Existem inúmeros tipos de lutas, desde as artes marciais tradicionais como o judô, caratê e kung fu, até as modernas como o mixed martial arts (MMA) e o kickboxing, além de modalidades específicas como a capoeira e o muay thai. Cada uma possui características únicas em termos de técnicas, objetivos e filosofias. As lutas, enquanto conteúdo da educação física escolar, vêm ganhando espaço por seu potencial educativo e formativo. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir apresenta o principal objetivo pedagógico do ensino das lutas na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979975 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As habilidades motoras podem ser classificadas de diferentes maneiras, dependendo dos critérios adotados. Segundo a classificação e a dimensão, as habilidades motoras relacionadas à previsibilidade do ambiente podem ser classificadas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979976 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A avaliação antropométrica é amplamente utilizada em contextos clínicos, escolares e esportivos para analisar o estado nutricional e o desenvolvimento físico de indivíduos. Um dos métodos mais simples e aplicáveis é o índice de massa corporal (IMC), que relaciona o peso à altura do indivíduo, fornecendo uma estimativa do equilíbrio entre massa corporal e estatura. Considerando suas aplicações e limitações, assinale a alternativa CORRETA sobre o IMC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979977 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O treinamento esportivo é um processo sistemático que visa à melhora do desempenho físico por meio da aplicação de estímulos planejados e controlados. Para que os resultados sejam efetivos e seguros, é necessário seguir princípios fundamentais que orientam a sua aplicação. Entre os princípios do treinamento esportivo, assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979978 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O sistema energético adenosina trifosfato – creatina fosfato (ATP-CP) é responsável por fornecer energia de forma extremamente rápida, porém por um período muito curto, geralmente de 6 a 10 segundos. Ele é utilizado em atividades físicas de altíssima intensidade e curta duração, que requerem explosão muscular imediata. Esse sistema não depende de oxigênio (anaeróbico) e é fundamental em modalidades esportivas que envolvem ações rápidas e potentes. Com base nas características do sistema ATP-CP, assinale a alternativa que apresenta uma modalidade esportiva que depende principalmente desse sistema energético:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q979979 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A educação física no ensino fundamental vai além da prática esportiva, sendo componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Seus objetivos estão relacionados ao reconhecimento do corpo como expressão da identidade, ao respeito às diferenças e à ampliação do repertório cultural por meio das práticas corporais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que um dos principais objetivos da educação física no ensino fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q979980 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Nas plantas vasculares, três sistemas de tecidos são observados: o sistema dérmico (revestimento), o sistema vascular e o sistema fundamental. A esse respeito, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979981 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A esclerose múltipla é uma doença crônica, inflamatória, neurodegenerativa e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central e caracteriza-se pela destruição imunoinflamatória da mielina e do axônio dos neurônios, comprometendo a sua capacidade de transmitir impulsos nervosos de forma eficiente. De acordo com o assunto abordado e os seus conhecimentos sobre o tecido nervoso, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A desmielinização dos neurônios pode resultar em consequências neurológicas, como alterações sensoriais, motoras e visuais.
( ) A predisposição genética, os fatores ambientais e a infecção pelo vírus Epstein-Barr aumentam o risco de acometimento pela doença.
( ) A destruição da bainha de mielina aumenta a velocidade de condução do impulso nervoso ao longo dos axônios dos neurônios.
( ) Os danos às células de Schwann, que produzem a bainha de mielina no sistema nervoso central, são característicos da doença.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979982 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A divisão celular compreende a sequência de eventos que resultam na replicação do DNA. As afirmativas a seguir relacionam-se a esse processo.
I- A replicação do DNA é semiconservativa, e cada uma das moléculas geradas contém uma fita do DNA parental.
II- Uma vez que as DNA-polimerases só sintetizam o DNA no sentido 5’ → 3’, a síntese da fita descontínua ocorre por meio dos chamados fragmentos de Okazaki.
III- A direção da síntese do DNA é no sentido 5’ → 3’ na fita contínua e no sentido 3’ → 5’ na fita descontínua.
IV- A síntese do DNA ocorre em todas as fases do ciclo celular.
Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979983 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O conceito de geração espontânea existe desde os tempos bíblicos, e seu princípio básico pode ser facilmente compreendido. Se um alimento ou algum outro produto perecível for deixado de lado por algum tempo, apodrecerá. Quando examinado microscopicamente, o material putrefato estará repleto de microrganismos. [...]
Fonte: MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. Tradução: Alice Freitas Versiani et al. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 14.
Em relação às discussões sobre a teoria da geração espontânea, ou abiogênese, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q979752 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas ao longo da educação básica. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente algumas ideias da BNCC, conforme o documento oficial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979753 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensino é ministrado com base em princípios como a liberdade de aprender, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, bem como o respeito à tolerância.
( ) A oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
( ) As instituições de ensino devem promover a articulação com as famílias e a comunidade, fortalecendo os vínculos entre a escola e a sociedade.
( ) As instituições privadas de ensino estão dispensadas de autorização de funcionamento e supervisão do Poder Público, desde que cumpram seus regulamentos internos.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q979754 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como deve ser compreendida a criança no processo educativo, considerando sua identidade e papel social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979755 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de Vasconcellos (2000), que destaca a função do supervisor escolar como articulador do projeto pedagógico e promotor da reflexão coletiva na escola, assinale a alternativa que expressa corretamente os objetivos e as atividades centrais do trabalho do supervisor escolar no contexto institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q979756 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando o conselho de classe um espaço coletivo de análise pedagógica, com foco no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e na construção de estratégias que promovam o sucesso escolar, assinale a alternativa que descreve corretamente o papel desse colegiado e a atuação específica do supervisor escolar nesse contexto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q979757 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise as afirmativas a seguir, que tratam da atuação da supervisão pedagógica, dos processos avaliativos e dos princípios que orientam a prática educativa nas instituições escolares. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O supervisor assessora professores, apoia planos e propõe estratégias.
( ) A avaliação pedagógica articula ensino e aprendizagem continuamente.
( ) O currículo escolar aborda apenas conteúdos obrigatórios e normativos.
( ) A identidade de grupo fortalece vínculos e orienta o trabalho coletivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.