Questões de Concursos FCPC

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1Q951808 | Design Gráfico, Metologia e Métodos em Design, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

O Design Centrado no Usuário (DCU) é uma abordagem que coloca as necessidades, expectativas e limitações dos usuários como foco principal em todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou serviço. Essa abordagem visa criar soluções que sejam intuitivas, eficientes e agradáveis, promovendo uma experiência positiva para o usuário. Acerca do Design Centrado no Usuário (DCU), é correto afirmar que:
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2Q951809 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Uma maneira de obter feedback direto dos usuários é criando e coletando respostas por meio de surveys. Surveys podem ser uma ferramenta poderosa para alcançar um amplo espectro de pessoas em um curto espaço de tempo. Criar um survey válido e confiável é uma verdadeira arte. Você não só precisa saber quais perguntas fazer, mas também precisa formulá-las de uma maneira que forneça um feedback útil. A escala Likert é um estilo possível para a realização das perguntas do survey, a qual pode ser descrito por:
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3Q951810 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

No contexto de UX, qual é o principal objetivo ao se realizar um teste A/B?
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4Q951811 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

No contexto de UX, metodologias de pesquisa com usuários podem ser classificadas como quantitativas ou qualitativas, cada uma com características distintas. Metodologias quantitativas focam em dados numéricos e em estatísticas para medir comportamentos ou tendências. Por sua vez, metodologias qualitativas exploram percepções, motivações e contextos por meio de dados descritivos e interpretativos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de metologias qualitativas.
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5Q951812 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

"Consiste em uma abordagem de investigação que busca compreender profundamente o comportamento, as práticas, os valores e as interações dos usuários em seus contextos naturais. Originária da antropologia, essa metologia estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade e estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamentos na rotina diária das pessoas". Essa passagem refere-se a qual metodologia qualitativa?
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6Q951813 | Design Gráfico, Ferramentas de Projeto, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

As entrevistas são um dos métodos mais comuns em metodologias qualitativas para coletar dados ricos e detalhados diretamente dos usuários. Nessa abordagem, o pesquisador busca entender as percepções, comportamentos, necessidades, motivações e desafios enfrentados pelos usuários em relação a um produto, serviço ou contexto específico. Acerca das entrevistas, é correto o que se afirma em:
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7Q951814 | Arquitetura de Software, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

O mapa de empatia é uma ferramenta amplamente utilizada no Design Thinking, o qual reúne informações essenciais sobre o usuário que devem ser consideradas no processo de desenvolvimento de soluções. Quais são essas informações?
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8Q951815 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Usabilidade pode ser definida como a medida de qualidade da experiência do usuário ao interagir com um produto ou sistema, seja um site, um software, uma tecnologia móvel ou qualquer dispositivo operado pelo usuário. Em qual das afirmativas evidencia-se um problema de usabilidade?
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9Q951816 | Design Gráfico, Metologia e Métodos em Design, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

"Consiste em uma metodologia que permite avaliar o que as pessoas querem conseguir realizar com seu produto. Quando alguém compra um item, ou serviço, a intenção dessa pessoa consumidora é conseguir algo, no nível de experiência, e não somente possuir aquele produto em si. Por exemplo, quando o usuário assina um serviço de streaming de vídeo, sua ideia não é simplesmente ter a plataforma à disposição. Na verdade, o usuário busca entretenimento, o que vem por meio das séries, filmes e documentários que o catálogo do serviço disponibiliza". A passagem anterior faz referência à qual metodologia?
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10Q951817 | Arquitetura de Software, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Uma empresa de turismo online deseja reorganizar a navegação do site para facilitar a busca por pacotes de viagem. A equipe de UX realiza uma sessão com 15 usuários representativos através do uso de cartões. Os cartões incluem destinos como "Paris", "Caribe" e "Amazônia", e temas como "Viagem Romântica", "Ecoturismo" e "Cruzeiros". Durante a sessão, os usuários agrupam os cartões em categorias que fazem sentido para eles, como "Destinos Internacionais", "Destinos Nacionais" e "Temas de Viagem". Alguns criam subgrupos, como "Praias" e "Aventura". Após analisar os padrões, a equipe descobre que os usuários preferem navegar primeiro por tipo de viagem e depois por destino. Com essas informações, o site é reestruturado, oferecendo uma experiência de busca mais intuitiva e eficiente, o que aumenta o engajamento. A partir do cenário descrito, qual técnica de UX foi adotada para chegar às conclusões encontradas?
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11Q951818 | Arquitetura de Software, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Modelos conceituais baseados em atividades fazem parte do design de interação e ajudam a estruturar a comunicação entre o usuário e o sistema, orientando como as tarefas e interações são realizadas. Esses modelos permitem que os designers alinhem a interface e as funcionalidades às expectativas e necessidades do usuário, garantindo uma experiência de interação mais intuitiva e eficiente. Considere a interação abaixo entre um cliente e um sistema bancário:

Usuário: "Oi, preciso saber o meu saldo."
Sistema: "Claro! Qual é o número da sua conta?"
Usuário: "12345-6."
Sistema: "Seu saldo atual é de R$ 2.500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Sim, gostaria de ver as últimas duas transações."
Sistema: "Aqui estão suas duas últimas transações: compra no mercado R$ 150,00, transferência recebida R$ 500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Não, obrigado."
Sistema: "De nada! Estou aqui se precisar."

Acerca dessa interação, é correto afirmar que se trata de qual tipo de atividade?
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12Q951819 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Os percursos constituem uma abordagem alternativa à avaliação heurística para prever os problemas dos usuários sem realizar testes com eles. Como o nome sugere, os percursos buscam percorrer uma tarefa no sistema e anotar as características de usabilidade problemáticas. Com relação ao percurso cognitivo, assinale a alternativa correta.
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13Q951820 | Design Gráfico, Linguagem, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Método utilizado para coletar insights sobre comportamentos, atividades e experiências dos usuários ao longo do tempo e em contexto. Ao longo deste método, os participantes relatam suas interações e experiências à medida que ocorrem, em um período que pode variar de alguns dias, semanas, a um mês ou mais. A coleta de insights contextuais e relatados pelos participantes ao longo do tempo torna este método excelente para entender como os usuários se comportam no contexto de suas vidas cotidianas. O texto refere-se a qual método?
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14Q951821 | Arquitetura de Software, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Qual é o foco principal em UX design?
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15Q951822 | Design Gráfico, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Um mapa de jornada do usuário ajuda a documentar e visualizar a experiência passo a passo que alguém tem com um produto ou serviço, do início ao fim. Ele lista as diferentes ações que os usuários realizam para atingir seu objetivo. Tais ações são organizadas em ordem cronológica, frequentemente apresentadas como uma linha do tempo. O início da jornada está à esquerda e o fim à direita, com todas as etapas intermediárias. Acerca dos mapas de jornada do usuário, é correto o que se afirma em:
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16Q951823 | Design Gráfico, Metologia e Métodos em Design, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Em UX design, uma representação visual das etapas que os usuários percorrem até alcançar um objetivo pode ser utilizada. Essa representação é usada para identificar pontos de abandono, entender o comportamento dos usuários e otimizar a jornada para oferecer uma experiência mais eficiente e satisfatória. Geralmente, a cada etapa, uma quantidade menor de usuários continua avançando até o objetivo final. À qual técnica de representação o texto se refere?
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17Q951824 | Design Gráfico, Projetos, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

Design system consiste em uma documentação viva e abrangente para criar produtos digitais consistentes e escaláveis. Ele oferece um conjunto de diretrizes e padrões para a aparência, a interação e a experiência do usuário, que ajudam a garantir a consistência visual e de experiência em toda a plataforma ou produto. Dentre os diversos conceitos presentes em design system, um deles são as design tokens, que são entidades que têm como função:
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18Q951825 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Experiência do Usuário UI/UX, UFC, FCPC, 2025

O Método de Inspeção Semiótica consiste em uma abordagem que utiliza os conceitos da semiótica (ciência que estuda os signos e seus significados) para avaliar a forma como os signos (como ícones, textos, imagens e cores) comunicam mensagens e significados para os usuários. O papel dos signos é representar informações que os usuários precisam interpretar ao interagir com uma interface. Para analisar os signos, existem algumas dimensões que auxiliam na identificação de problemas de comunicação. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma das dimensões da semiótica?
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19Q951826 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Suporte em Sistemas e Redes de Computadores, UFC, FCPC, 2025

Em uma instituição de ensino superior, foi atribuída a um técnico de TI, a atividade de identificar o endereço MAC da placa de rede que possui apenas o endereçamento IPv6 2001:DB8:1DAB:EE:A630:EFF:FE10:21/64. Sabe-se que a LAN em que este dispositivo se encontra é configurada com o uso do mecanismo de autoconfiguração stateless do IPv6 cujo prefixo entregue pelo roteador é 2001:DB8:1DAB:EE::/64 e que o dispositivo em questão utilizou a técnica baseada no formato EUI-64 para atribuir o sufixo de hospedeiro. A partir do que foi informado, assinale a alternativa correta.
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20Q951827 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Suporte em Sistemas e Redes de Computadores, UFC, FCPC, 2025

Jorge, um técnico de TI recém-contratado por uma instituição de ensino, foi desafiado por sua chefia imediata a determinar a técnica de backup a ser aplicada em um sistema de gestão de biblioteca. Considerando que ocorrem modificações diárias no sistema entre segunda e sábado e que há limitações de recursos de armazenamento que impõem tempo de retenção de 7 dias, assinale a alternativa que menos utiliza recursos de armazenamento e que permite a recuperação dos dados de um dia específico da semana corrente.
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