Início

Questões de Concursos FUNDEP Gestão de Concursos

Resolva questões de FUNDEP Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1014996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

As expressões faciais são um dos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais.

Os sinais a seguir precisam de expressões faciais para indicar intensidade, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1013611 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise as afirmativas a seguir sobre o Código de Conduta e Ética do profissional Tradutor / Intérprete de Libras.
I. Conhecer as necessidades específicas da situação de tradução e / ou interpretação e / ou guia-interpretação.
II. Firmar contrato com o solicitante, cumprindo as obrigações concernentes ao trabalho em questão.
III. Dar conselhos ou opiniões pessoais, auxiliando o solicitante a ter benefícios, mesmo quando não for acionado.
IV. Usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefício próprio ou para ganho profissional.
V. Prestar informações ao solicitante e / ou beneficiário sobre sua atuação profissional.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1013176 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre interpretação da Libras para a modalidade oral da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1026561 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Uma empresa está montando um comitê de ética, que, inicialmente, deverá ser composto por 2 mulheres e 2 homens. Inscreveram-se para participar do comitê 5 mulheres e 3 homens, de modo que o comitê será formado por sorteio.

De quantas maneiras diferentes é possível formar esse comitê, considerando todos os inscritos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1027301 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Analista Jurídico, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Fernando coleciona figurinhas do álbum da Copa do Mundo. O álbum possui 32 páginas, cada uma dedicada a uma seleção participante do torneio. Cada página deve ser preenchida com 20 figurinhas. Como Fernando tem muita sorte, ele nunca obtém figurinhas repetidas.

Para ter certeza de obter pelo menos uma figurinha de cada página do álbum, a quantidade de figurinhas que Fernando terá que adquirir, sem repetições, é de pelo menos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1014276 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A oficialização da Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que evidenciou mudanças significativas na visibilidade das articulações do movimento surdo com as instâncias governamentais.

São itens tratados no Decreto nº 5.626/2005, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1022110 | Inglês, Verbos Verbs, Inglês, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Texto associado.
Teaching a student to read is arguably one of the most important functions of the teaching profession. The ability to read, and read for comprehension, opens up an entire world of possibilities and opportunities for children to discover new worlds and learn new concepts. And while teaching reading is such a high priority, some teachers who aren’t specially trained in the practice find themselves seeking additional help.

The good news is that there are many instructional strategies to teach reading that nearly any educator can implement. […]

The 5 Elements of Reading Instruction

Before you can effectively teach reading, it’s vital that you understand the primary components of reading instruction. When broken down into the five major elements, reading instruction is a much more approachable and easily understood skill. The five elements of reading instruction are:

Phonics: the relationship between letters and the different sounds they make. This can be in relation to single letters or groupings of letters.

Phonemic awareness: an understanding of how consonant or vowel sounds can be arranged to make words. Examples of phonemic awareness include being able to identify words that rhyme, recognizing alliteration, segmenting a sentence into words, identifying the syllables in a word, and blending and segmenting onsetrimes.

Vocabulary: the range of words a student is able to understand and use in context.

Fluency: the ability to read and understand words with accuracy, speed and comprehension.

Comprehension: complete understanding of information being delivered by a text.


Available at: https://pce.sandiego.edu/how-to-teach-reading-inthe-classroom-10-strategies/. Accessed on Sept. 12th, 2024.
In the sentence “When broken down into the five major elements, reading instruction is a much more approachable and easily understood skill.”, what does the phrasal verb broken down mean?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1080243 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Direito, MPE MG, FUNDEP Gestão de Concursos

De acordo com a Lei n. 7.853, a coordenação superior dos assuntos, ações governamentais e medidas referentes a pessoas portadoras de deficiência compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1078272 | Noções de Informática, Hardware, Assistente Técnico Tecnologia da Informação, Câmara de Sete Lagoas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Em relação à manutenção de computadores, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1014992 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre didática cultural dos surdos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1022109 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Inglês, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Texto associado.
Teaching a student to read is arguably one of the most important functions of the teaching profession. The ability to read, and read for comprehension, opens up an entire world of possibilities and opportunities for children to discover new worlds and learn new concepts. And while teaching reading is such a high priority, some teachers who aren’t specially trained in the practice find themselves seeking additional help.

The good news is that there are many instructional strategies to teach reading that nearly any educator can implement. […]

The 5 Elements of Reading Instruction

Before you can effectively teach reading, it’s vital that you understand the primary components of reading instruction. When broken down into the five major elements, reading instruction is a much more approachable and easily understood skill. The five elements of reading instruction are:

Phonics: the relationship between letters and the different sounds they make. This can be in relation to single letters or groupings of letters.

Phonemic awareness: an understanding of how consonant or vowel sounds can be arranged to make words. Examples of phonemic awareness include being able to identify words that rhyme, recognizing alliteration, segmenting a sentence into words, identifying the syllables in a word, and blending and segmenting onsetrimes.

Vocabulary: the range of words a student is able to understand and use in context.

Fluency: the ability to read and understand words with accuracy, speed and comprehension.

Comprehension: complete understanding of information being delivered by a text.


Available at: https://pce.sandiego.edu/how-to-teach-reading-inthe-classroom-10-strategies/. Accessed on Sept. 12th, 2024.
In the sentence “And while teaching reading is such a high priority, some teachers who aren’t specially trained in the practice find themselves seeking additional help.”, the conjunction while is closest in meaning to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1013616 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando a competência socioemocional, referindo que o constructo consiste em competências, habilidades e facilitadores emocionais e sociais, relacione as áreas da COLUNA I com suas respectivas características, presentes na COLUNA II.
COLUNA I 1. Intrapessoais 2. Interpessoais 3. Gerenciamento do estresse 4. Adaptabilidade 5. Humor geral
COLUNA II (  ) Empatia, responsabilidade social e relações interpessoais. ( ) Felicidade e otimismo.   (  ) Consciência emocional, assertividade, independência, autoestima e autorrealização. (  ) Flexibilidade e resolução de problemas. (  ) Tolerância ao estresse e controle de impulsos.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1070744 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Em 1590, Londres possuía três teatros públicos. Nessa época, chegou à cidade o jovem William Shakespeare que, desde então, colabora grandemente para que a manifestação teatral se tornasse uma instituição na vida londrina. A partir desse contexto e considerando as ideias sobre o teatro elizabetano e a atuação de Shakespeare, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Por meio do contexto em que atuou, em suas peças históricas Shakespeare mergulhou na própria história da Inglaterra e posicionou-se em relação aos problemas de poder e do destino. ( ) Temas como ascensão e queda abrupta, embriaguez do poder, crime, vingança e assassinatos são recorrentes nos textos de Shakespeare. A peça Ricardo III é um exemplo disso. ( ) Shakespeare superou as regras clássicas pela força de seu gênio poético. Assim, trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro e corroborou para um novo panorama teatral. ( ) O jovem Shakespeare aparece no palco elizabetano em uma época na qual o ator ainda não tinha uma posição segura na sociedade e isso chega ironicamente em algumas de suas peças. A comédia Sonho de Uma Noite de Verão é um exemplo disso. Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1058945 | Matemática, Probabilidade, Soldado do Corpo de Bombeiros, CBM MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2021

Um usuário de um provedor de serviço de e-mail pode recuperar sua senha respondendo a cinco perguntas pré-cadastradas por ele. Cada uma dessas perguntas apresenta 4 alternativas de respostas, sendo apenas uma delas correta. Para recuperar sua senha, o usuário precisa responder corretamente às 5 perguntas que aparecem para ele.

Suponha que um pretenso invasor tente responder aleatoriamente a essas 5 perguntas. Qual é a probabilidade de sucesso de tal invasor, ao dispor de apenas uma tentativa de atender aos pré-requisitos desse sistema de recuperação de senha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1015000 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a história da Língua Brasileira de Sinais – Libras, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1027290 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Saúde, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Alice, Beatriz, Cecília, Daniela e Edna estão em fila aguardando atendimento no caixa de um supermercado. Além delas, não há mais ninguém nessa fila. Alice está imediatamente atrás de Cecília. Daniela e Edna estão em posições consecutivas. Daniela está entre duas outras mulheres. Deseja-se saber qual delas é a primeira da fila.

De acordo com as informações apresentadas, a quantidade de possibilidades para ocupar a posição de primeira da fila é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1059593 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

“A irresponsabilidade de adultos e crianças em criar histórias de tragédias ou uma simples ligação por diversão para órgãos de segurança vêm causando prejuízos para o estado de Minas Gerais e colocando em risco a vida de vítimas”.

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/01/ 05/interna_gerais, /corpo-de-bombeirosrecebeu-media-de-15-6-trotes-por-dia-em-2015.shtml> . Acesso em: 19 ago. 2018 (Adaptação).

O Corpo de Bombeiros apresentou, em 2014, uma média de 11,8 trotes por dia. No ano de 2015, o número de ligações irregulares aumentou 1,4 mil em relação ao ano anterior.

Desse modo, qual foi a média diária de acionamentos indevidos, no ano de 2015?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1022106 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Texto associado.
Abstract

This article is concerned with the role of reading aloud (RA) in language learning. General ELT methodology literature does not recommend the practice. However, recent research and specialist literature recommend using RA for various purposes. It can help reading by reinforcing graphemicphonemic correspondences. It can aid the acquisition of prosodic features of English and help to develop writing skills by using it as oral proofreading. RA can also be used as a technique for autonomous learning and may help some anxious students to feel more able to speak. It is suggested that the benefits of RA could outweigh the disadvantages, and that the latter could be mitigated by careful and appropriate use of the activity. A small study of NS and NNS teachers and learners gives support to most of the purposes recommended above. This evidence suggests that the role of RA in language learning should now be reappraised.


Available at: https://www.researchgate.net/publication/249252655_ Reading_aloud_A_useful_learning_tool. Accessed on Sept. 12th, 2024.
What is the main conclusion of the article regarding the use of reading aloud (RA) in language learning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.