Questões de Concursos FUNTEF PR

Resolva questões de FUNTEF PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q678912 | Física, Conteúdos Básicos, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode ser criada do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de uma forma de energia em outra. Podemos ter diversas formas de energia como, por exemplo, energia mecânica, energia térmica, energia solar, energia nuclear, energia elétrica etc.

Marque a alternativa que apresenta as unidades utilizadas para expressar a grandeza energia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q678851 | Português, Morfologia, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

AS CORES PARA MENINAS E PARA MENINOS - E O ESTEREÓTIPO POR TRÁS DISSO

Desde sempre estamos acostumados a ver bebês e crianças do gênero feminino usando a cor rosa em predominância, e os meninos o azul (ou verde, ou amarelo, ou laranja… menos o rosa!). Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que não existe qualquer evidência que confirme a preferência das crianças de cada gênero por essas cores. Várias crianças de ambos os sexos com idades que variavam dos 7 meses de idade até os 5 anos foram testadas quanto à preferência das cores.

Os resultados apontaram que até os 2 anos, as meninas escolhiam objetos e brinquedos das cores mais variadas, não tinham preferência pela cor rosa. Os meninos até os dois anos e meio também seguiam a mesma tendência, optando inclusive por brinquedos na cor rosa.

(Disponível em: https://www.wemystic.com.br/artigos/cores-egenero-rosa-para-meninas-azul-para-meninos-por-que/, acessado em 08/07/2019)

Ao se ler o texto acima, verifica-se a utilização do plural para se referir às cores. Pensando nisso, marque a alternativa em que há a correta concordância dos adjetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q678852 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

O texto a seguir é parte de uma entrevista dada a um jornal de grande circulação, cujo assunto era o nível de educação no Brasil.

"Segundo Claudia, isso se dá, principalmente, porque grande parte opta pela educação técnica com intenção secundária, e o torna uma espécie de "cursinho pré-vestibular".

(BARONE, Isabelle. Existe salvação fora da universidade? In:

Gazeta do Povo, ano 101 nº 31.994, 22 a 28 jun 2019, p. 35)

Há no texto da entrevista um problema de concordância. Marque, entre as alternativas abaixo, aquela que corrige o problema citado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678853 | Português, Interpretação de Textos, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Leia o texto a seguir.

- Tem aviso que alguém estaria ''abiscoitando'' algo.

- Ah, deve ser ''agá'' do pessoal!

- Não é, não! Disseram ainda que o cara é ''021'' e que tava ''colando as placas''. Também parece que tá portando ''aço'' e ''canela seca''.

- Ok. Vamos ver essa ''bagaça''. E aí? Pegamos a ''baratinha''?

- Pelo ''bizu'' que recebi é melhor ir de ''barca''. E vê se não esquece a ''lurdinha''!

O diálogo acima, embora pouco esclarecedor para a população civil, é perfeitamente compreensível por policiais militares. A ''linguagem técnica'' desse setor é tão extensa e variada que já resultou até em um dicionário, elaborado por um tenente de Curitiba (Folha de Londrina 18/08/2003).

Assinale a alternativa que justifique a linguagem do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q678854 | Português, Coesão e coerência, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Texto associado.

TEXTO REFERÊNCIA PARA AS QUESTÃO.

O Curso "O Poder da Ação", ministrado pelo Master Coach Eduardo Volpato, se trata de uma imersão na mentalidade objetiva de pôr em prática os processos necessários para alcançar objetivos pessoais, profissionais e empresariais. São ferramentas e técnicas voltadas exclusivamente para organizar e acelerar os resultados desejados, agindo de maneira focada, conhecendo a si mesmo como pessoa e profissional e rompendo com os insucessos.

O Poder da Ação é um curso de 2 dias, com exercícios práticos e aplicação de técnicas e ferramentas de Coaching Integral Sistêmico desenvolvidas para que você consiga tomar decisões certas, obter respostas de sucesso e reprogramar seu mindset para ações rápidas e assertivas. Ao final, você descobrirá o que te impede de ter a vida que sempre sonhou (www.vencer.com.br, acesso em 12/07/2019).

Diz-se que um texto é coerente, quando ele se apresenta harmoniosamente estruturado, isto é, quando há nexo entre os fatos e ideias que o compõem. A coesão é, em grande medida, responsável por isso. Analisando-se a estruturação do texto acima, percebe-se que:

I) na segunda linha, a expressão "se trata" compromete a estruturação textual, devido ao significado do verbo e ao uso inadequado do pronome reflexivo "se".

II) a expressão "mentalidade objetiva de pôr em prática" compromete a coerência do texto, uma vez que não se pode atribuir-lhe sentido.

III) a expressão "são ferramentas e técnicas" relaciona-se a "resultados desejados" estando, portanto, garantido o entendimento do texto.

IV) os verbos "agindo", "conhecendo" e "rompendo" demonstram ações em continuidade, e estão corretamente empregados.

V) no final do texto, há uma correção que se faz necessária: "Ao final, você descobrirá o que o (a) impede...

Estão corretos apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q678855 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Texto associado.

TEXTO REFERÊNCIA PARA AS QUESTÃO.

O Curso "O Poder da Ação", ministrado pelo Master Coach Eduardo Volpato, se trata de uma imersão na mentalidade objetiva de pôr em prática os processos necessários para alcançar objetivos pessoais, profissionais e empresariais. São ferramentas e técnicas voltadas exclusivamente para organizar e acelerar os resultados desejados, agindo de maneira focada, conhecendo a si mesmo como pessoa e profissional e rompendo com os insucessos.

O Poder da Ação é um curso de 2 dias, com exercícios práticos e aplicação de técnicas e ferramentas de Coaching Integral Sistêmico desenvolvidas para que você consiga tomar decisões certas, obter respostas de sucesso e reprogramar seu mindset para ações rápidas e assertivas. Ao final, você descobrirá o que te impede de ter a vida que sempre sonhou (www.vencer.com.br, acesso em 12/07/2019).

No segmento: "de ter a vida que sempre sonhou", no final do texto, percebe-se uma inadequação gramatical, do mesmo tipo da que ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q678856 | Biologia, Relações ecológicas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. Algumas relações promovem benefícios para todos os envolvidos; outras são benéficas para uma parte e indiferentes para outra; e também existem relações nas quais o benefício de um indivíduo significa o prejuízo do outro. Sobre esse tema considere as afirmativas abaixo:

I) Relações intraespecíficas podem ser classificadas em cooperação e competição.

II) Mutualismo é uma relação interespecífica de cooperação do tipo obrigatória.

III) Comensalismo é um tipo de relação interespecífica, na qual as duas espécies são beneficiadas pela associação.

IV) Predação é um tipo de relação interespecífica, que ocorre somente em animais de grande porte.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q678857 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Toda célula contém um conjunto de substâncias que participam de reações químicas vitais. Essa atividade de transformação química constitui o metabolismo celular. Sobre o tema considere as afirmativas abaixo:

I) As etapas fotoquímica e química da fotossíntese ocorrem, respectivamente, nos tilacoides e nos estromas dos cloroplastos.

II) A enzima ribulose bifosfato carboxilase permite que plantas terrestres fixem o carbono do CO2 durante a fotossíntese, formando duas moléculas do 3-PGA.

III) A respiração celular aeróbia ocorre nas mitocôndrias dos organismos aeróbios.

IV) As reações do metabolismo celular podem ser classificadas em catabolismo (síntese e produção) e anabolismo (reações de degradação e quebra).

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q678858 | Biologia, Evolução biológica, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon (1707-1788), foi um dos precursores do pensamento evolucionista no mundo biológico. Cerca de 40 anos depois, com o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck surgiu a primeira teoria a propor mecanismos naturais para explicar como as espécies se alteram ao longo do tempo. Sobre teorias de evolução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q678859 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A partir de 1960, foi possível isolar em laboratório a maquinaria celular responsável pela síntese de proteínas – ribossomos e enzimas – obtidas de bactérias. A adição de um RNAm humano a essa maquinaria resultava na síntese de uma proteína muito parecida com a que é normalmente produzida em células humanas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q678860 | Física, Gravitação Universal, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

O sistema geocêntrico, Terra como centro do universo, prevaleceu por séculos e a partir da idade média, hipóteses que contrariavam esse sistema começaram a ganhar adeptos. Nicolau Copérnico, em seus estudos, propôs o heliocentrismo, segundo o qual os planetas, então conhecidos na época, descreveriam órbitas ao redor do Sol. Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, até que, anos mais tarde, o alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar. Com relação as leis de Kepler podemos afirmar que:

I) A lei das órbitas presume que os planetas descrevem órbitas circulares e o Sol ocupa o centro.

II) Uma consequência da lei das áreas é o fato de que a velocidade do planeta, ao percorrer sua órbita, não é constante.

III) A lei dos períodos diz que a razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é constante.

IV) Segundo a lei das órbitas, no movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q678861 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Em uma determinada região litorânea, a maré oscila segundo a função h(t) = 3 – 2sen( πt/ 12 ), sendo h a altura em metros, que a maré atinge no tempo t em horas, medido a partir de 6h da manhã. Uma embarcação, que se encontra encalhada às 11h da manhã, precisa de uma profundidade mínima de 2 metros para navegar. Assinale a alternativa que apresenta quantas horas os tripulantes dessa embarcação ainda terão que esperar para prosseguirem viagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q678862 | Matemática, Função Exponencial, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A função L(t) = 2000 x (1,5)t representa o lucro mensal de uma empresa. O lucro dessa empresa, após 3 meses, em reais, será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q678863 | Geografia, Energia, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

O principal desafio da política do desenvolvimento sustentável é encontrar um equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais, importante fonte de geração de renda, e a conservação desses recursos. A partir dos anos 1990, surgiu a expressão desenvolvimento sustentável dentro desse processo. Essa forma de exploração da natureza refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q678864 | Geografia, Mudanças climáticas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10o C no mesmo dia, entre duas regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q678865 | Geografia, Hidrografia, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Com cerca de 15% da água doce do mundo, o Brasil tem duas das maiores bacias hidrográficas do mundo, ou seja, um conjunto de rios e seus afluentes, que recolhem as águas de uma região em função do seu relevo. Dessa forma podemos afirmar apenas que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q678866 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.

"[...] em São Paulo, onde a monocultura e o latifúndio fizeram, desde meados do século XIX, uma espécie de pacto econômico, ao qual a escravidão também fora admitida: pacto que duraria dezenas de anos".

(FREIRE, G. Ordem e Progresso. São Paulo: Cia das Letras, 2010. p. 315)

Após a Independência, a opção por manter o Brasil apenas como pais primário-exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham a seguinte finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q678867 | História, Revolução Industrial, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Leia o texto e assinale a alternativa correta.

“Uma sociedade de bem-estar social teria sem dúvida distribuído alguns destes vastos acúmulos para fins sociais. Na Inglaterra do período de 1780 a 1840, nada era menos provável. Virtualmente livre de impostos, as classes médias continuaram a acumular em meio a um populacho faminto, cuja fome era o reverso daquela acumulação."

(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: Europa, 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 75).


As transformações geradas pela Revolução Industrial trouxeram mudanças drásticas para a sociedade inglesa. Em resposta a isso, os trabalhadores das indústrias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q678868 | História, República Autoritária 1964 1984, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Um dos fatos mais ilustrativos da Ditadura Civil Militar do Brasil foi o caso do jornalista Vladimir Herzog. Em outubro de 1975, o jornalista foi intimado a comparecer ao DOI-CODI de São Paulo, sob a alegação de ter ligações com o PCB. Herzog apresentou-se ao DOI-CODI, voluntariamente, e não saiu vivo de lá. Ele foi torturado até a morte, mas o caso foi apresentado como suicídio por enforcamento. Sobre isso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q678869 | Filosofia, Ética e Liberdade, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Leia o fragmento a seguir:

"[...] 'Por natureza', a juventude está na primeira linha dos que vivem e lutam por Eros contra a Morte e contra uma civilização que se esforça por encurtar o atalho para a morte, embora controlando os meios capazes de alongar esse percurso. Mas, na sociedade administrativa, a necessidade biológica não redunda imediatamente em ação; a organização exige contra-organização. Hoje, a luta pela vida, a luta por Eros, é a luta política".

(Fonte: MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zhar, 1975. p.23)


Embora haja um forte engajamento político, como o próprio texto demonstra, na obra de Herbert Marcuse (1898-1979), os deuses gregos Eros e Thanatos emprestam suas personalidades (poderes de representação), enquanto símbolos, para nomear os elementos humanos da vida e da morte. Esta análise, a partir dos textos freudianos, também desvela concepções éticas e estéticas em âmbito individual e coletivo.

Diante disso, assinale a alternativa correta, quanto ao modo dos dois autores conceberem ambos os conceitos, a saber, morte e vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.