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IF ES Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 1Q325013 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca do planejamento escolar, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) a elaboração do projeto político pedagógico exige um posicionamento da instituição sobre as finalidades sociais da educação escolar. ✂️ b) o projeto político pedagógico da escola deve ser elaborado por especialistas, já que é um documento administrativo da escola, e depois discutido com o corpo docente. ✂️ c) os objetivos, conteúdos e métodos de ensino selecionados pelo professor devem ser neutros a fim de garantir maior eficiência no decorrer do processo e igualdade de condições aos alunos. ✂️ d) o plano de ensino elaborado pelo professor para um período letivo não pode ser flexível a fim de assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente. ✂️ e) em relação aos níveis de abrangência dos planos escolares, o plano de unidade didática é o mais restrito e específico, pois prevê os conteúdos e atividades a serem desenvolvidos para uma situação didática real. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q823207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com o artigo 3º da LDB nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ b) supremacia das instituições públicas de ensino sobre as privadas. ✂️ c) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ d) valorização da experiência extra-escolar. ✂️ e) consideração com a diversidade étnico-racial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q823145 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da organização curricular do Ensino Médio, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento, a saber: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. ✂️ b) A Filosofia e a Sociologia são componentes obrigatórios em todos os anos do curso. ✂️ c) A Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do ensino de Artes. ✂️ d) A Língua Espanhola é de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante. ✂️ e) O estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena é exclusivo das áreas de Educação Artística e de Literatura e História brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q822927 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESO dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO: ✂️ a) apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. ✂️ b) não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência, exceto nos casos de impedimento ou dificuldade de acesso à instituição de ensino. ✂️ c) adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena. ✂️ d) oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino. ✂️ e) aprendizado ao longo de toda a vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q822999 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da duração dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) a carga horária mínima de cada curso técnico na forma subsequente é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional. ✂️ b) respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores. ✂️ c) os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de duas mil e quatrocentas horas. ✂️ d) a carga horária mínima dos cursos de especialização técnica de nível médio é de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para a habilitação profissional a que se vincula. ✂️ e) a carga horária destinada a estágio profissional supervisionado, quando previsto em plano de curso, em quaisquer das formas de oferta do curso técnico de nível médio, deverá ser adicionada à carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q340456 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAnagrama é o arranjo das letras de uma palavra para produzir outras palavras (com sentido ou não), utilizando todas as letras originais uma única vez. Um exemplo de anagrama da palavra EVA é EAV. As palavras CONCURSO e IFES possuem, respectivamente: ✂️ a) 1260 e 12 anagramas ✂️ b) 1440 e 36 anagramas ✂️ c) 40320 e 24 anagramas ✂️ d) 40320 e 12 anagramas ✂️ e) 10080 e 24 anagramas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q823106 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, assinale a opção INCORRETA. ✂️ a) A forma integrada é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. ✂️ b) A forma integrada pode ser desenvolvida na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas. ✂️ c) A forma subsequente é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio. ✂️ d) A forma concomitante é oferecida a quem ingressa no ensino médio ou já o esteja cursando. ✂️ e) Na forma concomitante, a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q339667 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESEm um clube há 50 amigos, incluindo o aniversariante Paulo. Por meio de um sorteio aleatório e sem reposição serão distribuídos quatro prêmios de igual valor a cada um dos quatro amigos sorteados. A probabilidade de que um dos premiados seja Paulo é de: ✂️ a) 1% ✂️ b) 8% ✂️ c) 5% ✂️ d) 12% ✂️ e) 2% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q327939 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA emancipação social é um conceito central na modernidade ocidental e está organizada por meio de uma tensão entre regulação e emancipação, entre experiências muitas vezes desiguais ou opressoras e a expectativa de uma vida melhor. Santos (2007) propõe um reconhecimento das diversas formas de saber e de agir em prol da emancipação humana. Nesse sentido, assinale a opção metodológica que NÃO contribui com o trabalho de visibilidade das diferentes experiências do mundo, tanto as disponíveis quanto as possíveis. ✂️ a) Sociologia das ausências ✂️ b) Sociologia das emergências ✂️ c) Trabalho de tradução ✂️ d) Ecologia de saberes ✂️ e) Método cartesiano Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q323802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESPaulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO: ✂️ a) consciência do inacabamento ou inconclusão do ser humano. ✂️ b) problematização das condições existenciais. ✂️ c) pedagogia bancária. ✂️ d) relação dialógica. ✂️ e) reflexão e ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q325013 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca do planejamento escolar, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) a elaboração do projeto político pedagógico exige um posicionamento da instituição sobre as finalidades sociais da educação escolar. ✂️ b) o projeto político pedagógico da escola deve ser elaborado por especialistas, já que é um documento administrativo da escola, e depois discutido com o corpo docente. ✂️ c) os objetivos, conteúdos e métodos de ensino selecionados pelo professor devem ser neutros a fim de garantir maior eficiência no decorrer do processo e igualdade de condições aos alunos. ✂️ d) o plano de ensino elaborado pelo professor para um período letivo não pode ser flexível a fim de assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente. ✂️ e) em relação aos níveis de abrangência dos planos escolares, o plano de unidade didática é o mais restrito e específico, pois prevê os conteúdos e atividades a serem desenvolvidos para uma situação didática real. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q823207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com o artigo 3º da LDB nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ b) supremacia das instituições públicas de ensino sobre as privadas. ✂️ c) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ d) valorização da experiência extra-escolar. ✂️ e) consideração com a diversidade étnico-racial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q823145 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da organização curricular do Ensino Médio, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento, a saber: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. ✂️ b) A Filosofia e a Sociologia são componentes obrigatórios em todos os anos do curso. ✂️ c) A Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do ensino de Artes. ✂️ d) A Língua Espanhola é de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante. ✂️ e) O estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena é exclusivo das áreas de Educação Artística e de Literatura e História brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q822927 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESO dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO: ✂️ a) apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. ✂️ b) não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência, exceto nos casos de impedimento ou dificuldade de acesso à instituição de ensino. ✂️ c) adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena. ✂️ d) oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino. ✂️ e) aprendizado ao longo de toda a vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q822999 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da duração dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) a carga horária mínima de cada curso técnico na forma subsequente é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional. ✂️ b) respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores. ✂️ c) os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de duas mil e quatrocentas horas. ✂️ d) a carga horária mínima dos cursos de especialização técnica de nível médio é de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para a habilitação profissional a que se vincula. ✂️ e) a carga horária destinada a estágio profissional supervisionado, quando previsto em plano de curso, em quaisquer das formas de oferta do curso técnico de nível médio, deverá ser adicionada à carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q340456 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAnagrama é o arranjo das letras de uma palavra para produzir outras palavras (com sentido ou não), utilizando todas as letras originais uma única vez. Um exemplo de anagrama da palavra EVA é EAV. As palavras CONCURSO e IFES possuem, respectivamente: ✂️ a) 1260 e 12 anagramas ✂️ b) 1440 e 36 anagramas ✂️ c) 40320 e 24 anagramas ✂️ d) 40320 e 12 anagramas ✂️ e) 10080 e 24 anagramas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q823106 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca da articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, assinale a opção INCORRETA. ✂️ a) A forma integrada é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. ✂️ b) A forma integrada pode ser desenvolvida na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas. ✂️ c) A forma subsequente é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio. ✂️ d) A forma concomitante é oferecida a quem ingressa no ensino médio ou já o esteja cursando. ✂️ e) Na forma concomitante, a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q339667 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESEm um clube há 50 amigos, incluindo o aniversariante Paulo. Por meio de um sorteio aleatório e sem reposição serão distribuídos quatro prêmios de igual valor a cada um dos quatro amigos sorteados. A probabilidade de que um dos premiados seja Paulo é de: ✂️ a) 1% ✂️ b) 8% ✂️ c) 5% ✂️ d) 12% ✂️ e) 2% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q327939 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA emancipação social é um conceito central na modernidade ocidental e está organizada por meio de uma tensão entre regulação e emancipação, entre experiências muitas vezes desiguais ou opressoras e a expectativa de uma vida melhor. Santos (2007) propõe um reconhecimento das diversas formas de saber e de agir em prol da emancipação humana. Nesse sentido, assinale a opção metodológica que NÃO contribui com o trabalho de visibilidade das diferentes experiências do mundo, tanto as disponíveis quanto as possíveis. ✂️ a) Sociologia das ausências ✂️ b) Sociologia das emergências ✂️ c) Trabalho de tradução ✂️ d) Ecologia de saberes ✂️ e) Método cartesiano Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q323802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESPaulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO: ✂️ a) consciência do inacabamento ou inconclusão do ser humano. ✂️ b) problematização das condições existenciais. ✂️ c) pedagogia bancária. ✂️ d) relação dialógica. ✂️ e) reflexão e ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro