Questões de Concursos INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Resolva questões de INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q47104 | Português, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

                         Por que a energia solar não deslancha no Brasil
 
      A capacidade instalada no Brasil, levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica, é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos (transformam diretamente a luz do Sol em energia elétrica). Só este dado nos faz refletir sobre as causas que levam nosso país a tão baixa utilização desta fonte energética tão abundante, e com características únicas.
      O Brasil é um dos poucos países no mundo, que recebe uma insolação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano. E na região Nordeste conta com uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. Por si só estes números colocam o pais em destaque no que se refere ao potencial solar.
      Diante desta abundância, por que persistimos em negar tão grande potencial? Por dezenas de anos, os gestores do sistema elétrico (praticamente os mesmos) insistiram na tecla de que a fonte solar é cara, portanto inviável economicamente, quando comparadas com as tradicionais.
      Até a “Velhinha de Taubaté” (personagem do magistral Luis Fernando Veríssimo), que ficou conhecida nacionalmente por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo militar, sabe que o preço e a viabilidade de uma dada fonte energética dependem muito da implementação de políticas públicas, de incentivos, de crédito com baixos juros, de redução de impostos. Enfim, de vontade política para fazer acontecer.
      O que precisa ser dito claramente para entender o porquê da baixa utilização da energia solar fotovoltaica no país é que ela não tem apoio, estímulo nem neste, nem nos governos passados. A política energética na área da geração simplesmente relega esta fonte energética. Por isso, em pleno século XXI, a contribuição da eletricidade solar na matriz elétrica brasileira é pífia, praticamente inexiste.
 
                              Heitor Scalambrini Costa. In: Carta Capial, Set, 2015. 

Quando o autor cita a “Velhinha de Taubaté”, pretende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q47105 | Português, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Na oração: "Em nossa cidade não se vive senão de política", o sujeito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q47106 | Português, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A oração: “A verdade é que você mentiu para o fiscal”, pode ser classificada como subordinada substantiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q47107 | Português, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

As regras de concordância verbal estão respeitadas na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q47108 | Português, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Dê a função sintática dos termos destacados: “O reajuste fiscal, que é uma tentativa de se salvar as finanças públicas, foi necessário”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q47109 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Analise as seguintes proposições: 

Proposição I: 4 é número par;
Proposição II: 2 > 5;
Proposição III: 6 é número ímpar. 
 
Qual das proposições abaixo apresenta valor lógico verdadeiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q47110 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Um ano é chamado ano bissexto quando possui 366 dias. Sabe-se que no ano de 1952, que foi bissexto, houve mais quartas-feiras do que quintas-feiras. Então a data 17 de janeiro de 1952 ocorreu num dia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q47111 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Num evento de corrida de cavalos compareceram 51 apostadores. Cada um deles escolheu um único animal para nele apostar. Sabendo-se que havia um total de 10 cavalos na competição, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q47112 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Numa festa havia três rapazes (Alfredo, Basílio e Cícero) e três moças (Alice, Bianca e Camila). Cada rapaz tirou uma única moça para dançar e, assim, três pares foram formados. Sabe-se que dentre as seguintes afirmações apenas uma é verdadeira.

I. Alfredo dançou com Alice ou Camila;
II. Basílio dançou com Bianca ou Camila;
III.Cícero dançou com Alice.
 
Nessas condições, é correto afirmar que dançaram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q47024 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Essencial para a empresa que os membros de um setor tenham comunicação entre si e com demais setores de maneira eficaz. Para a eficiência e eficácia da comunicação podemos considerar como um fator positivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q47025 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A comunicação não verbal se faz presente na rotina do atendimento ao público desenvolvendo-se através da linguagem corporal. Sobre as ações a serem realizadas na empresa, analise as afirmativas e em seguida indique a opção adequada:
 
I. Cruzar os braços durante um diálogo pode ser considerado como falta de receptividade. Ter sempre cuidado para não apontar o dedo para a pessoa que está sendo atendida, pois é considerado como falta de educação;
II. Sentar-se corretamente mantendo as costas eretas e os ombros levemente posicionados para trás. Pois boa postura transmite imagem positiva;
III. Procurar olhar nos olhos do outro é considerada demonstração de interesse no atendimento, pois permanecer com o olhar ao redor ou para baixo, pode ser interpretado como falta de interesse;
IV. Independente da gravidade do assunto que está sendo tratado, o sorriso deve estar sempre presente no atendimento além do uso de gírias, que não devem ser apenas de forma esporádica;
V. Coçar os olhos, passar a mão repetidas vezes no cabelo, gesticular em excesso são atitudes que devem ser evitadas

Qual das opções abaixo está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q47026 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Para promover a troca de informações entre indivíduos, a comunicação interpessoal não depende exclusivamente da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão é fator fundamental. A confirmação do entendimento da mensagem pode ser realizada através de um acompanhamento seguido de um retorno. Esse processo é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q47027 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Apesar dos diversos meios e formas de comunicação, nos deparamos com situações que impedem a transmissão da informação. Problemas estes como o excesso de informações, a falta de atenção do receptor, local inapropriado ou com barulho, linguagem inadequada, entre outros obstáculos.
Levando em consideração os componentes básicos da comunicação, é correto afirmar que estes obstáculos são conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q47028 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A base para a comunicação cotidiana é a comunicação verbal, que pode ser através da fala ou escrita. No processo da comunicação verbal participam o locutor, locutário e interlocutor.
Correlacione as colunas de acordo com as definições de cada um:
 
1. Locutor;
2. Locutário;
3. Interlocutor.
 
( ) Aquele que fala e participa do diálogo, que interage através da linguagem;
( ) Também chamado de ouvinte, é aquele que recebe a mensagem;
( ) Aquele que emite a mensagem, é o emissor.

De cima para baixo, a ordem correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q47029 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Em relação as atividades a serem executadas no cargo de Recepcionista, analise as opções abaixo e assinale a que traz funções que não são inerentes ao cargo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q47030 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Ao falar em transmissão e recepção de informação, temos cinco elementos do processo de comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal e ruídos.
Sendo assim, o (a) Recepcionista pode ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q47031 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Por ser "a linha de frente" da empresa, o (a) Recepcionista deve estar atento (a) a detalhes no atendimento. Analise as afirmativas:
 
I. É correto manter a formalidade, por mais descontraído que o cliente ou visitante seja. Evitar a utilização de gírias. Utilizar tom de voz moderado. Nunca dizer “alô" quando atender ao telefone;
II. O atendimento deve ser realizado como um diálogo e não como um monólogo, saber ouvir é fundamental. Olhar diretamente para a pessoa que está atendendo, isso demonstra interesse no atendimento;
III. Expressões afetuosas como “querido" ou “querida" são permitidas. Para evitar que a dicção seja prejudicada, o (a) Recepcionista deve evitar o consumo de balas ou chicletes, por exemplo;
IV. Para facilitar o atendimento, é correto ter sempre por perto papel, lápis ou caneta para anotar recados. Em situações difíceis, como um cliente exaltado na recepção, deve-se sempre manter a postura e o equilíbrio.

Podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q47032 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Diariamente as empresas lidam com um amplo volume de informações. Para aperfeiçoar a comunicação interna é necessário analisar o seu fluxo, entre os setores. Se o fluxo da comunicação dessas informações estiver ocorrendo de forma eficiente na empresa, o conhecimento está garantido. Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais". Ramos dividiu o fluxo em três padrões: ascendente, descendente e horizontal. Analise as afirmativas.
 
I. O fluxo de comunicação ascendente parte do subordinado para o seu superior. Tem por objetivo o fornecimento de informações inerentes a empresa e/ou proporcionar feedback aos superiores;
II. O fluxo de comunicação descendente ou vertical é definido como a comunicação de cima para baixo. Segue do superior ao subordinado. Tem a finalidade de instruir, transmitir normas, informações institucionais, procedimentos, entre outros;
III. O fluxo horizontal é considerado aquele onde a comunicação ocorre entre indivíduos do mesmo nível hierárquico.

Pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q47033 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Entre os meios de comunicação que podem ser utilizados em uma empresa está o PABX. Sobre suas características e funções, assinale as afirmativas abaixo com (V) verdadeiro e (F) falso.
 
( ) Entre as vantagens do uso está a função de realizar transferências de ligações internas, através de ramais, facilitando a comunicação nas empresas;
( ) Tem como finalidade facilitar exclusivamente a comunicação externa das empresas, permitindo transferências de ligações;
( ) Entre suas funções está a troca online de arquivos entre setores da empresa;
( ) Tem como uma de suas ferramentas a realização de vídeo chamada;
( ) Também conhecido como central telefônica;
( ) Necessário código de acesso para ouvir mensagens recebidas.

A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q47034 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

De acordo com as afirmativas abaixo identifique o que é comportamento ÉTICO e NÃO ÉTICO. Considere (1) como ético e (2) como não ético.
 
1. ÉTICO;
2. NÃO ÉTICO.
 
( ) Educação e respeito entre funcionários;
( ) Atitudes que visam criar clima desagradável com os demais funcionários;
( ) Difamação dos colegas de trabalhos;
( ) Durante o horário de trabalho, evitar conversas de assuntos pessoais.
 
Assinale a opção correta na ordem de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.