Questões de Concursos INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

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1Q47112 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Numa festa havia três rapazes (Alfredo, Basílio e Cícero) e três moças (Alice, Bianca e Camila). Cada rapaz tirou uma única moça para dançar e, assim, três pares foram formados. Sabe-se que dentre as seguintes afirmações apenas uma é verdadeira.

I. Alfredo dançou com Alice ou Camila;
II. Basílio dançou com Bianca ou Camila;
III.Cícero dançou com Alice.
 
Nessas condições, é correto afirmar que dançaram:
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2Q47060 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Numa sala de reunião, encontram-se 25 pessoas. Sobre elas, é possível afirmar que:
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3Q47056 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
 
                                         Texto 2 – O sucesso da mala
 
Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta:
- É você que veio substituir a Edith?
- Sim - respondo num fio de voz.
- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir.
- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara.
Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro.
- O que tem aí, professora?
- Em breve vocês saberão.
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias:
- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?
- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.
- Mas não tem nada aí! - comentam.
- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
 
Cybele Meyer
Observe a antepenúltima linha do texto:
 
- [...] Aqui guardo o meu melhor.
 
O termo destacado refere-se:
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4Q47047 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A base para qualquer atendimento é a comunicação. Entre elas, a comunicação não-verbal que também é conhecida como linguagem corporal.
É aquela que se dá sem o uso de palavras e sim com gestos, sinais ou imagens, por exemplo. Sobre comunicação não verbal, assinale V para verdadeira e F para falsa.
 
( ) Falar expressões como “com licença" e “por favor" são exemplos de comunicação não verbal;
( ) Quando não focamos o olhar, indica que podemos não estar muito a fim da conversa, ou não estamos confortáveis com o tema, ou ainda mentindo. Depende do contexto. Esse é um exemplo de comunicação não verbal;
( ) Movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens;
( ) O sorriso é um dos exemplos de comunicação não verbal.

De cima para baixo, a sequência correta é:
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5Q47038 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Sobre protocolo de correspondência, atividade inerente da recepção, identifique as ações que fazem parte desse processo. Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
 
( ) Realizar a classificação;
( ) De acordo com a correspondência, encaminhar ao setor responsável;
( ) Abrir correspondência ostensiva para identificar o conteúdo;
( ) Separar correspondências particulares das oficiais;
( ) Conferir o conteúdo das correspondências particulares e oficiais;
( ) Receber e em seguida conferir a correspondências.

Ordem correta de cima para baixo é:
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6Q47111 | Raciocínio Lógico, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Num evento de corrida de cavalos compareceram 51 apostadores. Cada um deles escolheu um único animal para nele apostar. Sabendo-se que havia um total de 10 cavalos na competição, pode-se afirmar que:
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7Q47042 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

O(A) Recepcionista tem como função primordial o atendimento ao público, independentemente de serem eles visitantes ou clientes sendo através do atendimento telefônico ou pessoal. Mesmo diante de treinamentos e instruções, haverá momentos onde solicitações não poderão ser atendidas, como um visitante que na recepção demonstra sua insatisfação sobre o atendimento de outro setor.
Diante de situações dessa natureza, pode-se dizer que:
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8Q47044 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Entre as atividades a serem executadas pelo(a) Recepcionista, identifique a opção incorreta:
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9Q47031 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Por ser "a linha de frente" da empresa, o (a) Recepcionista deve estar atento (a) a detalhes no atendimento. Analise as afirmativas:
 
I. É correto manter a formalidade, por mais descontraído que o cliente ou visitante seja. Evitar a utilização de gírias. Utilizar tom de voz moderado. Nunca dizer “alô" quando atender ao telefone;
II. O atendimento deve ser realizado como um diálogo e não como um monólogo, saber ouvir é fundamental. Olhar diretamente para a pessoa que está atendendo, isso demonstra interesse no atendimento;
III. Expressões afetuosas como “querido" ou “querida" são permitidas. Para evitar que a dicção seja prejudicada, o (a) Recepcionista deve evitar o consumo de balas ou chicletes, por exemplo;
IV. Para facilitar o atendimento, é correto ter sempre por perto papel, lápis ou caneta para anotar recados. Em situações difíceis, como um cliente exaltado na recepção, deve-se sempre manter a postura e o equilíbrio.

Podemos dizer que:
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10Q47025 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A comunicação não verbal se faz presente na rotina do atendimento ao público desenvolvendo-se através da linguagem corporal. Sobre as ações a serem realizadas na empresa, analise as afirmativas e em seguida indique a opção adequada:
 
I. Cruzar os braços durante um diálogo pode ser considerado como falta de receptividade. Ter sempre cuidado para não apontar o dedo para a pessoa que está sendo atendida, pois é considerado como falta de educação;
II. Sentar-se corretamente mantendo as costas eretas e os ombros levemente posicionados para trás. Pois boa postura transmite imagem positiva;
III. Procurar olhar nos olhos do outro é considerada demonstração de interesse no atendimento, pois permanecer com o olhar ao redor ou para baixo, pode ser interpretado como falta de interesse;
IV. Independente da gravidade do assunto que está sendo tratado, o sorriso deve estar sempre presente no atendimento além do uso de gírias, que não devem ser apenas de forma esporádica;
V. Coçar os olhos, passar a mão repetidas vezes no cabelo, gesticular em excesso são atitudes que devem ser evitadas

Qual das opções abaixo está correta?
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11Q47040 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

O atendimento realizado na recepção tem papel fundamental na empresa por ser o contato inicial dos clientes e/ou visitantes. A realização de um atendimento eficaz e eficiente contribui para a produtividade e reflete na imagem da empresa. Entre os fatores está a linguagem a ser utilizada, seu uso correto é primordial para lidar com o público. Sobre a linguagem a ser empregada no atendimento, qual das opções está correta?
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12Q47043 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

O modo como falar no atendimento, entonação da voz, tem a capacidade de permitir a revelação de sentimentos, assim como o olhar. Independentemente de o atendimento ser realizado pessoalmente ou por telefone é através da voz que será realizado. Falar é uma ação cotidiana e requer cuidados assim como outros aspectos.
O atendimento deve ser realizado de forma objetiva e com informações claras.
Tratando-se de atendimento, marque (V) paras as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
 
( ) O atendimento tem o papel de identificar necessidades e solucioná-las. Pode ser considerado como primeiro passo, no atendimento telefônico, evitar que o telefone toque diversas vezes antes da ligação ser atendida;
( ) Fluência verbal, linguagem culta e boa dicção são indispensáveis;
( ) Diante da necessidade de transferir uma ligação, é correto entrar em contato para adiantar o assunto e em seguida concluir transferência;
( ) Interromper o atendimento telefônico quando a outra linha estiver tocando;
( ) Sorriso na voz, mas de forma não exagerada;
( ) Identificar-se em todas as ligações;
( ) Ouvir atentamente a solicitação evitando descontinuidade.

A sequência correta é:
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13Q47059 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Sabe-se que é falsa a seguinte afirmação: “Morgana não é médica ou Carla é advogada". Segue, a partir desta informação, que uma das afirmativas a seguir é verdadeira. Assinale-a:
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14Q47026 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Para promover a troca de informações entre indivíduos, a comunicação interpessoal não depende exclusivamente da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão é fator fundamental. A confirmação do entendimento da mensagem pode ser realizada através de um acompanhamento seguido de um retorno. Esse processo é chamado de:
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15Q47045 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Devido as necessidades da organização ou empresa, o arquivo faz parte da rotina do(a) Recepcionista. Sobre arquivo, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para a as verdadeiras e (F) para as falsas:
 
( ) A função básica do arquivo é proporcionar informação precisa e rápida ao usuário; Para isso, a organização e cuidados no armazenamento são medidas indispensáveis;
( ) Arquivar é um ato do presente com visão no futuro, pois posteriormente os documentos retidos e armazenados poderão ser necessários para futuras consultas;
( ) É um aliado à organização e monitoramento dos documentos de uma empresa, traz como benefícios, por exemplo, a adequada organização física, descarte de documentos não mais necessários e preservação de documentos. Podem ser classificados como corrente, intermediária e permanente;
( ) Os tipos de arquivo podem ser classificados em três: 1ª idade , 2ª idade e 3ª idade.

A sequência correta é:
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16Q47029 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Em relação as atividades a serem executadas no cargo de Recepcionista, analise as opções abaixo e assinale a que traz funções que não são inerentes ao cargo.
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17Q47082 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Sobre infecção urinária na infância, é correto afirmar:
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18Q47033 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Entre os meios de comunicação que podem ser utilizados em uma empresa está o PABX. Sobre suas características e funções, assinale as afirmativas abaixo com (V) verdadeiro e (F) falso.
 
( ) Entre as vantagens do uso está a função de realizar transferências de ligações internas, através de ramais, facilitando a comunicação nas empresas;
( ) Tem como finalidade facilitar exclusivamente a comunicação externa das empresas, permitindo transferências de ligações;
( ) Entre suas funções está a troca online de arquivos entre setores da empresa;
( ) Tem como uma de suas ferramentas a realização de vídeo chamada;
( ) Também conhecido como central telefônica;
( ) Necessário código de acesso para ouvir mensagens recebidas.

A sequência correta de cima para baixo é:
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19Q47051 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
                                       
                                                           Texto 1
 
Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.
 
Sidomar F. Vieira, Ufam, 2008.

Na frase: “Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência".
O termo destacado pode ser substituído pelas palavras a seguir, exceto:
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20Q47041 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Analise as duas afirmativas abaixo e responda:
 
I. Refere-se à relação com o próximo através de comportamentos e atitudes que interferem no convívio. Julgada indispensável no contexto organizacional. Trata-se de um processo de interação, não sendo um processo solitário. Habilidade necessária de se relacionar com as pessoas, entender e interagir diante de humores e temperamentos dos outros;
II. A ocorrência dessa relação se dá através de um quantitativo mínimo de pessoas;
 
As duas afirmativas referem-se, respectivamente:
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