Início Questões de Concursos Petrobrás Engenheiro Naval Júnior Resolva questões de Petrobrás Engenheiro Naval Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Petrobrás Engenheiro Naval Júnior Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T. Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de ✂️ a) B, somente ✂️ b) B e L, somente ✂️ c) B e T, somente ✂️ d) L e T, somente ✂️ e) L, B e T Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir. I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa. II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor. III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO ✂️ a) a curva de comprimento alagável ✂️ b) a curva de resistência ao avanço ✂️ c) a distribuição de pesos e centros de gravidade ✂️ d) os requisitos de estabilidade em avaria ✂️ e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo ✂️ a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. ✂️ b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. ✂️ c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. ✂️ d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. ✂️ e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q204976 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorO dispositivo de combate a incêndio que possui uma válvula de três posições comandada por uma alavanca e dois orifícios de descarga, nas dimensões de 1 ½ polegada para água em jato sólido e de 2 ½ polegadas para neblina de alta pressão, denomina-se ✂️ a) esguicho universal ✂️ b) misturador ✂️ c) rede de incêndio ✂️ d) redução tipo Y ✂️ e) tomada de incêndio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q202095 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA viga navio de uma embarcação está sujeita a uma flexão do tipo tosamento. Nessa situação, os pontos da seção mestra dessa embarcação, localizados na quilha, no eixo neutro e no convés de borda livre, estão submetidos, respectivamente, a tensões normais de flexão ✂️ a) nulas, de tração e de compressão ✂️ b) nulas, de compressão e de tração ✂️ c) de compressão, de tração e nulas ✂️ d) de tração, de compressão e nulas ✂️ e) de tração, nulas e de compressão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q203473 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma embarcação, na condição de carregamento inicial, possui deslocamento (?) igual a 2.550 t. Seu tanque de armazenamento de óleo combustível (? = 0,85 t/m2) é carregado parcialmente provocando um aumento GGV do valor da posição vertical do centro de gravidade (KG). Se esse tanque possui superfície livre retangular com comprimento igual a 15 m e largura igual a 6 m, o valor de GGv, em centímetros, é, aproximadamente, ✂️ a) 5 ✂️ b) 6 ✂️ c) 7 ✂️ d) 8 ✂️ e) 9 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEntendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.NÃO são classificadas como perfis pesados as ✂️ a) longitudinais ✂️ b) longarinas ✂️ c) sicordas ✂️ d) escoas ✂️ e) quilhas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q205549 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm motor de combustão interna de 4 cilindros tem 10 cm de diâmetro de pistão e 12 cm de curso. Qual o valor aproximado da cilindrada desse motor em litros? ✂️ a) 3,2 ✂️ b) 3,8 ✂️ c) 4,3 ✂️ d) 4,7 ✂️ e) 5,1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsidere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo. Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por ✂️ a) FL-2T ✂️ b) FLT-2 ✂️ c) FL-2T-2 ✂️ d) F2L-1T ✂️ e) F2LT-1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico. Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa? ✂️ a) 80 ✂️ b) 100 ✂️ c) 120 ✂️ d) 140 ✂️ e) 160 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q203709 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsiderando-se a teoria da superposição de tensões no cálculo da estrutura de um navio, a unidade de chapeamento está sujeita a tensões ✂️ a) secundárias, apenas ✂️ b) terciárias, apenas ✂️ c) primárias e terciárias, apenas ✂️ d) secundárias e terciárias, apenas ✂️ e) primárias, secundárias e terciárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q205424 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA dotação de equipamentos de segurança e salvatagem de um navio NÃO contempla a utilização de ✂️ a) artefatos pirotécnicos ✂️ b) coletes salva-vidas ✂️ c) embarcação de sobrevivência ✂️ d) extintores de incêndio ✂️ e) roupas de imersão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q204592 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o) ✂️ a) possibilidade de inversão no sentido de rotação ✂️ b) menor complexidade de fabricação ✂️ c) maior simplicidade de operação ✂️ d) baixo custo de manutenção ✂️ e) aumento da manobrabilidade do navio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q204265 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNa determinação do deslocamento leve de um navio, deve-se computar o peso referente ✂️ a) à água de lastro ✂️ b) à água doce de consumo ✂️ c) aos eixos propulsores ✂️ d) aos gêneros consumíveis ✂️ e) aos tripulantes com seus pertences Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q204712 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorDe acordo com a Convenção Internacional sobre Linhas de Carga, a Linha de Carga de Inverno e a Linha de Carga de Verão para Água Doce são indicadas, respectivamente, pelas notações ✂️ a) S e TF ✂️ b) S e WNA ✂️ c) W e F ✂️ d) W e TF ✂️ e) WNA e F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T. Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de ✂️ a) B, somente ✂️ b) B e L, somente ✂️ c) B e T, somente ✂️ d) L e T, somente ✂️ e) L, B e T Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir. I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa. II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor. III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO ✂️ a) a curva de comprimento alagável ✂️ b) a curva de resistência ao avanço ✂️ c) a distribuição de pesos e centros de gravidade ✂️ d) os requisitos de estabilidade em avaria ✂️ e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo ✂️ a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. ✂️ b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. ✂️ c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. ✂️ d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. ✂️ e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q204976 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorO dispositivo de combate a incêndio que possui uma válvula de três posições comandada por uma alavanca e dois orifícios de descarga, nas dimensões de 1 ½ polegada para água em jato sólido e de 2 ½ polegadas para neblina de alta pressão, denomina-se ✂️ a) esguicho universal ✂️ b) misturador ✂️ c) rede de incêndio ✂️ d) redução tipo Y ✂️ e) tomada de incêndio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q202095 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA viga navio de uma embarcação está sujeita a uma flexão do tipo tosamento. Nessa situação, os pontos da seção mestra dessa embarcação, localizados na quilha, no eixo neutro e no convés de borda livre, estão submetidos, respectivamente, a tensões normais de flexão ✂️ a) nulas, de tração e de compressão ✂️ b) nulas, de compressão e de tração ✂️ c) de compressão, de tração e nulas ✂️ d) de tração, de compressão e nulas ✂️ e) de tração, nulas e de compressão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q203473 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma embarcação, na condição de carregamento inicial, possui deslocamento (?) igual a 2.550 t. Seu tanque de armazenamento de óleo combustível (? = 0,85 t/m2) é carregado parcialmente provocando um aumento GGV do valor da posição vertical do centro de gravidade (KG). Se esse tanque possui superfície livre retangular com comprimento igual a 15 m e largura igual a 6 m, o valor de GGv, em centímetros, é, aproximadamente, ✂️ a) 5 ✂️ b) 6 ✂️ c) 7 ✂️ d) 8 ✂️ e) 9 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEntendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.NÃO são classificadas como perfis pesados as ✂️ a) longitudinais ✂️ b) longarinas ✂️ c) sicordas ✂️ d) escoas ✂️ e) quilhas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q205549 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm motor de combustão interna de 4 cilindros tem 10 cm de diâmetro de pistão e 12 cm de curso. Qual o valor aproximado da cilindrada desse motor em litros? ✂️ a) 3,2 ✂️ b) 3,8 ✂️ c) 4,3 ✂️ d) 4,7 ✂️ e) 5,1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsidere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo. Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por ✂️ a) FL-2T ✂️ b) FLT-2 ✂️ c) FL-2T-2 ✂️ d) F2L-1T ✂️ e) F2LT-1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico. Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa? ✂️ a) 80 ✂️ b) 100 ✂️ c) 120 ✂️ d) 140 ✂️ e) 160 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q203709 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsiderando-se a teoria da superposição de tensões no cálculo da estrutura de um navio, a unidade de chapeamento está sujeita a tensões ✂️ a) secundárias, apenas ✂️ b) terciárias, apenas ✂️ c) primárias e terciárias, apenas ✂️ d) secundárias e terciárias, apenas ✂️ e) primárias, secundárias e terciárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q205424 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA dotação de equipamentos de segurança e salvatagem de um navio NÃO contempla a utilização de ✂️ a) artefatos pirotécnicos ✂️ b) coletes salva-vidas ✂️ c) embarcação de sobrevivência ✂️ d) extintores de incêndio ✂️ e) roupas de imersão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q204592 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o) ✂️ a) possibilidade de inversão no sentido de rotação ✂️ b) menor complexidade de fabricação ✂️ c) maior simplicidade de operação ✂️ d) baixo custo de manutenção ✂️ e) aumento da manobrabilidade do navio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q204265 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNa determinação do deslocamento leve de um navio, deve-se computar o peso referente ✂️ a) à água de lastro ✂️ b) à água doce de consumo ✂️ c) aos eixos propulsores ✂️ d) aos gêneros consumíveis ✂️ e) aos tripulantes com seus pertences Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q204712 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorDe acordo com a Convenção Internacional sobre Linhas de Carga, a Linha de Carga de Inverno e a Linha de Carga de Verão para Água Doce são indicadas, respectivamente, pelas notações ✂️ a) S e TF ✂️ b) S e WNA ✂️ c) W e F ✂️ d) W e TF ✂️ e) WNA e F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro