Questões de Concursos Rede Sarah Resolva questões de Rede Sarah comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Rede Sarah Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 1Q955376 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Determinados acidentes vasculares cerebrais podem resultar em apraxias que comprometem movimentos básicos necessários ao cotidiano. Uma pessoa, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, apresentou dificuldade grave em articular palavras em sua fala, sendo necessário acompanhamento fonoaudiológico e fisioterapêutico de longo prazo. A região do córtex cerebral mais provavelmente afetada pelo AVC foi ✂️ a) o córtex motor primário. ✂️ b) a área de Wernicke. ✂️ c) o giro pré-frontal. ✂️ d) o hipocampo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 2Q955391 | Enfermagem, COVID19, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé. Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente. ( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar. ( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19. ( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – F – V – F. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – V – V. ✂️ d) F – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 3Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados. O nome técnico dado à área na frente do palco é ✂️ a) ribalta ✂️ b) proscênio. ✂️ c) rotunda. ✂️ d) coxia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 4Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca. A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o) ✂️ a) intensidade da hematose alveolar. ✂️ b) pulsação cardíaca e pressão arterial. ✂️ c) mecanismo de tamponamento do ph sanguíneo. ✂️ d) eficiência da pequena circulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 5Q955403 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade. ✂️ a) Seguir estritamente as coreografias de repertório e técnicas clássicas de balé. ✂️ b) A capacidade de improvisar, criar e explorar movimentos individuais. ✂️ c) Reproduzir coreografias modernas e contemporâneas exatamente como foram ensinadas. ✂️ d) Evitar a fusão de estilos diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 6Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é ✂️ a) colocar alunos com necessidades especiais observando as aulas de dança, focando apenas em alunos sem deficiências. ✂️ b) adaptar e criar atividades de dança para atender às diferentes habilidades e necessidades de todos os alunos, promovendo a participação de todos. ✂️ c) ensinar apenas estilos de dança tradicionais, para atingir a excelência e não considerar a diversidade cultural e as capacidades individuais dos alunos. ✂️ d) ensinar a dança como uma atividade competitiva, para que os melhores dançarinos sejam valorizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 7Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres. Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990. Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança ✂️ a) é o principal recurso possível para educandos entre estágios pré-operacional e operacional de aprendizagem, segundo Piaget, pois separa o cotidiano do artístico. ✂️ b) é uma potência no desenvolvimento de múltiplas inteligências, conforme a teoria de Howard Gardner, e é um recurso valioso para atender às diversas formas de aprender. ✂️ c) organiza os movimentos em categorias segundo os contextos de vida do educando, de acordo com o Comportamentalismo de B. F. Skinner. ✂️ d) é uma potência para a zona de desenvolvimento proximal descrita por Lev Vygotsky, que deve ser conduzida pelo professor na repetição de linhas coreográficas que e moldem o gestual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 8Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento. Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente ✂️ a) a borda dorsal da diáfise do rádio. ✂️ b) a artéria colateral ulnar superior. ✂️ c) os carpos piramidal e pisiforme. ✂️ d) músculos e tendões extensores do polegar e da ulna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 9Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1). Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que ✂️ a) a arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões, e as atividades de lazer. ✂️ b) a dança sempre foi realizada apenas por pessoas com capacidades e habilidades específicas para sua expressão e movimentação. ✂️ c) as danças marcam presença na história geral de cada povo somente nas festas sagradas e religiosas. ✂️ d) os corpos não são capazes de dançar todas as expressões ou estilos por possuírem limitações motoras específicas de sua cultura local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 10Q955421 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é ✂️ a) compreender as alterações neurofisiológicas que podem afetar o controle motor e adaptar as intervenções adequadamente. ✂️ b) apesar das necessidades individuais é necessário aplicar os mesmos métodos eficazes e científicos em todos. ✂️ c) é preciso evitar a prática de atividades motoras para prevenção contra lesões. ✂️ d) focar principalmente na melhoria da força física, sem considerar a coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q955376 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Determinados acidentes vasculares cerebrais podem resultar em apraxias que comprometem movimentos básicos necessários ao cotidiano. Uma pessoa, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, apresentou dificuldade grave em articular palavras em sua fala, sendo necessário acompanhamento fonoaudiológico e fisioterapêutico de longo prazo. A região do córtex cerebral mais provavelmente afetada pelo AVC foi ✂️ a) o córtex motor primário. ✂️ b) a área de Wernicke. ✂️ c) o giro pré-frontal. ✂️ d) o hipocampo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
2Q955391 | Enfermagem, COVID19, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé. Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente. ( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar. ( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19. ( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – F – V – F. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – V – V. ✂️ d) F – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
3Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados. O nome técnico dado à área na frente do palco é ✂️ a) ribalta ✂️ b) proscênio. ✂️ c) rotunda. ✂️ d) coxia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
4Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca. A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o) ✂️ a) intensidade da hematose alveolar. ✂️ b) pulsação cardíaca e pressão arterial. ✂️ c) mecanismo de tamponamento do ph sanguíneo. ✂️ d) eficiência da pequena circulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
5Q955403 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade. ✂️ a) Seguir estritamente as coreografias de repertório e técnicas clássicas de balé. ✂️ b) A capacidade de improvisar, criar e explorar movimentos individuais. ✂️ c) Reproduzir coreografias modernas e contemporâneas exatamente como foram ensinadas. ✂️ d) Evitar a fusão de estilos diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
6Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é ✂️ a) colocar alunos com necessidades especiais observando as aulas de dança, focando apenas em alunos sem deficiências. ✂️ b) adaptar e criar atividades de dança para atender às diferentes habilidades e necessidades de todos os alunos, promovendo a participação de todos. ✂️ c) ensinar apenas estilos de dança tradicionais, para atingir a excelência e não considerar a diversidade cultural e as capacidades individuais dos alunos. ✂️ d) ensinar a dança como uma atividade competitiva, para que os melhores dançarinos sejam valorizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
7Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres. Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990. Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança ✂️ a) é o principal recurso possível para educandos entre estágios pré-operacional e operacional de aprendizagem, segundo Piaget, pois separa o cotidiano do artístico. ✂️ b) é uma potência no desenvolvimento de múltiplas inteligências, conforme a teoria de Howard Gardner, e é um recurso valioso para atender às diversas formas de aprender. ✂️ c) organiza os movimentos em categorias segundo os contextos de vida do educando, de acordo com o Comportamentalismo de B. F. Skinner. ✂️ d) é uma potência para a zona de desenvolvimento proximal descrita por Lev Vygotsky, que deve ser conduzida pelo professor na repetição de linhas coreográficas que e moldem o gestual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
8Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento. Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente ✂️ a) a borda dorsal da diáfise do rádio. ✂️ b) a artéria colateral ulnar superior. ✂️ c) os carpos piramidal e pisiforme. ✂️ d) músculos e tendões extensores do polegar e da ulna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
9Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1). Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que ✂️ a) a arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões, e as atividades de lazer. ✂️ b) a dança sempre foi realizada apenas por pessoas com capacidades e habilidades específicas para sua expressão e movimentação. ✂️ c) as danças marcam presença na história geral de cada povo somente nas festas sagradas e religiosas. ✂️ d) os corpos não são capazes de dançar todas as expressões ou estilos por possuírem limitações motoras específicas de sua cultura local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
10Q955421 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é ✂️ a) compreender as alterações neurofisiológicas que podem afetar o controle motor e adaptar as intervenções adequadamente. ✂️ b) apesar das necessidades individuais é necessário aplicar os mesmos métodos eficazes e científicos em todos. ✂️ c) é preciso evitar a prática de atividades motoras para prevenção contra lesões. ✂️ d) focar principalmente na melhoria da força física, sem considerar a coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro