Questões de Concursos Rede Sarah

Resolva questões de Rede Sarah comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q955391 | Enfermagem, COVID19, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q955392 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Liberação miofascial (LMF) é uma técnica massoterapêutica que tem sido amplamente indicada não só ao alívio de tensões e dores na musculatura esquelética como na prevenção de lesões e miopatias. Segundo Silva & al. (2017), a sugestão é que essa técnica seja realizada em movimentos de cisalhamento entre a pele e a fáscia. A fáscia é entendida como uma rede tensional de tecido conjuntivo, que envolve todas as estruturas do corpo humano, como os músculos, vísceras e endotélio. Como os demais componentes articulares moles tendem a acumular tensões provocadas interna e externamente de forma vagarosa e começam a perder sua funcionalidade. Então, a principal finalidade da técnica de LMF é diminuir as adesões fibrosas nas redes fasciais e, por consequência, reverter a perda de energia da estrutura, após forte estresse mecânico (histerese), possibilitando o retorno da funcionalidade das redes fasciais.

Silva, D.L.; Monteiro, E.R; Corrêa Neto, V.G.; Triani, F.D.S. Efeitos da Liberação Miofascial Sobre a Flexibilidade: uma Revisão Sistemática. J Health Sci 2017; 19(2): 200-4.

A partir das informações do texto, é correto afirmar que a liberação miofascial é uma técnica para otimizar o processo terapêutico em caso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1).

Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento.
Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q955376 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Determinados acidentes vasculares cerebrais podem resultar em apraxias que comprometem movimentos básicos necessários ao cotidiano.
Uma pessoa, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, apresentou dificuldade grave em articular palavras em sua fala, sendo necessário acompanhamento fonoaudiológico e fisioterapêutico de longo prazo.
A região do córtex cerebral mais provavelmente afetada pelo AVC foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q955403 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q955406 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os principais benefícios da prática de dança especificamente para o controle e autorregulação do tônus muscular incluem os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q955421 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q955402 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Isabel Marques (2007) afirma que o ensino da dança na escola vai além de reproduzir danças ou coreografar, é necessário assumir uma postura crítica em relação ao ensino da dança, perpassando por conteúdos amplos e complexos.
Avalie se a dança pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania das seguintes formas:

I. Estudando as coreografias e temas históricos realizados nos balés do século XX.
II. Abordando as questões pertinentes a cada faixa etária, promovendo equilíbrio no corpo e nas relações com respeito consigo e pelo outro.
III. Ensaiando as danças e as temáticas veiculadas pelas redes sociais.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q955398 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Em seu livro A Queda do Céu, Davi Kopenawa cita espíritos chamados xapiri, que conferem força ao combate de doenças e ao bem-viver dos povos da floresta. Esses espíritos se manifestam através da dança.
Segundo a passagem do texto acima, sobre a importância da dança, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q955415 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à maneira como o corpo se move no espaço, considerando fatores como velocidade, direção e nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q955373 | Português, Análise sintática, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a frase em que a nominalização da forma verbal foi feita de forma inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q955378 | Enfermagem, Pele e Anexos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A sudorese, um dos mecanismos básicos de regulação da homeostase, compreende a secreção do suor na superfície externa do corpo por meio de glândulas dérmicas chamadas sudoríparas.
Sobre a sudorese, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q955399 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Sobre as contribuições de povos originários brasileiros a respeito das concepções filosóficas de Natureza e Ciência, está correta a seguinte afirmativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q955395 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Mario de Andrade, em sua magistral obra Danças Dramáticas Brasileiras, registra uma grande quantidade de folguedos, danças e festas brasileiras, onde ritmos, mistérios, comicidade, fé, cores e sabores são vivenciados por todas as comunidades e povoados por onde esteve e registrou. Ele comenta: E fico maravilhado. Está claro que não se trata duma obra-de-arte perfeita como técnica, porém desde muito já percebi o ridículo e a vacuidade da perfeição. Postas em foco inda mais, pela monotonia e vulgaridade do conjunto, surgem coisas dum valor sublime que me comovem até a exaltação.

Fonte: Andrade, Mario. Danças Dramáticas do Brasil. Vol. 227. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002.

Algumas dessas danças dramáticas brasileiras são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.