Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2Q171896 | Informática, Dispositivos de Armazenamento, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

A capacidade de armazenamento de um disco rígido de 160GB em bytes é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1041534 | Informática, Windows Explorer, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

No Windows XP, a tecla de atalho que permite abrir o Windows Explorer é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q47841 | Português, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Texto associado.
Texto: 

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) diz que em 2012 as cidades brasileiras geraram quase 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Lixo é decorrência de consumo, e consumo é termômetro de quanto anda uma economia. De modo geral, quanto mais rica uma população, mais poder de consumo ela tem; logo, mais lixo ela produz. Noruegueses, americanos, suíços e neozelandeses superam os 2,5 kg diários de lixo per capita. A taxa do Brasil, apesar do enriquecimento do País, ainda é menos que a metade disso. Há dez anos, nossa geração de lixo por habitante era de 955 g. Desde então, a população cresceu cerca de 10%, e o volume de lixo subiu 21%. Sinal do aumento do poder de consumo, graças especialmente aos 40 milhões de pessoas que engrossaram a classe média no período. Com isso, dá para sentir o aumento do rastro de bandejas de carne, caixas de leite e sacolas de shopping no caminho. Efeito colateral do enriquecimento. 

Higiene, economia, preservação. Existem motivos para as embalagens existirem, é claro. E também existem profissionais especializados em buscar melhorias nelas, para que sejam mais úteis e menos dispendiosas. Enquanto isso, nós seguimos comprando e consumindo. A Associação Brasileira da Indústria do Plástico prevê que cada pessoa no Brasil consumirá 46 kg de plástico até 2015. Um aumento que acompanha a escalada global. Em 1950, a produção mundial de plástico era de 1,5 milhões de toneladas, coisa à toa. Atualmente, são 265 milhões de toneladas por ano. 

Nos últimos anos, tem gente querendo reverter este lado menos útil e agressivo das embalagens. A maioria ainda são protótipos ou ações temporárias, mas já mostram um caminho. A Wikipearl, uma loja de Paris, vende sorvetes e iogurtes sem nenhuma embalagem plástica. Seus produtos vêm envoltos em uma tecnologia desenvolvida pelos criadores da empresa, que consiste em uma película feita de partículas naturais de comida que não absorve sujeira. Uma embalagem comestível, em suma. A Natura lançou uma linha de produtos cujas embalagens têm 70 % menos plástico. Ano passado o Bob"s embalou seus sanduíches com papel comestível. Todo ano, designers do mundo todo são premiados por criações que reduzem o desperdício, como o sul-coreano Yeong Keun Jeong, que inventou uma embalagem de manteiga com tampa em forma de faca. Mas são medidas pontuais. Ainda falta muito para termos embalagens mais inteligentes e funcionais em grande escala.

                              (Felipe van Deursen, SUPER, dezembro de 2013, p. 74-76, adaptado)
No fragmento Mas são pontuais. Ainda falta muito para termos embalagens mais inteligentes e funcionais em grande escala (Último parágrafo), a força argumentativa do texto está presente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q47842 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q47864 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q47852 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q47851 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento são questões centrais da obra de Vigotski. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo e responda: 

I. Para Vigotski a linguagem possui duas funções básicas: o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
II. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social.
III. Conforme a perspectiva vigotskiana, a fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha ou “pensa alto". 

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q261067 | Português, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Preencha as lacunas do texto com as conjunções adequadas ao contexto e assinale a seqüência correta. Parafraseando um dos executivos mais sensatos que conheci no mundo profissional, "a ética é o freio da ambição". Os seres humanos são capazes de coisas incríveis por dinheiro e poder, ______, na maioria das vezes, a ambição será mais forte que a ética, para desespero dos menos favorecidos politicamente. ________, não se deve perder a esperança, nunca. As relações na vida pessoal e profissional são difíceis, _______ o mundo evolui rapidamente. Existem líderes sensatos e organizações que conseguem conciliar os interesses,______transcendem a ambição e o lucro em nome daquilo que se convém chamar de ética, aliada ao respeito aos indivíduos. (Mendes, Jerônimo. http://www.gestaodecarreira.com.br/ldp/etica/etica-no-trabalho.html. Acessado em 01.08.2008 )

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q47855 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q47846 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo se referem aos fatores básicos do desenvolvimento humano, de acordo com a perspectiva piagetiana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q47858 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa. 

(I) Método Waldorf
(II) Construtivismo de Piaget
(III) Sociointeracionismo de VYgotsky
(IV) Pragmatismo de Dewey
(V) Método Montessoriano 

( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.
( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q47850 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

A alternativa CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q47847 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

A alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q171813 | Matemática, Juros simples, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

Uma pessoa investiu R$ 900,00 durante 2 meses num determinado título de capitalização. Ao final deste período, esta pessoa resgatou R$ 961,00. Qual o valor com a melhor aproximação da taxa mensal de juros que este título de capitalização rendeu?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q47845 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: 

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.
III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q170581 | Informática, Hardware, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

A BIOS é o _____________________ indispensável para o funcionamento de um computador. Escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q47859 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Identifique o autor cuja concepção de didática permeia as bases para uma educação universal, a partir da didática vista como a “arte de ensinar tudo a todos". Sua pedagogia é impregnada de uma forte conotação ético-religiosa para a formação do “homem virtuoso", indicando para isso a necessidade de professores dotados de um bom método de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q254363 | Português, Crase, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Texto associado.

Responda às questões 1 a 8 com base no texto I, a seguir.

Ética no trabalho

O comportamento qualificado como bom ou mal está ligado a maneira de ver e agir de cada pessoa. A ética está ligada a verdade e este é o primeiro passo para aproximar-se do comportamento correto. No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito. Na verdade não há fórmula matemática que nos responda, com toda certeza, qual deve ser a atitude ética diante das circunstâncias que a vida profissional nos impõe, mas na dúvida, decida-se pelo correto. Segundo o filósofo alemão Kant, a única coisa certa em qualquer situação é a "boa vontade", que podemos entender também como boa intenção. Traduzindo em linguagem mais simples, ética é a ciência da moral. E por sua vez, moral é a parte da Filosofia que trata dos costumes e deveres do homem. A missão da ética é explicar a moral efetiva e nesse sentido pode influir na própria moral. A moral é constituída por atos humanos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto. A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos, entre outros membros da comunidade em geral. A conduta do profissional inevitavelmente repercutirá na maneira como ele mesmo será tratado pelos demais, e isso formará uma boa ou má imagem profissional. As falhas éticas no ambiente de trabalho muitas vezes ocorrem por desconhecimento, por ingenuidade, por alienação e por descuido. Ou seja, nem sempre essas falhas estão associadas ao mau caráter do profissional. Na maioria dos esquemas de corrupção, pessoas desavisadas são usadas como vítimas. Além disso, em muitas situações a pessoa pode se envolver em problemas éticos sem dimensionar o resultado futuro de sua conduta inapropriada. A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

(http://www.revistasalute.com.br. Acessado em 24 de julho de 2008)

Julgue como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as assertivas acerca do uso da crase e dos sinais de pontuação no texto.

( ) A ausência da crase em "a maneira..." (1º §) e em "a verdade" (1º §) constitui erro em relação à norma escrita padrão, pois o adjetivo que precede os substantivos femininos exige complemento regido da preposição a.
( ) A presença dos dois pontos, antes de "serviços"( 4º §), antecede a enumeração.
( ) As ocorrências da crase em "à elevação" (1º §) e em "à competência" ( 6º §) se justificam porque, em ambos os casos, tem-se um objeto indireto introduzido pela preposição a.
( ) A ausência da vírgula, após "Na verdade" (2º §), está correta, pois não se separa sujeito de predicado. A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q47843 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.
II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.
III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança. 

A alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.