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1Q958087 | Português, Coesão e coerência, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 1
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, R. Circuito fechado. São Paulo: Globo, 2012.
Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O texto retrata objetos presentes na rotina de um dia na vida de uma pessoa.
( ) A conexão semântica entre as partes do texto é estabelecida por mecanismos de coesão referencial.
( ) A coerência do texto é alcançada pela sequência entre a semântica das palavras, que produz sentido de unidade à narrativa acerca do cotidiano de alguém.
( ) A progressão textual é marcada pela sequência de ações descritas desde levantar da cama pela manhã até retornar para ela à noite.
( ) A relação entre as palavras é estabelecida sempre por vírgulas.
( ) Por inferência, depreende-se que se trata do dia a dia de um homem fumante que trabalha em uma agência de publicidade.
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2Q958088 | Português, Coesão e coerência, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Numere a ordem dos períodos, de modo que assegure coesão e coerência ao parágrafo. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência numérica correta de cima para baixo.


( ) Já no que se refere aos não especialistas, a língua é vista como um conjunto de regras normativas que determinam o seu uso correto.


( ) Uma delas, já apontada por vários linguistas, é o não discernimento entre um sistema de regras, que caracteriza toda e qualquer língua ou variedade de língua, e um conjunto de normas de bem falar e escrever.


( ) Qualquer pessoa com alguma formação no campo dos estudos linguísticos sabe que a palavra “gramática” comporta muitos sentidos e algumas confusões.


( ) Por isso, essa visão se sustenta, predominante entre leigos, em virtude da associação de aspectos da vida prática institucionalmente administrada com ensinamentos obtidos na escola.


( ) Este último, ao limitar-se à chamada escrita culta formal, leva a identificar a fixação de aspectos da língua falada por uma faixa específica da população ‒ nem sempre consistentemente descritos – com a própria língua, identificação que, segundo essa abordagem, justificaria a preocupação prescritiva do gramático.


Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-312X2014000200012. [Adaptado].

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3Q958089 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 2
Caso Boate Kiss: recurso contra anulação de condenações chega ao STF
Por Fernanda Vivas, g1 ‒ Brasília 03/04/2024
O recurso do Ministério Público Federal contra a decisão que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3). O caso chegou ao Supremo após a decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. Em março, o ministro concluiu que o pedido poderia ser admitido e encaminhado à Corte. O recurso propõe a discussão de temas constitucionais, como a plenitude de defesa e a soberania das decisões do júri, além do devido processo legal. O pedido ainda não foi distribuído a um relator. Caberá a este ministro, quando escolhido, tomar as primeiras providências em relação ao processo. Incêndio O incêndio na casa de shows, em janeiro de 2013, causou a morte de 242 pessoas e deixou feridas outras 636. Em dezembro de 2021, o tribunal do júri condenou Elissandro Callegaro Spohr a 22 anos e seis meses de reclusão; Mauro Londero Hoffmann, a 19 anos e seis meses; e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, ambos à pena de 18 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/04/03/caso-boate-kiss-recurso-contra-anulacao-de-condenacoes-chega-ao-stf.ghtml.
A informação principal do texto 2 é:
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4Q958090 | Português, Morfologia, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 3

01 Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual,

02 desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isso, quase; e os todos sacrifícios.

03 Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por que é que é.

GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. In: Ficção completa: Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995, p. 119.


Com base no texto 3 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.

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5Q958091 | Português, Figuras de Linguagem, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 8 Chupa essa manga!!!
De acordo com os dicionários informais você poderá usar essa fala quando se referir a alguém que está com uma difícil tarefa a ser realizada. Algo que até então nunca havia sido feito, ou a que alguém deu início, mas deixou a tarefa enrolada ou pela metade. Então chupa essa manga.
Disponível em: https://nordestinadosaler.com.br/2023/02/chupa-essa-manga. [Adaptado].
Com base no texto 8, assinale a alternativa correta.
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6Q958092 | Português, Análise sintática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 12

A noção de “sujeito”

A noção de “sujeito” como função sintática nasce da seguinte observação: em português (como em muitas outras línguas), um dos papéis temáticos associados ao verbo pode ser elaborado duas vezes: por um dos Sintagmas Nominais (SNs) presentes na oração e, redundantemente, pelo sufixo de pessoa-número do verbo. [...]

Para chegar a uma definição de sujeito, temos que nos perguntar como o usuário da língua o identifica. Note-se que, ao ouvir uma frase, ele não dispõe dos papéis temáticos; precisa partir da sequência sonora. Ele tem pela frente a tarefa de atribuir a cada sintagma o papel temático adequado. E faz isso com base em seu conhecimento prévio, que inclui: (a) a sequência concreta realmente percebida (oralmente ou por escrito); e (b) a valência do verbo da oração, que é a parte de seu conhecimento lexical.


PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 66-69.

Com base no texto 12 e na variedade padrão da língua escrita, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Na oração “Maria, chegou a encomenda do mercado livre”, o sujeito é “a encomenda do mercado livre”.

II. Na oração “Houve um problema no encanamento, Pedro”, o sujeito é “um problema no encanamento”.

III. Na oração “Me ajuda, Joana!”, o sujeito é “Me”.

IV. Na oração “Para mim, está certo isto!”, o sujeito é “isto”.

V. Na oração “Maria e Joana parecem cansadas”, o sujeito é “Maria e Joana”.

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7Q958093 | Português, Proparoxítonas, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Três amigas chamadas Patrícia se associaram para montar uma pizzaria. Elas utilizaram a primeira sílaba do nome delas repetida três vezes para formar o nome do restaurante. Cada uma delas sugeriu uma pronúncia, o que gerou uma discussão de como a palavra deveria ser acentuada:
I. Se a sílaba tônica for o primeiro Pa, a escrita deveria ser Pápapa, pois a palavra seria proparoxítona, e todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
II. Se a sílaba tônica for o segundo pa, a escrita deveria ser Papápa, pois seria o caso de uma paroxítona terminada em a, o que requer o acento.
III. Se a sílaba tônica for o último pa, a escrita deveria ser Papapá, pois a palavra seria uma oxítona terminada em a, devendo obrigatoriamente ser acentuada.
Assinale a alternativa correta.
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8Q958094 | Administração Pública, Governabilidade, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A governança ambiental trata de processos e instituições por meio das quais a sociedade se organiza e toma decisões que afetam o meio ambiente (IPEA, 2016). Trata-se de um conceito relacionado à implementação socialmente aceitável de políticas públicas por abranger a relação entre sociedade, estados, mercados, instituições, políticas e ações governamentais. Nesse contexto, assinale a alternativa que representa o processo de governança ambiental.
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9Q958095 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Qual atividade descrita abaixo se caracteriza como uma ação que contribui para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 – Água Potável e Saneamento?
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10Q958096 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal). Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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11Q958097 | Direito Digital, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Analise as afirmativas sobre assinatura digital de um documento e assinale a alternativa correta.
I. Demanda a assinatura de todas as páginas do documento para garantir a sua autenticidade.
II. Garante a autenticidade do documento impresso.
III. Um carimbo de tempo associado à assinatura garante a sua tempestividade.
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12Q958098 | Noções de Informática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Analise as afirmativas sobre componentes de computadores e periféricos e assinale a alternativa correta.
I. O processador (CPU) é responsável, dentre outras tarefas importantes, por executar as instruções dos programas.
II. A memória RAM do computador é um tipo de memória volátil.
III. Os dispositivos periféricos são dispositivos que se conectam a um computador para expandir suas capacidades ou funcionalidades.
IV. Os discos rígidos e os Solid State Drives (SSDs) são dispositivos de armazenamento secundário não voláteis.
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13Q958099 | Sistemas Operacionais, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a funcionalidade principal do “Gerenciador de Tarefas” do Windows 11?
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14Q958100 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Um município repartirá uma verba no valor de R$ 312.800,00 para três projetos (esportes, artes e leitura) que atendem crianças de 0 a 12 anos, em partes diretamente proporcionais ao número de crianças atendidas. Se o projeto de esportes atende 160 crianças, o projeto de artes, 120 crianças e o de leitura, 180 crianças, então é correto afirmar que:
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15Q958101 | Matemática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em uma pesquisa realizada com funcionários de uma universidade para saber qual o meio de comunicação interna que eles utilizam entre telefone, e-mail e WhatsApp, o resultado foi o seguinte: 45 utilizam telefone, 50 WhatsApp e 26 e-mail; 22 utilizam telefone e WhatsApp; 18 telefone e e-mail; 14 WhatsApp e e-mail; 10 utilizam as três modalidades; e 3 não utilizam nenhuma dessas ferramentas de comunicação. Se um funcionário for escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele utilize telefone e e-mail, mas não utilize WhatsApp é de:
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16Q958102 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A comunicação deficiente é uma das principais fontes de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. Sobre a comunicação organizacional e a comunicação não violenta no contexto de trabalho, assinale a alternativa correta.
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17Q958103 | Direito Administrativo, Princípios das Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em se tratando da Lei no 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu afastamento da licitação ou a invalidação do processo.
II. O reconhecimento de firma será obrigatoriamente exigido, para não haver dúvida de autenticidade.
III. Nas licitações de âmbito internacional, quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, o licitante brasileiro igualmente poderá fazê-lo.
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18Q958104 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os documentos públicos são identificados como frequentes, secundários, transitórios e históricos.

II. Os documentos de valor frequente são inalienáveis e imprescritíveis.

III. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

IV. São públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, bem como por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

V. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

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19Q958105 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em relação às licenças apresentadas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a alternativa correta.
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20Q958106 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Considerando o que dispõe a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.
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