Questões de Concursos UNESP Resolva questões de UNESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UNESP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q682034 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que: ✂️ a) “Os conhecimentos produzidos pela humanidade têm lugar em diferentes setores da sociedade, excetuando-se na escola”. ✂️ b) “Cultura é fonte de desenvolvimento humano”. ✂️ c) “A cultura expressa-se na produção humana elaborada ao longo da história e cada pessoa é um candidato a se apropriar dela para elevar seu processo de desenvolvimento”. ✂️ d) “As formas finais de cultura são elementos essenciais no interior da escola da infância”. ✂️ e) “Nem tudo o que é produzido pela humanidade constitui cultura no seu sentido educativo primordial: organizar a vida para o desenvolvimento humano”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q684882 | Português, Morfologia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a frase incorreta. ✂️ a) Escrevi o bilhete em meia folha de papel pautado. ✂️ b) Você hoje está meia zangada. ✂️ c) Pedrinho ficou meio caído por Zilda. ✂️ d) Com meia banana e meio tomate continuaríamos com fome, você não acha? ✂️ e) A janela ficou meio aberta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q685104 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a oração correta: ✂️ a) O ponto é a intersecção de duas linhas. ✂️ b) As verbas da ação indenizatória serão vultuosas. ✂️ c) Assistimos a uma violenta coalizão entre um automóvel e um ônibus. ✂️ d) O artigo incerto naquela revista de jurisprudência foi lido por todos nós. ✂️ e) Todos apoiaram a ideia, com excessão dos dois novatos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q694344 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração: ✂️ a) Cada atividade pode ser apresentada às crianças sob a forma de convite à realização. ✂️ b) Todo planejamento docente tem alicerces numa teoria – esteja ela clara ou não para a professora ou professor. ✂️ c) O cerne do processo de planejamento é tecer uma carta de intenções sustentada num processo de reflexões que fundamenta as escolhas educativas diariamente. ✂️ d) Articulada com a proposta pedagógica da escola, a carta de intenções fundamenta o trabalho proposto diariamente às crianças. ✂️ e) Elaborar o planejamento requer concebê-lo como peça rígida, em geral abandonada ao longo do processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q690048 | Português, Crase, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a oração incorreta: ✂️ a) Nada tenho a dizer, relativamente à vida dela. ✂️ b) O rapaz já assistiu à conferência. ✂️ c) O assistente técnico assistirá a deputada em sua explanação no plenário. ✂️ d) Por que não obedeces a sinais tão importantes. ✂️ e) Não assisto à filmes em preto-e-branco. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q682057 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos.B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações.C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando. ✂️ a) As alternativas A e B estão corretas ✂️ b) As alternativas A e C estão corretas ✂️ c) As alternativas B e C estão corretas ✂️ d) As alternativas A e B estão incorretas ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q683550 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce.II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam.III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida.IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana. ✂️ a) Todas as afirmativas estão corretas. ✂️ b) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I e II são incorretas. ✂️ d) Apenas a afirmativa III é incorreta. ✂️ e) As afirmativas II, III e IV são incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q688399 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm: ✂️ a) Direito à brincadeira, à movimentação em espaços amplos, à proteção, ao afeto e à amizade. ✂️ b) Direito à inconsciência cultural, racial e religiosa. ✂️ c) Direito a expressar seus sentimentos, à atenção individual e ao contato com a natureza. ✂️ d) Direito a uma alimentação sadia, à higiene e à saúde e a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. ✂️ e) Direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, a uma especial atenção durante seu período de adaptação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q686345 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a alternativa correta gramaticalmente: ✂️ a) O marido infringiu severa surra à mulher e, porisso, responde por crime de lesões corporais. ✂️ b) O ladrão furtou na festa beficiente e ninguém o delatou. ✂️ c) Durante o pleito eleitoral o iminente deputado, que disputava a reeleição, cometeu grave equívoco, que quase lhe custou o cargo. ✂️ d) Tantas exceções constituem um privilégio inadmissível. ✂️ e) Dizem que o acidente foi causado pela tampa do boeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q686133 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano.Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumuladaao longo da história e também produzem cultura.II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) As afirmativas II e III são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I, II e III são corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ e) Unicamente a afirmativa III é correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q682034 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que: ✂️ a) “Os conhecimentos produzidos pela humanidade têm lugar em diferentes setores da sociedade, excetuando-se na escola”. ✂️ b) “Cultura é fonte de desenvolvimento humano”. ✂️ c) “A cultura expressa-se na produção humana elaborada ao longo da história e cada pessoa é um candidato a se apropriar dela para elevar seu processo de desenvolvimento”. ✂️ d) “As formas finais de cultura são elementos essenciais no interior da escola da infância”. ✂️ e) “Nem tudo o que é produzido pela humanidade constitui cultura no seu sentido educativo primordial: organizar a vida para o desenvolvimento humano”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q684882 | Português, Morfologia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a frase incorreta. ✂️ a) Escrevi o bilhete em meia folha de papel pautado. ✂️ b) Você hoje está meia zangada. ✂️ c) Pedrinho ficou meio caído por Zilda. ✂️ d) Com meia banana e meio tomate continuaríamos com fome, você não acha? ✂️ e) A janela ficou meio aberta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q685104 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a oração correta: ✂️ a) O ponto é a intersecção de duas linhas. ✂️ b) As verbas da ação indenizatória serão vultuosas. ✂️ c) Assistimos a uma violenta coalizão entre um automóvel e um ônibus. ✂️ d) O artigo incerto naquela revista de jurisprudência foi lido por todos nós. ✂️ e) Todos apoiaram a ideia, com excessão dos dois novatos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q694344 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração: ✂️ a) Cada atividade pode ser apresentada às crianças sob a forma de convite à realização. ✂️ b) Todo planejamento docente tem alicerces numa teoria – esteja ela clara ou não para a professora ou professor. ✂️ c) O cerne do processo de planejamento é tecer uma carta de intenções sustentada num processo de reflexões que fundamenta as escolhas educativas diariamente. ✂️ d) Articulada com a proposta pedagógica da escola, a carta de intenções fundamenta o trabalho proposto diariamente às crianças. ✂️ e) Elaborar o planejamento requer concebê-lo como peça rígida, em geral abandonada ao longo do processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q690048 | Português, Crase, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a oração incorreta: ✂️ a) Nada tenho a dizer, relativamente à vida dela. ✂️ b) O rapaz já assistiu à conferência. ✂️ c) O assistente técnico assistirá a deputada em sua explanação no plenário. ✂️ d) Por que não obedeces a sinais tão importantes. ✂️ e) Não assisto à filmes em preto-e-branco. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q682057 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos.B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações.C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando. ✂️ a) As alternativas A e B estão corretas ✂️ b) As alternativas A e C estão corretas ✂️ c) As alternativas B e C estão corretas ✂️ d) As alternativas A e B estão incorretas ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q683550 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce.II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam.III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida.IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana. ✂️ a) Todas as afirmativas estão corretas. ✂️ b) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I e II são incorretas. ✂️ d) Apenas a afirmativa III é incorreta. ✂️ e) As afirmativas II, III e IV são incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q688399 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm: ✂️ a) Direito à brincadeira, à movimentação em espaços amplos, à proteção, ao afeto e à amizade. ✂️ b) Direito à inconsciência cultural, racial e religiosa. ✂️ c) Direito a expressar seus sentimentos, à atenção individual e ao contato com a natureza. ✂️ d) Direito a uma alimentação sadia, à higiene e à saúde e a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. ✂️ e) Direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, a uma especial atenção durante seu período de adaptação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q686345 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Assinale a alternativa correta gramaticalmente: ✂️ a) O marido infringiu severa surra à mulher e, porisso, responde por crime de lesões corporais. ✂️ b) O ladrão furtou na festa beficiente e ninguém o delatou. ✂️ c) Durante o pleito eleitoral o iminente deputado, que disputava a reeleição, cometeu grave equívoco, que quase lhe custou o cargo. ✂️ d) Tantas exceções constituem um privilégio inadmissível. ✂️ e) Dizem que o acidente foi causado pela tampa do boeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q686133 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano.Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumuladaao longo da história e também produzem cultura.II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) As afirmativas II e III são incorretas. ✂️ c) As afirmativas I, II e III são corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas são incorretas. ✂️ e) Unicamente a afirmativa III é correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro