Questões de Concursos UNIVALI

Resolva questões de UNIVALI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q899618 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor, que é analisado através da prática (Oliveira, 2010). Uma das fases da aprendizagem motora (Gallahue e Ozmun, 2001) é aquela que: "É um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes". [Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos /16/5/aprendizagem-motora-na-educao-bsica. Acesso: 27/09/2024].
A fase, cujas características estão descritas acima, é a chamada fase da Aprendizagem Motora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q898857 | Biologia, Esponjas e Cnidários, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Existem três tipos morfológicos de esponjas: asconoide, siconoide e leuconoide. No tipo asconoide, o fluxo de água de dentro do organismo é mais lento que nos demais, pois a espongiocele é mais ampla em relação à superfície ocupada pelos coanócitos. Quais adaptações os demais grupos tiveram para o aumento do fluxo de água? Julgue os itens a seguir:
I.Aumento da área ocupada pelos coanócitos. II.Redução da espongiocele. III.Presença de amebócitos flagelados.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q900071 | Biologia, Briófitas e Pteridófitas, Professor Ciências, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Nas samambaias, a planta inteira, com raízes, caule e grandes folhas, corresponde ao esporófito. Sobre o ciclo das pteridófitas, assim como no de outras traqueófitas, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q898842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao iniciar o Ensino Fundamental, as crianças já possuem vivências sobre o mundo natural e tecnológico. Essas experiências devem servir como base para atividades que valorizem sua curiosidade e colaboração, aprofundando seu entendimento científico sobre temas como o mundo, o corpo, a saúde e o bem-estar, em consonância com os princípios das Ciências da Natureza.
É necessário destacar que, especialmente nos dois primeiros anos da escolaridade básica, quando o foco principal é o processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q898888 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a Metodologia do Ensino de Geografia, qual das seguintes práticas pedagógicas é mais eficaz para promover a compreensão crítica dos alunos sobre as interações sociais e ambientais em diferentes contextos geográficos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898861 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma das importâncias das plantas é o cultivo com interesse econômico. A reprodução assexuada mantém o patrimônio genético constante ao longo das gerações, por isso, é utilizada para produzir grandes quantidades de uma mesma planta, mantendo as suas características de interesse comercial. Dentre essas técnicas, destaca-se aquela em que se faz um pequeno corte em um ramo, colocando nesse local terra úmida envolta por um saco, ou uma lata, preso ao ramo, deixando até enraizar e, então, separa-se o ramo com as raízes, plantando-o em seguida.
Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Bio 2. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

Essa técnica é conhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q900072 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor Ciências, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os organismos transgênicos são geneticamente modificados de modo a apresentar material genético de outras espécies. Sobre esse processo, faça a correta representação da ordem de ocorrência processual da produção de uma planta transgênica usando a bactéria Agrobacterium tumefaciens:


I.O plasmídeo é inserido na bactéria.


II. As células modificadas da planta são cultivadas e formam a planta transgênica.


III. O gene de interesse é isolado do DNA de uma espécie de organismo e inserido no plasmídeo.


IV. Em meio de cultura, ocorre a passagem do plasmídeo recombinante para o DNA da célula da planta.


V. As bactérias transgênicas são transferidas para meios de cultura contendo as células da planta a ser modificada.


Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − mundo tecnológico e ciências aplicadas. São Paulo: Editora Moderna, 2020.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q899857 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O mito e a espiritualidade estão profundamente interligados nas diferentes tradições culturais ao redor do mundo. Os mitos servem como uma forma de explicar a relação entre o humano, o divino e o cosmos, enquanto a espiritualidade aborda a experiência pessoal e a busca pelo sagrado. Considerando essa relação entre mito e espiritualidade, assinale a alternativa que melhor caracteriza o papel dos mitos na construção da espiritualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q898848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao explorar o pensamento espacial e os métodos de pesquisa geográfica, os alunos podem entender as diferenças no uso de recursos, disputas geopolíticas e desigualdades socioeconômicas em diferentes contextos. O ensino de Geografia, fundamentado em valores éticos, promove o respeito à diversidade e incentiva a resolução de problemas cotidianos, em conformidade com as competências gerais da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que organiza o conteúdo em níveis crescentes de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais, que expressam diferentes aspectos do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos operacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q899640 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A avaliação formativa e a avaliação somativa desempenham papéis distintos no processo educacional. Qual das seguintes situações melhor exemplifica uma prática de avaliação formativa em sala de aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q898887 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma análise espacial, é fundamental compreender a relação entre localização, orientação e fusos horários. Com base nisso, considere a seguinte situação: um grupo de pesquisadores planeja uma expedição que cruzará diferentes fusos horários e, para garantir a comunicação eficaz entre os membros, é essencial que todos estejam cientes da localização exata e das coordenadas geográficas de cada ponto de parada. Qual das seguintes afirmações reflete corretamente essa relação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q899861 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As igrejas, enquanto instituições religiosas, desempenham papéis sociais, políticos e culturais importantes ao longo da história. Elas moldam não apenas a vida espiritual, mas também influenciam questões de poder e organização social. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I. As igrejas protestantes, ao se expandirem no Brasil ao longo do século XX, mantiveram um caráter exclusivamente religioso, evitando qualquer envolvimento direto com questões sociais ou políticas, especialmente em contextos de desigualdade.


II. A Igreja Católica, através da Teologia da Libertação, promoveu uma reinterpretação do cristianismo, propondo um engajamento ativo nas lutas sociais, particularmente na América Latina, o que lhe trouxe tanto apoio de movimentos populares quanto críticas internas.


III. A separação entre igreja e Estado, consolidada em diversas democracias modernas, garante que as igrejas, independentemente de sua denominação, não exerçam mais influência sobre políticas públicas, sendo limitadas a questões espirituais.


IV. As igrejas neopentecostais no Brasil têm desempenhado um papel crescente na política, especialmente por meio da formação de bancadas parlamentares evangélicas, que buscam implementar valores morais e éticos baseados em sua doutrina religiosa na legislação.


Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q899726 | Geografia, Categorias de Análise da Geografia, Professor Geografia, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A produção do espaço é um conceito fundamental na Geografia que envolve a maneira como os espaços são transformados e organizados por processos sociais, econômicos e culturais. Analise as afirmativas a seguir sobre a produção do espaço e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A produção do espaço considera apenas fatores naturais, desconsiderando a influência das atividades humanas.


(__) O conceito de produção do espaço analisa como as atividades humanas moldam e reorganizam o espaço geográfico ao longo do tempo.


(__) As transformações espaciais ocorrem exclusivamente em áreas urbanas, não afetando o espaço rural.


(__) A produção do espaço é um processo dinâmico que pode ser influenciado por mudanças sociais, culturais e econômicas.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q898847 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O pesquisador russo Vygotsky fez uma importante contribuição para o entendimento da aquisição de conhecimento. Segundo ele, o desenvolvimento das funções cognitivas da criança começa no ambiente familiar e depois se torna um processo individual. O que a criança consegue fazer sozinha é chamado de desenvolvimento real, enquanto aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outra pessoa é denominado desenvolvimento potencial.
O educador precisa identificar o nível em que a criança se encontra para, assim, propor atividades que a ajudem a avançar de um nível para outro, pois a distância entre esses dois níveis é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q898849 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Um dos principais objetivos da disciplina de História no Ensino Fundamental é promover a independência de pensamento e a compreensão de que as ações das pessoas estão ligadas ao período e ao local em que vivem, seja para preservar ou alterar costumes e comportamentos. O reconhecimento da diversidade de sujeitos e narrativas estimula o pensamento analítico, a autonomia e prepara os alunos para o exercício da cidadania.
A busca pela autonomia também exige o reconhecimento das bases da epistemologia da História.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse reconhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q899620 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considere as assertivas acerca da Inclusão na Educação Física Escolar e identifique as corretas.

I. A inclusão nas aulas de Educação Física deve ser pautada pelo respeito a todos os alunos. O professor deve primar pela equiparação de oportunidades e respeito as diferenças, rompendo com o foco apenas na performance esportiva competitiva.
II. A Educação Física inclusiva deve favorecer positivamente o aluno, levando em consideração sua singularidade e reforçando a necessidade de manter um ambiente acolhedor para todos os alunos.
III. A promoção de uma perspectiva inclusiva visa, entre outros, o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e motor, oportunizando uma participação efetiva nas aulas, desconsiderando às necessidades e a diversidade inerentes a cada indivíduo.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q898855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma professora está realizando uma avaliação diagnóstica de seus alunos para identificar em qual nívelde escrita eles estão. Ela pediu que escrevessem a palavra "COMIDA". O primeiro aluno escreveu "OIA" e o segundo aluno escreveu "CMA". Com base nessa análise, a professora pode concluir que os alunos estão no nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q898892 | Geografia, Conceitos Demográficos, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No estudo da Geografia, a análise dos conceitos demográficos, econômicos e políticos é essencial para entender as dinâmicas sociais em diferentes regiões. Em um relatório sobre uma nação em desenvolvimento, os pesquisadores observaram um crescimento populacional acelerado, altos índices de desemprego e um aumento da desigualdade social. Qual das seguintes afirmações melhor relaciona esses conceitos demográficos, econômicos e políticos na interpretação da situação analisada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q899728 | Geografia, Categorias de Análise da Geografia, Professor Geografia, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Metodologia do Ensino de Geografia, a construção do pensamento espacial é fundamental para o desenvolvimento das competências geográficas nos alunos. Considerando as estratégias pedagógicas mais eficazes para essa construção, avalie as assertivas abaixo:


I. O uso de imagens de satélite e mapas digitais possibilita aos alunos uma visualização realista e dinâmica dos fenômenos geográficos, favorecendo uma leitura crítica do espaço geográfico.


II. A aprendizagem significativa ocorre quando o professor transmite os conteúdos de forma expositiva, priorizando a memorização de conceitos como fronteiras, bacias hidrográficas e relevo.


III. As metodologias ativas, como projetos interdisciplinares e o uso de estudos de caso, são eficazes para que os alunos compreendam a relação entre os elementos físicos e sociais do espaço.


IV. A roteirização de aulas exclusivamente teóricas, com foco no conteúdo de livros didáticos, é mais eficiente para a construção do raciocínio espacial do que o uso de atividades práticas, como o trabalho de campo.


Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q900079 | Biologia, Biologia como ciência, Professor Ciências, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

"A Bioética constitui o novo semblante da ética científica", segundo afirma Diego Gracia, catedrático de História da Medicina e diretor do primeiro programa de mestrado em Bioética da Europa, na Universidade Complutense de Madri. É preciso contar com alguns princípios que ajudem os profissionais a decidir e agir corretamente, pois a ciência, embora sendo a grande esperança, se apresenta também como uma grande ameaça para a vida humana.


Fonte: CLOTET, Joaquim. Por que bioética?. Revista bioética, v. 1, n. 1, 1993.


Atualmente, o termo bioética assume como conceito uma das opções dispostas abaixo, marque-a corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.