A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, contempla, inicialmente, a construção do
sujeito. O processo tem início quando a criança toma
consciência da existência de um “Eu” e de um
“Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um
método de conhecimento, uma maneira pela qual o
indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a
capacidade de administrar a sua vontade de maneira
autônoma, como parte de uma família, uma
comunidade e um corpo social.
Considerando a BNCC e o ensino da História, anos
iniciais do Ensino Fundamental, avalie as afirmativas
a seguir.
I. Do 1º ao 5º ano, as habilidades trabalham com
diferentes graus de complexidade, mas o objetivo
primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e
do “Nós”.
II. 3º e no 4º ano contemplam-se a noção de lugar em
que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com
ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a
vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento,
também são analisados processos mais longínquos
na escala temporal, como a circulação dos primeiros
grupos humanos.
III. no 5º ano a ênfase está em pensar a diversidade dos
povos e culturas e suas formas de organização. A
noção de cidadania, com direitos e deveres, e o
reconhecimento da diversidade das sociedades
pressupõem uma educação que estimule o convívio e
o respeito entre os povos.
É correto o que se afirma em
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