Para fins de acessibilidade, consideram-se “barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação” (BRASIL, 2015). Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta as principais barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência visual nas bibliotecas universitárias.
✂️ a) Carência de equipamentos e softwares específicos para pessoas com deficiência visual (sistemas leitores de documentos eletrônicos desenvolvidos para acesso às tecnologias de comunicação e informação) e de acervo impresso (braile) e digital (livro falado). ✂️ b) Disponibilização de recursos personalizados para comunicação alternativa: impressos, pranchas de comunicação no formato digital (computadores, tablets e celulares) e vocalizadores. ✂️ c) Ausência de produtos e serviços compatíveis, como: telefone com texto – TDD, sistemas de alerta/alarme luminoso nos banheiros e em outros locais da biblioteca e inexistência de placas e legendas que permitam a visualização do acervo. ✂️ d) Falta de instalações adequadas para receber pessoas cegas e com baixa visão e problemas ocasionados por insuficiência de sistemas de comunicação lumínicos e/ou visuais, dentro e no entorno da biblioteca. ✂️ e) Desinteresse das pessoas com deficiência visual em frequentar ambientes acadêmicos, como as bibliotecas, apesar dos modernos acervos digitais instalados no setor para produção e disseminação do conhecimento do braile, libras táteis, tadoma e outros recursos de Tecnologia Assistiva.