Questões de Concursos Administrador Escolar

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1Q981468 | Pedagogia, Elementos indispensáveis da gestão democrática, Administrador Escolar, Prefeitura de Campos Novos, UNESC, 2025

Uma escola está localizada em um bairro com altos índices de violência. A comunidade escolar tem se mostrado preocupada com a segurança dos alunos e dos profissionais, e a diretora busca uma solução. Considerando os princípios da gestão democrática, qual a alternativa que apresenta a ação MAIS adequada a ser tomada pela diretora?
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2Q988464 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é fundamental como um mecanismo de gestão, pois serve como um guia que orienta as práticas educativas, organizando os objetivos, metodologias e avaliações de forma alinhada à identidade da instituição.
Assinale a alternativa correta que contemple um dos elementos que compõem o PPP e que contribui para que ele atue como um mecanismo de gestão.
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3Q988465 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contempla um conjunto de serviços, atividades, estratégias e produção de recursos pedagógicos e de acessibilidade, proporcionando o atendimento de acordo com a necessidade de cada estudante. Sobre os exemplos de AEE, analise as afirmativas.
1- Ensino de: sistema Braille, soroban, orientação e mobilidade e atividades de vida autônoma no âmbito escolar, leitores de tela e recursos sonoros com programas com síntese de voz;
2- Produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos genéricos com base em textos para salas de alunos especiais;
3- Indicação para aquisição e adequação de mobiliário escolar e de cadeiras de rodas, em parceria com profissionais da área da assistência social e saúde;
4- Orientação aos/às professores/as e demais integrantes da escola na elaboração de atividades e recursos e na organização da rotina no cotidiano escolar, de acordo com as peculiaridades de cada estudante com TEA, bem como a utilização de estratégias objetivando o desenvolvimento das habilidades cognitivas: Função Executiva, Teoria da Mente e Jogos simbólicos.
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4Q988466 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) têm como objetivo garantir uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino. Em relação à autonomia curricular das instituições de ensino, como as DCNs orientam o equilíbrio entre a flexibilidade curricular e o cumprimento de diretrizes nacionais?
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5Q988467 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sabemos que Política Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) são fundamentais para a organização do sistema educacional brasileiro, estabelecendo metas, princípios e responsabilidades que garantem o direito à educação de qualidade para todos.
Sobre ambos os documentos, analise as afirmativas.
1. A educação básica é composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e a obrigatoriedade da educação básica se estende até o fim do ensino médio, independentemente, da idade do aluno;
2. A gestão democrática do ensino público, prevista na LDB, implica a participação da comunidade escolar e da sociedade civil na elaboração e execução das políticas educacionais, além do controle social sobre a administração da educação;
3. A formação de professores para a educação básica deve ser realizada em instituições de ensino superior qualificada, sendo vedada a formação em nível técnico ou em cursos de formação continuada;
4. A LDB estabelece que a educação deve promover a formação para o trabalho, o desenvolvimento da capacidade crítica e a valorização da diversidade cultural, respeitando as diferentes realidades sociais e regionais do Brasil.

Assinale a alternativa correta.
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6Q988468 | Pedagogia, Legislação da Educação, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da Educação é fundamental para promover a valorização da diversidade, combater o racismo e construir uma educação mais inclusiva, ao reconhecer a contribuição histórica, social e cultural dos povos africanos e afrodescendentes na formação da identidade nacional.
De acordo com as Legislações de Ensino e Políticas Educacionais Brasileiras que torna obrigatória a inclusão da temática da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da Educação Básica, assinale a alternativa correta.
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7Q988469 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre identidades e configuração do processo educativo, analise as afirmativas e assinale a correta.
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8Q988470 | Pedagogia, Gestão Escolar, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Administrador Escolar deve garantir o funcionamento eficaz da instituição de ensino. Diante dessa afirmativa e sobre as funções do Administrador Escolar, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
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9Q988471 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) apresenta uma visão integrada da educação. Nesse contexto, qual das alternativas reflete adequadamente o compromisso dessa proposta em relação à diversidade e à inclusão?
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10Q988472 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação tem como objetivo central a promoção de um sistema educacional inclusivo e de qualidade. Quais são os principais instrumentos normativos que orientam sua implementação no Brasil?
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11Q988473 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que além de refletir a identidade da escola e orientar suas práticas é um instrumento de gestão que desempenha um papel estratégico ao alinhar as diversas dimensões da escola. Considerando a sua elaboração e função, qual das alternativas descreve de forma mais completa o papel do PPP no contexto da gestão democrática?
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12Q988474 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A importância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na educação está no potencial que ambas têm para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
A esse respeito, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona distintos elementos e conceitos que compõem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
COLUNA 1
1. INTERDISCIPLINARIDADE 2. TRANSDISCIPLINARIDADE
COLUNA 2
( ) Vai além da mera conexão entre disciplinas, propondo uma integração profunda que transcende os limites das áreas de conhecimento.
( ) Sua importância na educação inclui a promoção de uma visão integrada e global do conhecimento.
( ) Promove o intercâmbio teórico e metodológico, ou seja, a aplicação de conhecimentos de uma ciência em outra.
( ) Propõe o rompimento de paradigmas e modelos das disciplinas acadêmicas, tendo em vista as novas exigências da sociedade.
( ) Caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.
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13Q988475 | Pedagogia, Ética Profissional, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A administração escolar desempenha um papel fundamental na formação de um ambiente educativo ético e responsável. Analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre administração escolar e ética profissional e assinale a alternativa correta.
I. A ética profissional na administração escolar implica não apenas em seguir normas e regulamentos, mas também em cultivar valores como respeito, transparência e justiça nas relações interpessoais entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor;
II. A tomada de decisões na administração escolar deve ser pautada apenas em dados quantitativos, uma vez que a objetividade numérica minimiza a subjetividade e os conflitos éticos que podem surgir em situações de gestão de recursos e conflitos de interesse;
III. A administração escolar ética exige que os gestores sejam proativos na identificação e resolução de conflitos de interesse, além de garantir que todos os membros da equipe sejam tratados de maneira equitativa, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada;
IV. A formação contínua em ética para os profissionais da educação é desnecessária, pois os princípios éticos são universais e já estão implícitos nas diretrizes legais que regem a educação, não exigindo uma reflexão crítica sobre a prática cotidiana.
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14Q988476 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Os conteúdos curriculares da Educação Básica devem ser organizados de forma a promover o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo não apenas o conhecimento acadêmico, mas também competências socioemocionais, valores éticos e culturais, em consonância com a Legislação de Ensino e Políticas Educacionais Brasileiras. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as afirmativas a seguir sobre o Art. 27, que aborda as diretrizes que devem ser observadas nos conteúdos curriculares da educação básica:
1. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
2. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
3. Orientação para o trabalho;
4. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.

Assinale a alternativa correta.
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15Q988477 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A legislação de ensino é importante, pois estabelece o arcabouço legal e normativo que garante o direito à educação de qualidade, orienta as práticas e assegura a organização e o funcionamento do sistema educacional em todo o país. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) assinale a alternativa correta que identifica uma das regras comuns para a organização da educação infantil estabelecida pelo Art. 31, da referida lei.
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16Q988478 | Pedagogia, Gestão Escolar, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O administrador escolar deve desempenhar múltiplas funções essenciais para o bom funcionamento da escola. Sobre as atribuições e competências do administrador na gestão escolar analise as afirmativas e assinale a correta.
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17Q988479 | Pedagogia, Educação Especial, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação especial é abordada de maneira significativa na Política Nacional de Educação do Brasil, principalmente através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que orienta os objetivos, princípios e as diretrizes para o atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Rede Regular de Ensino.
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18Q988480 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Quilombola e a Educação Afro-brasileira são vertentes importantes das políticas educacionais no Brasil, voltadas para o reconhecimento, a valorização e o resgate da história e cultura afro-brasileira e quilombola, com foco em promover uma educação inclusiva e combater o racismo. A Educação Escolar Quilombola, como campo da política educacional, tem como um dos seus objetivos:
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19Q988481 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE Leis e seus objetivos, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação estão interligados. Qual das afirmativas abaixo apresenta um dos aspectos que está diretamente relacionado ao papel do Plano Nacional de Educação (PNE) no contexto da Política Nacional de Educação?
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20Q988482 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual é o processo de formação considerado pela Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) que se dá ao longo do percurso formativo, que exige organização institucional da escola quanto a objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação que considera uma linha de efetiva continuidade, de modo que o/a estudante, ao final do Ensino Fundamental, seja capaz de compreender o mundo a seu redor, tanto quanto de preparar-se para participar de transformações desse mundo, refletindo sobre sua própria condição como sujeito em relações – histórica, cultural e socialmente situadas– com os outros e com os meios físico e social?
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