Questões de Concursos: Agente de Apoio e Inclusão Escolar

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1 Q900484 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O ensino de História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes

2 Q900482 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Qual categoria conceitual é definida como a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos? “Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias.” (PISA, 2012). Como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é por meio da objetivação deste conceito que se pode assegurar aos alunos a possibilidade de “reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição)” (BRASIL, 2017, p. 266).

3 Q900491 | Pedagogia, Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa com deficiência, condicionando a matrícula

4 Q900486 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Como os componentes Educação Física e Arte deverão ser objetivados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental?

5 Q900487 | Pedagogia, Piaget, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

À luz da teoria piagetiana, o desenvolvimento psicossocial da criança está subordinado ao

6 Q900494 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:

7 Q900483 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O Art. 210 da Constituição Federal de 1988 determina que o ensino fundamental regular será ministrado em língua

8 Q900492 | Pedagogia, Educação Sexual: na família, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O portal G1 publicou matéria, em setembro de 2023, que apresentou importantes informações sobre a educação sexual nas escolas. Orienta-se neste texto, que a abordagem deste ensino precisa ser sempre lúdica e, para exemplificar, apresentou-se o exemplo de uma prática desenvolvida em uma escola em Caxias do Sul (RS), por professoras que realizaram uma atividade divertida para ensinar as crianças de 3 a 10 anos, denominada “semáforo do toque”. A atividade utilizou-se de bonecos e as docentes mostraram quais partes do corpo recebem o “sinal vermelho” – são os órgãos genitais, que só podem ser tocados pelos pais e mães, por exemplo, como na hora do banho. “A gente explica quem pode mexer ali na hora de ajudar na higiene, para eles terem noção de privacidade e de autocuidado”, explicou uma psicóloga e orientadora educacional dos anos iniciais da escola. Outra orientação é que atividades de educação sexual sejam feitas pela escola desde que comunicadas previamente para as famílias dos alunos. No caso do “semáforo do toque”, por exemplo, “os pais ficaram tranquilos quando viram que nada daquilo despertaria para o sexo, e sim ajudaria na prevenção”, diz a professora Fernanda.
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/09/15/educacao-sexual-na-escola-pode-evitar-casos-de-abuso-saiba-oque-as-criancas-devem-aprender.ghtml. Acesso em 21/9/2024.
Ao realizar uma atividade dentro dos moldes apresentados no texto acima, na forma de projeto de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras da escola, seja ela multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou com temas transversais, pode-se indicar, sem prejuízo a outras propostas de construção dos objetivos, que um dos objetivos deste projeto de educação sexual para crianças de 3 a 10 anos de idade identifica-se com:

9 Q900485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Por força de norma específica, a organização curricular da educação brasileira deve contar com um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. Este bloco pedagógico remente

10 Q900488 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Ana Teberosky defendeu a importância dos nomes próprios no processo de alfabetização de crianças. Para essa pensadora construtivista, o “conhecimento do próprio nome tem duas consequências importantes: em primeiro lugar, é uma escrita ‘livre de contexto’, quer dizer, uma escrita de interpretação estável, que não depende das vicissitudes do contexto, e, em segundo lugar, é uma escrita que facilita uma informação sobre a ordem não aleatória dentro do conjunto de letras” (TEBEROSKY, 2008, p. 34). A partir dessa defesa, se constitui uma das clássicas propostas de trabalho pedagógico com os nomes, que pode ser sintetizada da seguinte maneira:
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