Questões de Concursos: Agente de Apoio Educacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Agente de Apoio Educacional. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q957703 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para fazer um churrasco em família Seu Getúlio comprou 2,8 quilos de alcatra e pagou o total de R$ 139,44 nesta compra. Com base nesta informação o valor pago por quilo desta carne é igual a:

2 Q886940 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Na creche que contempla tanto o cuidado quanto a educação da criança, é importante no planejamento da recreação, contemplar as atividades:

I - Ao ar livre.
II - Físicas, artísticas e sociais.

III - Unicamente direcionadas.
IV - Exclusivamente sensoriais.

Está correto o que se afirma em:

3 Q889928 | Informática, Redes Sociais, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

No âmbito das redes sociais, uma das mais importantes quando o objetivo é busca de referências por imagens, e possui alto potencial de aproximação de marcas e consumidores, é ótimo para gerar tráfego para o site e converter visitantes em vendas. Esta rede é:

4 Q886934 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A promoção da igualdade racial na Educação Infantil é fundamental para criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as crianças. São práticas promotoras da igualdade racial na Educação Infantil:

I - Focar exclusivamente em uma única cultura ou grupo étnico, minimizando a diversidade étnico-racial presente na sala de aula.
II - Ignorar comentários, piadas ou comportamentos preconceituosos por parte das crianças sem abordar ou corrigir esses comportamentos.
III - Abordar situações nas quais as crianças possam compreender que as diferenças de cor, cabelo e tipo de nariz não significam inferioridade.
IV - Incluir materiais, livros, brinquedos e recursos visuais que representem a diversidade étnico-racial em sala de aula.

Está correto o que se afirma em:

5 Q886935 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Os momentos de higiene pessoal dos bebês e das crianças pequenas são tão importantes quanto às demais atividades da rotina. Para integrar práticas de educar e cuidar durante esses momentos, é necessário:

I - Manter uma comunicação afetuosa conversando suavemente, cantando ou fazendo gestos carinhosos.
II - Dedicar atenção individualizada a cada bebê, reconhecendo suas necessidades e respondendo de acordo.
III - Limitar os momentos de asseio apenas para fins de desinfecção desconsiderando o vínculo emocional.
IV - Realizar as tarefas mantendo uma abordagem impessoal evitando possíveis estranhamentos a criança.


Está correto o que se afirma em:

6 Q886930 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Para promover o brincar intencional com os bebês na creche, é necessário:

I - Criar um ambiente seguro e acolhedor que estimule o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo.
II - Proporcionar interações padronizadas pouco estimulantes independente do estágio de desenvolvimento.
III - Limitar as interações dos cuidadores com os bebês, deixando-os explorar o ambiente completamente sozinhos.
IV - Oferecer uma variedade de brinquedos e materiais adequados à idade e ao estágio de desenvolvimento.
V - Proporcionar estímulos adequados ao desenvolvimento, como interações afetuosas e brincadeiras suaves.

Está correto o que se afirma em:

7 Q886926 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade consideram os eixos interações e a brincadeira como pilares que proporcionam as crianças:

I - Explorarem o mundo ao seu redor, experimentando papéis sociais, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
II - Desenvolverem habilidades de comunicação, expressão verbal em detrimento das motoras e cognitivas pois a brincadeira serve apenas para entretenimento.
III - Estabelecerem vínculos com adultos e outras crianças, desenvolvendo o senso de pertencimento e conexão com sua comunidade.
IV - Aprenderem sobre a diversidade, respeito mútuo e aceitação da diferença, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
V - Compreenderem as atividades mais acadêmicas e formais, sem preocupação com a natureza exploratória da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

8 Q886937 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A importância de trabalhar a higiene oral é conhecer e compreender os benefícios de uma boa escovação, pois se trata de uma prática diária e indispensável ao desenvolvimento da criança, e é um hábito que deve ser ensinado deste os primeiros anos de vida. Para conscientizar as crianças de 4 e 5 anos a fazerem uma escovação correta é necessário estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal, como escovar:

I - Os dentes ao acordar, após o café da manhã, depois do almoço, após o jantar e antes de dormir.
II - Todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha de modo suave para frente e para trás.
III - Eventualmente até que as crianças tenham todos os dentes de leite e ir ao dentista primeiro.
IV - Primeiro limpando as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior.
V - Usando adstringentes bucais regularmente desde tenra idade para fortalecer os seus dentes.

Está correto o que se afirma em:

9 Q957709 | Atualidades, Atualidades do ano de 2024, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Em outubro de 2024, faleceu uma das personalidades mais icônicas da televisão brasileira. Conhecido por sua voz grave e inconfundível, ele apresentou por décadas um dos telejornais mais importantes do país, tornando-se uma referência em jornalismo e narração. Sua trajetória profissional deixou um legado na comunicação nacional. Qual das alternativas abaixo se refere a essa pessoa?

10 Q957724 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

De acordo com o art. 54.do ECA, “É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente”:

I - Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II - Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. III - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
IV - Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016).
V - Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
VI - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
VII - Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
VIII - Atendimento e promoção a criança para a aprendizagem de vários idiomas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.