Questões de Concursos Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras

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1Q1015016 | Libras, Educação dos Surdos, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

Fernandes (2007) diz que no processo de avaliação educacional de alunos surdos destaca-se a necessidade de uma avaliação alternativa que considere os aspectos da gramática de Libras e sua influência na aprendizagem da língua portuguesa escrita. Neste momento, o intérprete de libras
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2Q1015017 | Libras, Educação dos Surdos, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

O intérprete de libras educacional precisa conhecer a história da educação de surdos para situar sua prática e avaliar como suas decisões interpretativas afetam o modelo de educação estabelecido na instituição de trabalho. As teorias educacionais para o ensino de surdos em ordem cronológica são:
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3Q1015018 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

A análise de traduções indica que, ao transpor um texto para outro, requer-se que o profissional realize escolhas e decisões sobre estratégias utilizadas para o percurso do texto fonte para o texto alvo. Francis Albert (1998) identificou treze estratégias, as quais ele denomina modalidades. Na modalidade decalque, o intérprete realiza
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4Q1015012 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

Rosa (2008) afirma que para o exercício da profissão de intérprete de libras são necessários três requisitos básicos: conhecimento sobre surdez, domínio da língua de sinais e da língua portuguesa e bom nível de cultura. No quesito conhecimento sobre a surdez, o intérprete deve ser capaz de
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5Q1015015 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

O espaço de sinalização é um dos aspectos contrastivos entre línguas de sinais e línguas orais. Segundo Liddell (2008), há três tipos de espaço de sinalização em relação ao uso de referentes, os quais são:
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6Q1015013 | Libras, Educação dos Surdos, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

O status de língua aplicada à forma de comunicação das comunidades surdas no mundo só teve reconhecimento científico na década de 1960. Segundo Quadros (2004), os linguistas conseguiram constatar que as Línguas de Sinais se caracterizam por serem
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7Q1015019 | Libras, Educação dos Surdos, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

A Lei n. 12.319/2010 reconhece o exercício da profissão dos Intérpretes de Libras no Brasil. O decreto n. 5.626/2005 regulamenta a Lei n. 10.436/2002 ao dispor sobre o ensino, a formação e a difusão da Libras. Quanto à formação dos Intérpretes de Libras, qual é a discrepância que há entre a Lei n. 12.319/2010 e o Decreto n. 5.626/2005?
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8Q1015011 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

Texto associado.

Leia o excerto a seguir e responda à questão.


Os intérpretes existem desde a antiguidade, assim como os tradutores, com quem são frequentemente confundidos; o tradutor trabalha com a palavra escrita, o intérprete com a palavra falada.

PAGURA, Reynaldo. A interpretação de conferências: interfaces com a tradução escrita e implicações para a formação de intérpretes e tradutores. DELTA, São Paulo, v.19, n.spe, p. 209-236, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_ arttext&pid=S010244502003000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 maio 2019.

O intérprete de libras que atua no contexto educacional intermedia a comunicação de sujeitos surdos e não surdos. Considerando o excerto e as atividades exercidas pelo intérprete de libras na escola, qual é o termo adequado para nomeá-lo?
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9Q1015014 | Libras, Educação dos Surdos, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

A Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) é uma das propostas de registro escrito da libras e de outras línguas de sinais. O processo de alfabetização e letramento de alunos surdos deve considerar
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10Q1015010 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Agente de Apoio Educacional Intérprete de Libras, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

Texto associado.

Leia o excerto a seguir e responda à questão.


Os intérpretes existem desde a antiguidade, assim como os tradutores, com quem são frequentemente confundidos; o tradutor trabalha com a palavra escrita, o intérprete com a palavra falada.

PAGURA, Reynaldo. A interpretação de conferências: interfaces com a tradução escrita e implicações para a formação de intérpretes e tradutores. DELTA, São Paulo, v.19, n.spe, p. 209-236, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_ arttext&pid=S010244502003000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 maio 2019.

O traduzir e o interpretar, o tradutor e o intérprete e a tradução e a interpretação são polos que se entrelaçam, ao mesmo tempo em que se distinguem. No excerto apresentado, o autor argumenta que a distinção reside entre
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