Questões de Concursos Agente de Apoio Escolar

Resolva questões de Agente de Apoio Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q890713 | Português, Morfologia, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Observe o texto abaixo, retirado de um dicionário de curiosidades sobre o Rio de Janeiro:
“ABERTURA DOS PORTOS – Monumento erigido na Praia do Russel, em comemoração ao Decreto de D. João VI, em 28/01/1808, determinando a abertura dos portos, medida que acarretou a integração do Brasil no comércio exterior. Este monumento, de bronze, é constituído por duas imagens de mulher, simbolizando o “Comércio” e a “Navegação”. O referido monumento, foi obra de Eugène Benet, escultor francês”.
Os termos destacados abaixo, precedidos da preposição DE, em que essa preposição mostra o mesmo valor semântico, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q890714 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que mostra uma impropriedade léxica, ou seja, um emprego inadequado da expressão “graças a”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q890715 | Português, Morfologia, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que o valor semântico da preposição ANTE é diferente do das demais frases.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q890716 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que a substituição da locução sublinhada por um termo equivalente foi feita de forma adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q890717 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na maioria das frases, a palavra ainda mostra valor semântico de tempo. Assinale a frase – retirada do romance A Mão e a Luva, de Machado de Assis – que mostra esse valor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q890718 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase que não mostra uma antítese, ou seja, dois vocábulos de sentido oposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q890719 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As frases a seguir mostram formas do verbo TER. Assinale a frase em que a substituição dessas formas por outro verbo de valor semântico mais específico é feita de forma adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q890720 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que o vocábulo MAIS mostra valor de término ou cessação de uma ação ou estado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q890721 | Informática, Editor de Textos, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No editor de textos Microsoft Word, que pertence à suíte de aplicativos Office, é bastante comum o uso da opção de JUSTIFICAR, que se refere à formatação de parágrafos.
Essa opção causa o efeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q890722 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No sistema operacional Windows as extensões podem informar ao sistema operacional qual aplicativo deve ser aberto para visualizar ou alterar um determinado tipo de arquivo.
A extensão .MP4 representa um arquivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q890723 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao tentar criar um arquivo no sistema operacional Microsoft Windows 10 em português, um usuário recebeu uma mensagem de erro afirmando ser um nome de arquivo inválido.

Entre os nomes de arquivo abaixo aquele que é válido neste sistema operacional é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q890724 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao se completar a operação de deletar um arquivo que se encontra na Lixeira do Windows ocorre o seguinte resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q890725 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sabe-se hoje que o desenvolvimento infantil, o aprendizado e o bem-estar da criança dependem da garantia e da manutenção de diversos fatores.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Condições de segurança inadequadas nos ambientes escolar e doméstico.
II. Alimentação insuficiente para as exigências nutricionais do organismo.
III. A condição de pessoa com deficiência, seja física, sensorial ou intelectual.
São obstáculos para o desenvolvimento infantil o que é indicado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q890726 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“João era conhecido por sua natureza extrovertida e participativa, mas começou a exibir mudanças em seu comportamento. Na escola, ele, que era ativo e engajado, passou a evitar interações com colegas e a mostrar uma falta de interesse pelas atividades de sala de aula. Em casa, seus pais observaram que ele passou a ter dificuldades para dormir e se tornou irritadiço.”
A situação acima descreve um problema de ordem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q890727 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Uma escola localizada num bairro repleto de desafios sociais tinha o muro frequentemente vandalizado pelos alunos, mas ganhou nova vida quando os supostos ‘vândalos’ foram convidados a pintá-lo livremente. Sob orientação artística, transformaram o muro em um mural que expressava suas histórias e sonhos.”
O trecho acima descreve a solução encontrada por uma escola para um problema de comportamento entre os alunos. Essa solução teve o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q890728 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os conceitos básicos relativos à higiene de ambientes e pessoas às respectivas definições:
1. Assepsia
2. Antissepsia
3. Esterilização
4. Desinfecção
( ) Eliminação de micro-organismos patogênicos, mas não necessariamente de todos, em objetos inanimados.
( ) Processo pelo qual todos os microrganismos são destruídos através de métodos físicos ou químicos.
( ) Aplicação de agentes químicos em tecidos vivos para reduzir a possibilidade de infecção, sepse ou putrefação.
( ) Conjunto de medidas adotadas para prevenir a introdução de microrganismos em um local ou tecido.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q890729 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Grande parte das famílias brasileiras tem dificuldades para distinguir entre os alimentos saudáveis e os alimentos não-saudáveis, como é o caso dos ultraprocessados.
Com relação ao tema, analise os itens a seguir:
I. Achocolatados, bebidas lácteas e cereais matinais.
II. Morangos, tomates e saladas de verduras.
III. Bisnaguinhas, bolos recheados e pão de forma.
Assinale a opção que indica somente alimentos ultraprocessados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q890730 | Pedagogia, PSE, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Ministério da Saúde busca conscientizar as comunidades escolares sobre o problema das doenças contagiosas que persistem no Brasil apesar de existirem ferramentas de prevenção e controle.
Relacione as doenças com suas respectivas formas de prevenção na escola:
1. Doença de Chagas
2. Malária
3. Raiva
4. Tracoma
( ) Eliminação de águas paradas que favoreçam a reprodução de mosquitos.
( ) Incentivo às práticas de higiene facial e das mãos, evitando compartilhamento de objetos pessoais.
( ) Educação dos alunos sobre formas de evitar a provocação de animais como cães e gatos.
( ) Conscientização dos alunos sobre as etapas de produção de alimentos como o açaí.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q890731 | Pedagogia, PSE, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Especialistas apontam que, já desde o primeiro dente, os responsáveis precisam investir na saúde bocal das crianças. Também a escola precisa ter esse cuidado com a primeira dentição, dada a importância dos dentes de leite.
As opções a seguir descrevem essa importância, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q890732 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Durante o recreio em uma escola primária, um aluno começa a se engasgar enquanto come sua merenda. Ele tosse fracamente, não consegue falar, está agitado e segura a garganta com as mãos.”
Diante da situação descrita, a ação correta a ser tomada por um adulto presente é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.