Questões de Concursos Agente de Inclusão Escolar

Resolva questões de Agente de Inclusão Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q956348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em um ambiente escolar, o trabalho em equipe é essencial para a realização das tarefas e o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse sentido, uma prática fundamental entre os profissionais que atuam na escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q956349 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao atender os pais ou responsáveis para conversar sobre o desenvolvimento do aluno, uma atitude dos educadores que melhor reflete as boas práticas de atendimento e comunicação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q956350 | Pedagogia, Ética Profissional, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

No ambiente escolar, a postura ética e cidadã reflete-se em atitudes que respeitam os direitos de todos e promovem o bem comum. Nesse sentido, uma ação adequada do Agente de Inclusão Escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q956351 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola de educação infantil da rede pública municipal, durante os horários de entrada e saída, é necessária uma atenção especial dos funcionários cuja atribuição é coordenar esse processo. Assim sendo, um procedimento adequado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q956352 | Pedagogia, PSE, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola estadual da rede pública, depois que os estudantes terminam de comer o lanche, os funcionários responsáveis pelo processo de higienização passam nas mesas um determinado produto que destrói os germes na superfície. Essa prática dos funcionários é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q956353 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

No contexto escolar, ao dialogar com as crianças, o tom de voz e os modos de falar com elas têm grande importância. Nesse sentido, uma prática adequada de comunicação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q956354 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola pública, com relação à disciplina dos alunos dentro e fora de sala de aula, uma abordagem apropriada para promover um ambiente de respeito e desenvolvimento socioemocional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q956355 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Tanto as famílias quanto os educadores precisam estar atentos ao processo de desenvolvimento das crianças, observando se não ocorre algum tipo de atraso. Para isso, é importante que conheçam informações básicas das teorias do desenvolvimento infantil. Por exemplo: conforme essas teorias, de um modo geral, as crianças conseguem andar apoiando-se em móveis ou segurando a mão de uma pessoa e falar palavras como “mamãe” e “papai” entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q956356 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Por ser uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, o movimento deve ser estimulado e valorizado nas creches e pré-escolas públicas, instituições de educação infantil. Nesse sentido, compete a elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q956357 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a socialização e a autonomia das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. Nas instituições públicas de educação infantil, entre as crianças, a brincadeira de ______________ possibilita às crianças criarem cenários imaginários nos quais podem explorar diferentes papéis sociais e vivências do mundo real.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q956358 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola pública municipal, uma criança que estava brincando no balanço do playground desequilibrou-se e caiu, ocasionando algumas escoriações superficiais nos joelhos. Considerando os procedimentos básicos de primeiros socorros, as ações mais adequadas para o atendimento imediato dessa criança são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q956359 | Pedagogia, PSE, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, ocorreu uma palestra sobre o auxílio e a orientação às crianças em relação à alimentação. Nessa palestra, Gláucia, Agente de Inclusão Escolar, aprendeu, corretamente, que crianças com doença celíaca são intolerantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q956360 | Pedagogia, PSE, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Desde pequenas, as crianças precisam aprender a cuidar de sua própria higiene bucal, adotando práticas que garantam a limpeza dos dentes e da gengiva. Nesse sentido, nas instituições públicas de educação infantil, uma orientação adequada para a prática de escovação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q956361 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação ao transporte de materiais e objetos pessoais de alunos portadores de necessidades educacionais especiais dentro da escola, considerando as necessidades específicas do estudante, a prática mais adequada que o Agente de Inclusão Escolar deve adotar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q956362 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na escola pública, ao apoiar uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula, uma prática adequada para promover a inclusão e o desenvolvimento dela é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q956363 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola pública municipal, o Agente de Inclusão Escolar notou que uma criança apresentava hematomas e lesões no corpo. Ele comunicou imediatamente o caso ao diretor da escola.

Conforme a Lei Federal nº 8.069/90, artigo 56, em casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q956364 | Legislação Federal, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na escola, Pedro, um menino de 10 anos de idade, sofre com um tipo específico de intimidação sistemática (bullying). Diariamente, os colegas que estudam com ele buscam ignorá-lo e isolá-lo, excluindo-o sempre de brincadeiras e de outras formas de interação.

Conforme a Lei nº 13.185/2015, artigo 3º, essa intimidação sistemática é classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q956365 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva da inclusão escolar, ao abordar a questão da identidade e das diferenças na escola, Ropoli (2010) defende o ponto de vista de que as identidades são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q956366 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Conforme a Constituição Federal, artigo 206, o ensino será ministrado com base no seguinte princípio, entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q956367 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei nº 2.963/2021, artigo 2º , o estabelecimento de ensino, creche ou similar, deverá capacitar seu corpo docente e equipe de apoio para acolher a criança e o adolescente com deficiência ou doença crônica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.