Início Questões de Concursos Agente de Segurança Socioeducativo Resolva questões de Agente de Segurança Socioeducativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Agente de Segurança Socioeducativo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q51658 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNuma sala há 30 homens, o que corresponde a 60% do total de pessoas da sala, entre homens e mulheres. O número que representa 30% das mulheres dessa sala é igual a: ✂️ a) 6 ✂️ b) 15 ✂️ c) 20 ✂️ d) 8 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q51659 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCOs números da sequencia 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,..., estão escritos numa sequencia lógica. Desse modo, o 86° termo dessa sequencia é: ✂️ a) 4 ✂️ b) 3 ✂️ c) 2 ✂️ d) 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q51657 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTrês netos irão dividir uma herança. O primeiro vai receber 2/3 dessa herança, o segundo 2/7 e o restante vai ficar para o terceiro neto. A fração que representa parte da herança que ficará para o terceiro neto é: ✂️ a) 6/10 ✂️ b) 20/21 ✂️ c) 1/21 ✂️ d) 4/21 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q51660 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCA negação lógica da frase “Maurício comprou um notebook ou Paula não foi à escola” é dada por: ✂️ a) Maurício não comprou um notebook ou Paula foi à escola. ✂️ b) Se Maurício não comprou um notebook, então Paula foi à escola ✂️ c) Maurício não comprou um notebook e Paula não foi à escola. ✂️ d) Maurício não comprou um notebook e Paula foi à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q51669 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Ao observar a concordância verbal em “Fui eu quem criou a terra”, conclui-se que: ✂️ a) o pronome relativo “quem” é sujeito do verbo “criou”. ✂️ b) os dois verbos estão fexionados na mesma pessoa gramatical. ✂️ c) se fosse usado “que” no lugar de “quem”, não haveria alteração na concordância. ✂️ d) o pronome “eu” é sujeito das duas orações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q51673 | Direito Constitucional, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNÃO é privativo de brasileiro nato, o cargo de: ✂️ a) Ministro do Superior Tribunal de Justiça. ✂️ b) Carreira Diplomática ✂️ c) Ministro de Estado da Defesa. ✂️ d) Oficial das Forças Armadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q51663 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”No verso “Essa dor doeu mais forte”, pode-se perceber a presença de uma figura de linguagem denominada: ✂️ a) ironia ✂️ b) pleonasmo ✂️ c) comparação ✂️ d) metonímia Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q51695 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCA execução dos Planos de Atendimento Socioeducativo será acompanhada: ✂️ a) Pelo Poder Judiciário e Ministério Público. ✂️ b) Pelos Poderes Legislativos federal, estaduais, distrital e municipais, por meio de suas comissões temáticas pertinentes. ✂️ c) Pelos Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. ✂️ d) Pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q51679 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCAs decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de: ✂️ a) 10 (dez) dias. ✂️ b) 8 (oito) dias. ✂️ c) 5 (cinco) dias. ✂️ d) 3 (três) dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q51684 | Direito Penal, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC“A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.” Trata-se de causa de aumento de pena prevista para o crime de: ✂️ a) Concussão. ✂️ b) Prevaricação. ✂️ c) Peculato. ✂️ d) Corrupção passiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q51694 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCO Estatuto da Criança e do Adolescente NÃO considera crime, a prática de: ✂️ a) Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente. ✂️ b) Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. ✂️ c) Descumprir, injustificadamente, prazo fxado no Estatuto da Criança e do Adolescente em benefício de adolescente privado de liberdade. ✂️ d) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em fagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q51667 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”As aspas, na segunda estrofe, foram utilizadas para: ✂️ a) dar ênfase ao que se diz. ✂️ b) introduzir um discurso que não é do enunciador. ✂️ c) indicar que os termos estão empregados em sentido figurado. ✂️ d) marcar uma conotação irônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q51662 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”O vocábulo “entristecido”, presente na terceira estrofe, é um exemplo de: ✂️ a) palavra composta ✂️ b) palavra primitiva ✂️ c) palavra derivada ✂️ d) neologismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q51696 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCAs epidemias e doenças infecciosas, que eram as principais causas de morte entre os jovens há cinco ou seis décadas atrás: ✂️ a) Continuam sendo a principal causa de morte entre jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos no Brasil. ✂️ b) Foram rapidamente substituídas pelos altos índices de homicídios ocorridos em disputas territoriais, conflitos de fronteira, raciais ou étnicos. ✂️ c) Permanecem crescendo, sendo acompanhadas pela grande mortalidade decorrente de homicídios, cujos números vêm crescendo em virtude da ausência de estratégias de desarmamento. ✂️ d) Foram sendo progressivamente substituídas pelas denominadas causas externas, principalmente, acidentes de trânsito e homicídios. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q51683 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNÃO é atribuição específica do Agente de Segurança Socioeducativo, prevista no Decreto Estadual nº 44.371/2006: ✂️ a) Vistoriar periodicamente os alojamentos. ✂️ b) Efetuar a revista em funcionários e vistoria em seus pertences. ✂️ c) Zelar pela ordem, disciplina e segurança no interior dos centros de internação. ✂️ d) Acompanhar as crianças durante as refeições. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q51666 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Os versos “Lá a seca castigava/ Mas o pouco que eu plantava” são relacionados por um conectivo que apresenta sentido de: ✂️ a) conclusão ✂️ b) explicação ✂️ c) adição ✂️ d) oposição Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q51680 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCDe acordo com a Lei Estadual nº 15.302/2004, NÃO é requisito necessário à progressão do Agente de Segurança Socioeducativo: ✂️ a) Encontrar-se em efetivo exercício ✂️ b) Ter recebido duas avaliações satisfatórias de desempenho individual desde a sua progressão anterior, nos termos das normas legais pertinentes. ✂️ c) Ter cumprido o interstício de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau. ✂️ d) Comprovação da escolaridade mínima exigida para o grau ao qual o servidor pretende a progressão, se houver. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q51692 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC“Editar normas complementares para a organização e funcionamento dos programas do seu Sistema de Atendimento Socioeducativo.” Essa atribuição prevista expressamente na Lei Federal nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é outorgada: ✂️ a) Aos Municípios. ✂️ b) Aos Estados e ao Distrito Federal. ✂️ c) À União. ✂️ d) À Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q51665 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Em “Lá eu trabalhei também”, o termo em destaque pode ser classificado, sintaticamente, como: ✂️ a) adjunto adverbial ✂️ b) adjunto adnominal ✂️ c) objeto direto ✂️ d) complemento nominal Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q51690 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCDe acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a: ✂️ a) Três meses, junto a associações sem fins lucrativos, entidades religiosas e escolas, bem como em programas comunitários ou não-governamentais. ✂️ b) Um ano, junto a entidades educacionais, órgãos da Administração Pública e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas sociais ou governamentais. ✂️ c) Seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. ✂️ d) Doze meses, junto a entidades benefcentes de assistência social, com ou sem fins lucrativos, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas mantidos por entidades religiosas. 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1Q51658 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNuma sala há 30 homens, o que corresponde a 60% do total de pessoas da sala, entre homens e mulheres. O número que representa 30% das mulheres dessa sala é igual a: ✂️ a) 6 ✂️ b) 15 ✂️ c) 20 ✂️ d) 8 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q51659 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCOs números da sequencia 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,..., estão escritos numa sequencia lógica. Desse modo, o 86° termo dessa sequencia é: ✂️ a) 4 ✂️ b) 3 ✂️ c) 2 ✂️ d) 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q51657 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTrês netos irão dividir uma herança. O primeiro vai receber 2/3 dessa herança, o segundo 2/7 e o restante vai ficar para o terceiro neto. A fração que representa parte da herança que ficará para o terceiro neto é: ✂️ a) 6/10 ✂️ b) 20/21 ✂️ c) 1/21 ✂️ d) 4/21 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q51660 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCA negação lógica da frase “Maurício comprou um notebook ou Paula não foi à escola” é dada por: ✂️ a) Maurício não comprou um notebook ou Paula foi à escola. ✂️ b) Se Maurício não comprou um notebook, então Paula foi à escola ✂️ c) Maurício não comprou um notebook e Paula não foi à escola. ✂️ d) Maurício não comprou um notebook e Paula foi à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q51669 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Ao observar a concordância verbal em “Fui eu quem criou a terra”, conclui-se que: ✂️ a) o pronome relativo “quem” é sujeito do verbo “criou”. ✂️ b) os dois verbos estão fexionados na mesma pessoa gramatical. ✂️ c) se fosse usado “que” no lugar de “quem”, não haveria alteração na concordância. ✂️ d) o pronome “eu” é sujeito das duas orações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q51673 | Direito Constitucional, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNÃO é privativo de brasileiro nato, o cargo de: ✂️ a) Ministro do Superior Tribunal de Justiça. ✂️ b) Carreira Diplomática ✂️ c) Ministro de Estado da Defesa. ✂️ d) Oficial das Forças Armadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q51663 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”No verso “Essa dor doeu mais forte”, pode-se perceber a presença de uma figura de linguagem denominada: ✂️ a) ironia ✂️ b) pleonasmo ✂️ c) comparação ✂️ d) metonímia Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q51695 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCA execução dos Planos de Atendimento Socioeducativo será acompanhada: ✂️ a) Pelo Poder Judiciário e Ministério Público. ✂️ b) Pelos Poderes Legislativos federal, estaduais, distrital e municipais, por meio de suas comissões temáticas pertinentes. ✂️ c) Pelos Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. ✂️ d) Pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q51679 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCAs decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de: ✂️ a) 10 (dez) dias. ✂️ b) 8 (oito) dias. ✂️ c) 5 (cinco) dias. ✂️ d) 3 (três) dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q51684 | Direito Penal, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC“A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.” Trata-se de causa de aumento de pena prevista para o crime de: ✂️ a) Concussão. ✂️ b) Prevaricação. ✂️ c) Peculato. ✂️ d) Corrupção passiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q51694 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCO Estatuto da Criança e do Adolescente NÃO considera crime, a prática de: ✂️ a) Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente. ✂️ b) Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. ✂️ c) Descumprir, injustificadamente, prazo fxado no Estatuto da Criança e do Adolescente em benefício de adolescente privado de liberdade. ✂️ d) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em fagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q51667 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”As aspas, na segunda estrofe, foram utilizadas para: ✂️ a) dar ênfase ao que se diz. ✂️ b) introduzir um discurso que não é do enunciador. ✂️ c) indicar que os termos estão empregados em sentido figurado. ✂️ d) marcar uma conotação irônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q51662 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”O vocábulo “entristecido”, presente na terceira estrofe, é um exemplo de: ✂️ a) palavra composta ✂️ b) palavra primitiva ✂️ c) palavra derivada ✂️ d) neologismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q51696 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCAs epidemias e doenças infecciosas, que eram as principais causas de morte entre os jovens há cinco ou seis décadas atrás: ✂️ a) Continuam sendo a principal causa de morte entre jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos no Brasil. ✂️ b) Foram rapidamente substituídas pelos altos índices de homicídios ocorridos em disputas territoriais, conflitos de fronteira, raciais ou étnicos. ✂️ c) Permanecem crescendo, sendo acompanhadas pela grande mortalidade decorrente de homicídios, cujos números vêm crescendo em virtude da ausência de estratégias de desarmamento. ✂️ d) Foram sendo progressivamente substituídas pelas denominadas causas externas, principalmente, acidentes de trânsito e homicídios. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q51683 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCNÃO é atribuição específica do Agente de Segurança Socioeducativo, prevista no Decreto Estadual nº 44.371/2006: ✂️ a) Vistoriar periodicamente os alojamentos. ✂️ b) Efetuar a revista em funcionários e vistoria em seus pertences. ✂️ c) Zelar pela ordem, disciplina e segurança no interior dos centros de internação. ✂️ d) Acompanhar as crianças durante as refeições. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q51666 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Os versos “Lá a seca castigava/ Mas o pouco que eu plantava” são relacionados por um conectivo que apresenta sentido de: ✂️ a) conclusão ✂️ b) explicação ✂️ c) adição ✂️ d) oposição Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q51680 | Legislação Estadual, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCDe acordo com a Lei Estadual nº 15.302/2004, NÃO é requisito necessário à progressão do Agente de Segurança Socioeducativo: ✂️ a) Encontrar-se em efetivo exercício ✂️ b) Ter recebido duas avaliações satisfatórias de desempenho individual desde a sua progressão anterior, nos termos das normas legais pertinentes. ✂️ c) Ter cumprido o interstício de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau. ✂️ d) Comprovação da escolaridade mínima exigida para o grau ao qual o servidor pretende a progressão, se houver. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q51692 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC“Editar normas complementares para a organização e funcionamento dos programas do seu Sistema de Atendimento Socioeducativo.” Essa atribuição prevista expressamente na Lei Federal nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é outorgada: ✂️ a) Aos Municípios. ✂️ b) Aos Estados e ao Distrito Federal. ✂️ c) À União. ✂️ d) À Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q51665 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCTexto associado.Cidadão (Zé Ramalho) Compositor: Lúcio Barbosa Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado “Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio, moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente Vem pra mim toda contente “Pai, vou me matricular” Mas me diz um cidadão “Criança de pé no chão Aqui não pode estudar” Essa dor doeu mais forte Por que é que eu deixei o norte? Eu me pus a me dizer Lá a seca castigava Mas o pouco que eu plantava Tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena E o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse “Rapaz deixe de tolice Não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas E na maioria das casas Eu também não posso entrar”Em “Lá eu trabalhei também”, o termo em destaque pode ser classificado, sintaticamente, como: ✂️ a) adjunto adverbial ✂️ b) adjunto adnominal ✂️ c) objeto direto ✂️ d) complemento nominal Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q51690 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFCDe acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a: ✂️ a) Três meses, junto a associações sem fins lucrativos, entidades religiosas e escolas, bem como em programas comunitários ou não-governamentais. ✂️ b) Um ano, junto a entidades educacionais, órgãos da Administração Pública e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas sociais ou governamentais. ✂️ c) Seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. ✂️ d) Doze meses, junto a entidades benefcentes de assistência social, com ou sem fins lucrativos, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas mantidos por entidades religiosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro