Questões de Concursos: Agente Educador do Programa Caminhos

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1 Q954801 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

As propostas pedagógicas para a Educação Infantil de crianças pertencentes a populações rurais devem contemplar a (o):

I. planejamento de atividades que explorem a relação das crianças com o território e as práticas culturais locais.

II. adaptação do cronograma escolar às necessidades da comunidade, como períodos de colheita ou pesca.

IV. disponibilização de materiais lúdicos que valorizem as especificidades ambientais da comunidade local.

V. uniformização do ensino a padrões nacionais, independentemente das especificidades culturais.

Está CORRETO o que se afirma em:

2 Q954803 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Marta é uma agente educadora que trabalha com crianças de três a cinco anos em uma comunidade rural. Em suas atividades, ela incentiva os alunos a explorarem o ambiente ao seu redor, realizando tarefas como identificar plantas, animais e sons da natureza.

Com base na abordagem adotada por Marta, é CORRETO afirmar que, as atividades realizadas:

3 Q954806 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João é uma criança de 2 anos que durante as atividades diárias, demonstra grande curiosidade ao explorar objetos com diferentes formas e texturas, utiliza as mãos para manipular peças de encaixe e frequentemente imita as ações dos colegas e educadores, como guardar brinquedos e bater palmas após as canções. Ele sempre responde com expressões de alegria e entusiasmo quando é chamado pelo nome ou incentivado a participar de brincadeira em grupo.

Considerando o contexto e as etapas do desenvolvimento infantil, podemos afirmar que, João:

4 Q954805 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Na educação infantil, a avaliação tem como objetivo principal acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, no registro das observações e na análise contínua do progresso individual, o agente educador deve:

I. articular observações descritivas com análises qualitativas, destacando como as crianças respondem às propostas pedagógicas.

II. registrar situações de aprendizagem em diferentes contextos, utilizando múltiplas formas de documentação, descrições, fotografias e portfólios.

III. emitir relatórios sobre os avanços individuais nas atividades propostas, evitando anotações de dificuldades visando estimular o desenvolvimento integral.

IV. valorizar a observação contínua e intencional, documentando de forma reflexiva os progressos e as interações.

V. documentar de maneira genérica os aspectos gerais do comportamento das crianças, sem detalhamento de suas interações ou dificuldades.

Está CORRETO o que se afirma em:

5 Q954808 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com Wajskop (2012), a brincadeira constitui uma atividade social infantil que transcende o significado cotidiano e oferece uma oportunidade educativa única, especialmente para crianças de 4 a 5 anos. Com base no pressuposto acima e nas especificidades da Educação Infantil do Campo, assinale a alternativa CORRETA em relação ao conceito de brincadeira simbólica e a vivência cultural.

6 Q954800 | Pedagogia, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ferramenta essencial para estruturar práticas que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Sobre a elaboração do planejamento de aula, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas
( ) O planejamento deve ser flexível e intencional, permitindo que o educador faça ajustes em função das respostas das crianças durante a execução das atividades.
( ) É adequado que o planejamento priorize habilidades isoladas, como coordenação motora ou linguagem, sem integrar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
( ) No planejamento da educação infantil, o uso do brincar deve ser uma estratégia central, pois proporciona experiências significativas que estimulam o desenvolvimento integral.
( ) A avaliação de resultados padronizados e mensuráveis deve ser a prioridade do planejamento, garantindo que todas as crianças alcancem o mesmo nível de desempenho.
( ) A contextualização do planejamento em relação à realidade sociocultural das crianças é indispensável para tornar as experiências pedagógicas mais significativas e inclusivas.
( ) Um planejamento eficiente deve incluir atividades variadas que respeitem o ritmo individual das crianças e estimulem a curiosidade, a criatividade e a interação social.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:

7 Q954804 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma turma de crianças de cinco anos, o educador propôs uma brincadeira em que os alunos deveriam montar estruturas com blocos de diferentes tamanhos e cores. Cada criança foi incentivada a colaborar com os colegas para formar uma estrutura maior e depois a descrever sua construção, explicando o motivo de sua escolha. Nesse contexto, podemos afirmar que, essa atividade promove o desenvolvimento:

I. da memorização de padrões predefinidos de montagem, priorizando a reprodução de modelos.

II. motor, ao estimular a coordenação motora fina no manuseio dos blocos.

III. social e afetivo, trabalho em equipe e a valorização de diferentes ideias.

IV. de habilidades como resolução de problemas, a classificação e a organização de elementos.

V. de conceitos matemáticos avançados como a montagem e as abstrações geométricas.

Está CORRETO o que se afirma em:

8 Q954799 | Pedagogia, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

A educação na primeira infância tem sido reconhecida como etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças. É neste período que se formam as bases do desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional. Nesse contexto, a prática pedagógica CORRETA para atender a educação infantil do campo, é:

9 Q954802 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João é uma criança de cinco anos, que tem sido alvo de apelidos depreciativos por parte de seus colegas devido às condições de sua vestimenta e por sua família viver da pesca artesanal. Essas ofensas verbais geraram em João comportamentos retraídos e uma queda significativa em sua participação nas atividades escolares.

Diante dessa situação, para combater as práticas de bullying entre as crianças, é necessário:

10 Q954807 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com os marcos do desenvolvimento infantil, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.


1ª coluna:

A - 0 a 1 ano.

B - 1 a 2 anos.

C - 2 a 3 anos.

D - 3 a 4 anos

E - 4 a 5 anos.


2ª coluna:

( ) Desenvolvimento do pensamento simbólico e início da criação de histórias imaginárias.


( ) Exploração ativa do ambiente e desenvolvimento de permanência do objeto.


( ) Curiosidade crescente com a manipulação de objetos e imitação de ações.


( ) Consolidação da linguagem como principal meio de interação e perguntas sobre o mundo ao redor.


( ) Capacidade de resolver problemas simples e maior controle de atenção em atividades específicas.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

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