Questões de Concursos Agente Técnico Legislativo Especializado

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1Q21776 | Português, Interpretação de Textos, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
Espaço e tempo modernos

Nota-se nos romances mais representativos do século XX uma modificação análoga à que sucedeu com a pintura moderna, modificação que parece ser essencial à estrutura do modernismo. À eliminação do espaço ou da ilusão do espaço, na pintura, parece corresponder, no romance, a da sucessão temporal. A cronologia e a continuidade temporal foram abaladas, "os relógios foram destruídos". O romance moderno nasceu no momento em que Proust, Joyce e Gide começam a desfazer a ordem cronológica, fundindo passado, presente e futuro, fazendo prevalecer o princípio da simultaneidade sobre o da sucessão temporal.
A visão de uma realidade mais profunda, mais real que a do senso comum, é assim incorporada à forma total da obra de arte. O homem já não vive "no tempo", ele passa a "ser tempo", ou seja, a carregar dentro de si a dimensão de um tempo que não apenas flui, mas que problematiza a si mesmo.

(Adaptado de Anatol Rosenfeld. Texto/contexto)
Atente para as seguintes afirmações:

I. O que há em comum entre a pintura e o romance está num novo tipo de consciência do tempo, pela qual se abole a sucessão de uma cronologia convencional.
II. Nos romances de Proust, Joyce e Gide, a expressão do tempo começou a não mais corresponder à do senso comum, tornando-se mais complexa e mais consciente de si mesma.
III. Deve-se entender com a expressão "os relógios foram destruídos" que, na modernidade, a passagem do tempo deixou de ter qualquer relevância.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
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2Q21777 | Português, Interpretação de Textos, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
Espaço e tempo modernos

Nota-se nos romances mais representativos do século XX uma modificação análoga à que sucedeu com a pintura moderna, modificação que parece ser essencial à estrutura do modernismo. À eliminação do espaço ou da ilusão do espaço, na pintura, parece corresponder, no romance, a da sucessão temporal. A cronologia e a continuidade temporal foram abaladas, "os relógios foram destruídos". O romance moderno nasceu no momento em que Proust, Joyce e Gide começam a desfazer a ordem cronológica, fundindo passado, presente e futuro, fazendo prevalecer o princípio da simultaneidade sobre o da sucessão temporal.
A visão de uma realidade mais profunda, mais real que a do senso comum, é assim incorporada à forma total da obra de arte. O homem já não vive "no tempo", ele passa a "ser tempo", ou seja, a carregar dentro de si a dimensão de um tempo que não apenas flui, mas que problematiza a si mesmo.

(Adaptado de Anatol Rosenfeld. Texto/contexto)
A seguinte frase apresenta redação clara e correta, sendo coerente com o sentido geral do texto:
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3Q21778 | Português, Interpretação de Textos, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
Espaço e tempo modernos

Nota-se nos romances mais representativos do século XX uma modificação análoga à que sucedeu com a pintura moderna, modificação que parece ser essencial à estrutura do modernismo. À eliminação do espaço ou da ilusão do espaço, na pintura, parece corresponder, no romance, a da sucessão temporal. A cronologia e a continuidade temporal foram abaladas, "os relógios foram destruídos". O romance moderno nasceu no momento em que Proust, Joyce e Gide começam a desfazer a ordem cronológica, fundindo passado, presente e futuro, fazendo prevalecer o princípio da simultaneidade sobre o da sucessão temporal.
A visão de uma realidade mais profunda, mais real que a do senso comum, é assim incorporada à forma total da obra de arte. O homem já não vive "no tempo", ele passa a "ser tempo", ou seja, a carregar dentro de si a dimensão de um tempo que não apenas flui, mas que problematiza a si mesmo.

(Adaptado de Anatol Rosenfeld. Texto/contexto)
Formaram-se pelo processo de derivação sufixal as palavras
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4Q21779 | Português, Interpretação de Textos, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
Espaço e tempo modernos

Nota-se nos romances mais representativos do século XX uma modificação análoga à que sucedeu com a pintura moderna, modificação que parece ser essencial à estrutura do modernismo. À eliminação do espaço ou da ilusão do espaço, na pintura, parece corresponder, no romance, a da sucessão temporal. A cronologia e a continuidade temporal foram abaladas, "os relógios foram destruídos". O romance moderno nasceu no momento em que Proust, Joyce e Gide começam a desfazer a ordem cronológica, fundindo passado, presente e futuro, fazendo prevalecer o princípio da simultaneidade sobre o da sucessão temporal.
A visão de uma realidade mais profunda, mais real que a do senso comum, é assim incorporada à forma total da obra de arte. O homem já não vive "no tempo", ele passa a "ser tempo", ou seja, a carregar dentro de si a dimensão de um tempo que não apenas flui, mas que problematiza a si mesmo.

(Adaptado de Anatol Rosenfeld. Texto/contexto)
Considerando-se o contexto, nos segmentos análoga à que sucedeu com a pintura moderna (1º parágrafo) e incorporada à forma total da obra de arte (2º parágrafo), não haverá prejuízo para a correção caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por
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5Q21781 | Informática, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

O espaçamento entre as linhas de um parágrafo do MS Word, aumentado em 100% a partir do espaçamento simples, é definido apenas pela opção
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6Q194069 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

A respeito dos princípios da administração pública é correto afirmar que

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7Q21782 | Informática, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Para repetir uma linha de cabeçalho de uma tabela no início de cada página do MS Word, deve-se, na janela "Propriedades da tabela", assinalar a referida opção na guia
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8Q21783 | Informática, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Sobre cabeçalhos e rodapés aplicados no MS Word, considere:

I. Em um documento com seções é possível inserir, alterar e remover diferentes cabeçalhos e rodapés para cada seção.
II. Em um documento é possível inserir um cabeçalho ou rodapé para páginas ímpares e um cabeçalho ou rodapé diferente para páginas pares.
III. Os cabeçalhos e rodapés podem ser removidos da primeira página de um documento.

Está correto o que se afirma em
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9Q21784 | Informática, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Assinalar "Quebrar texto automaticamente" em Formatar Células de uma planilha MS Excel indica a possibilidade da quebra do texto em várias linhas, cujo número de linhas dentro da célula depende da
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10Q21785 | Informática, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Em uma classificação crescente, o MS Excel usa a ordem a seguir:
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11Q21786 | Inglês, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
When I talk with librarians about thinking of themselves as designers, sometimes they demur. "Designer? I cant even draw a stick figure!" But you dont need to. Whether you know it or not, youre already a designer.

Every time librarians create a bookmark, decide to house a collection in a new spot, or figure out how a new service
might work, theyre making design decisions. This is what I like to call design by neglect or unintentional design. Whether library employees wear name tags is a design decision. The length of loan periods and whether or not you charge fines is a design decision. Anytime you choose how people will interact with your library, youre making a design decision. All of these decisions add up to create an experience, good or bad, for your patrons.

When we are mindful of our roles as library experience designers, we can make more informed design choices. This awareness can provide better experiences for our patrons and demonstrate that we care about them.

Really. People will notice, [CONJUNCTION] not necessarily consciously, if we [VERB] the time to think about them when were developing our services. The secret here is not to think of library patrons, users, or customers: we need to think of people. We need to consider their lives and what theyre trying to accomplish. This act, which can only be done by cultivating the skill of empathy, is the most important ? and perhaps the most difficult ? part of user experience design.

(Adapted from http://www.libraryjournal.com/article/CA6713142.html?nid=2673&source=title&rid=1105906703)
Which is the only conjunction whose meaning does NOT allow it to replace [CONJUNCTION]?
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12Q194074 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

A imperatividade, enquanto atributo do ato administrativo, traz como consequência a

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13Q21787 | Inglês, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
When I talk with librarians about thinking of themselves as designers, sometimes they demur. "Designer? I cant even draw a stick figure!" But you dont need to. Whether you know it or not, youre already a designer.

Every time librarians create a bookmark, decide to house a collection in a new spot, or figure out how a new service
might work, theyre making design decisions. This is what I like to call design by neglect or unintentional design. Whether library employees wear name tags is a design decision. The length of loan periods and whether or not you charge fines is a design decision. Anytime you choose how people will interact with your library, youre making a design decision. All of these decisions add up to create an experience, good or bad, for your patrons.

When we are mindful of our roles as library experience designers, we can make more informed design choices. This awareness can provide better experiences for our patrons and demonstrate that we care about them.

Really. People will notice, [CONJUNCTION] not necessarily consciously, if we [VERB] the time to think about them when were developing our services. The secret here is not to think of library patrons, users, or customers: we need to think of people. We need to consider their lives and what theyre trying to accomplish. This act, which can only be done by cultivating the skill of empathy, is the most important ? and perhaps the most difficult ? part of user experience design.

(Adapted from http://www.libraryjournal.com/article/CA6713142.html?nid=2673&source=title&rid=1105906703)
Which is the correct alternative to replace [VERB]?
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14Q21788 | Inglês, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
When I talk with librarians about thinking of themselves as designers, sometimes they demur. "Designer? I cant even draw a stick figure!" But you dont need to. Whether you know it or not, youre already a designer.

Every time librarians create a bookmark, decide to house a collection in a new spot, or figure out how a new service
might work, theyre making design decisions. This is what I like to call design by neglect or unintentional design. Whether library employees wear name tags is a design decision. The length of loan periods and whether or not you charge fines is a design decision. Anytime you choose how people will interact with your library, youre making a design decision. All of these decisions add up to create an experience, good or bad, for your patrons.

When we are mindful of our roles as library experience designers, we can make more informed design choices. This awareness can provide better experiences for our patrons and demonstrate that we care about them.

Really. People will notice, [CONJUNCTION] not necessarily consciously, if we [VERB] the time to think about them when were developing our services. The secret here is not to think of library patrons, users, or customers: we need to think of people. We need to consider their lives and what theyre trying to accomplish. This act, which can only be done by cultivating the skill of empathy, is the most important ? and perhaps the most difficult ? part of user experience design.

(Adapted from http://www.libraryjournal.com/article/CA6713142.html?nid=2673&source=title&rid=1105906703)
A synonym for figure out, as it is used in the text, is
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15Q21789 | Inglês, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Texto associado.
When I talk with librarians about thinking of themselves as designers, sometimes they demur. "Designer? I cant even draw a stick figure!" But you dont need to. Whether you know it or not, youre already a designer.

Every time librarians create a bookmark, decide to house a collection in a new spot, or figure out how a new service
might work, theyre making design decisions. This is what I like to call design by neglect or unintentional design. Whether library employees wear name tags is a design decision. The length of loan periods and whether or not you charge fines is a design decision. Anytime you choose how people will interact with your library, youre making a design decision. All of these decisions add up to create an experience, good or bad, for your patrons.

When we are mindful of our roles as library experience designers, we can make more informed design choices. This awareness can provide better experiences for our patrons and demonstrate that we care about them.

Really. People will notice, [CONJUNCTION] not necessarily consciously, if we [VERB] the time to think about them when were developing our services. The secret here is not to think of library patrons, users, or customers: we need to think of people. We need to consider their lives and what theyre trying to accomplish. This act, which can only be done by cultivating the skill of empathy, is the most important ? and perhaps the most difficult ? part of user experience design.

(Adapted from http://www.libraryjournal.com/article/CA6713142.html?nid=2673&source=title&rid=1105906703)
Segundo o texto, grande parte dos bibliotecários
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16Q21790 | Biblioteconomia, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Em relação às linguagens documentárias, considere:

I. A Linguagem Natural (LN) pode ser definida como a linguagem do discurso técnico-científico.

II. A Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto limitado de termos autorizados para uso na indexação e busca de documentos.

No contexto da recuperação da informação em bases de dados,
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17Q21791 | Biblioteconomia, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Em relação às linguagens documentárias, considere:

I. Em indexação, exaustividade, revocação e precisão estão relacionadas. Quanto mais exaustivamente um sistema indexa os seus documentos, menor será a revocação e maior será a precisão.

II. A liberdade de combinar termos autorizados que são mais relevantes para uma determinada pesquisa é uma das vantagens das linguagens précoordenadas.

III. Os tesauros não são utilizados somente pelos especialistas da informação, no momento da indexação, mas também por usuários da informação, no momento da busca de documentos.

IV. A avaliação de linguagens documentárias na recuperação da informação inclui critérios como cobertura, revocação, precisão, tempo de resposta, esforço do usuário e forma da resposta (saída).

V. Para solucionar o fenômeno da homonímia que ocorre em vocabulários controlados, empregam-se remissivas cruzadas para indicar relações de equivalência.

Está correto o que se afirma APENAS em
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18Q21792 | Biblioteconomia, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Os vocabulários controlados são estruturados de acordo com diferentes relações que se estabelecem entre os termos. Os tesauros incluem, por exemplo, mecanismos para controlar
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19Q21793 | Biblioteconomia, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Sobre as regras que devem ser aplicadas ao se construir um vocabulário controlado, em essência, considere:

I. Se o mesmo termo é comumente usado para denotar conceitos distintos, então esse termo deve ser claramente qualificado para solucionar essa relação ontológica.

II. Se vários termos são usados para expressar o mesmo conceito, um desses termos deve ser identificado como o termo preferido ou descritor, enquanto os demais são listados como homógrafos.

Ocorre que
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20Q21794 | Biblioteconomia, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares especiais têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas divisões principais ou pelas subdivisões auxiliares comuns, tendo a sua aplicação limitada à classe a qual estão subordinados. Dentre eles estão:

I. A série -1/-9, que indica elementos, técnicas, componentes, propriedades, estado, gênero etc.

II. A série .01/.09, que indica aspectos relativos à teoria, estudos, atividades, processos, operações etc.

III. A série .00/.99, que indica a síntese de assuntos compostos mediante o uso de notações compostas.

IV. A série ...1/...9, que indica a extensão de um número principal para especificar aspectos não previstos na tabela.

Está correto o que se afirma APENAS em
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