De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que
✂️ a) as variáveis acima mencionadas estão longe de configurar uma explicação convincente acerca do desempenho escolar encontrado. ✂️ b) o processo de ensino e aprendizagem é complexo, sugerindo que as razões do sucesso escolar devem ser também buscadas em cada sociedade. ✂️ c) o papel relativo da interdependência de alunos ? e deles com seus professores ? merece estudo mais aprofundado. ✂️ d) a cultura de alguns países explica o bom rendimento escolar de seus alunos, por oferecer aos professores bons salários e boas condições de trabalho. ✂️ e) o bom rendimento escolar dos alunos está, essencialmente, ligado à gestão pedagógica e ao envolvimento do gestor com os problemas da escola.