Questões de Concursos Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia

Resolva questões de Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q194304 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Um projeto curricular adequado não pode deixar de incluir em seu processo de elaboração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q199943 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q197138 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O declínio da angústia de separação dos familiares, a noção de ter uma identidade própria, a aceitação dos padrões estipulados pelas gerações mais velhas e a emergência de emoções "secundárias" são características que costumam marcar o desenvolvimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q196129 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q199970 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção:

A. ? Me ajuda a fazer o desenho de um menino usando patins?

P. ? Assim que eu acabar de fazer isso.

A. ? Mas daí não dá tempo!

P. ? Eu já vou. Espera um minutinho.

A. ? Quanto é um minutinho? Um minutinho dá tempo?

Pode ser inferido, com base nessa conversa, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q196137 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Uma professora de 1º ano do ensino fundamental apresenta, em reunião com professores da mesma série, o registro que alguns alunos fizeram do número 312, quando ela o ditou: 300102 e 30012. Os professores discutiram que esse tipo de registro resulta de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q195135 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Questões como "que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade?" (GADOTTI, 1994, P. 42) devem nortear a elaboração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q195432 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q195945 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q195195 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q196222 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A aproximação entre as instituições públicas de ensino e as famílias dos estudantes é incentivada pelas gestões democráticas escolares, especialmente via Conselhos de Escola, por se compreender que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q199054 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q199843 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q194467 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Com o estabelecimento, pelo governo federal, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Estados e Municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q194982 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q198593 | Pedagogia, Currículo, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q196033 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

O autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar:

I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro.

II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente.

III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola.

IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida.

Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q195028 | Pedagogia, Piaget, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q195284 | Pedagogia, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A indisciplina escolar é uma das principais queixas dos professores. Nesse sentido, compete ao supervisor escolar argumentar e demonstrar que, para lidar com esse problema, é melhor recorrer a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.