Questões de Concursos AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo

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1Q843776 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:
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2Q844544 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as definições abaixo:

I. Texto que expressa a opinião do veículo e que comumente não é assinado.

II. Flerta com a literatura e, em seu conteúdo, denota-se a opinião do seu autor.

III. Em geral é composta por pequenas notas, muitas delas carregadas de opinião.

Essas definições são, respectivamente, de:

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3Q845316 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:
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4Q846634 | Relações Públicas, Eventos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O Presidente da República fará uma visita oficial ao estado do Amapá. Sobre o cerimonial dessa visita:
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5Q843077 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O release produzido pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa é um
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6Q843102 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Na produção de notícias, os jornalistas adotam critérios de noticiabilidade que são definidos como:
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7Q843641 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as afirmações a seguir:

I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.

Está correto o que se afirma em

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8Q843898 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere a notícia a seguir:

Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014

SÃO PAULO ? A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)

As denúncias

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9Q842373 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O conceito de comunicação sustentável se refere à
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10Q844169 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Aline foi encarregada a aplicar um formulário para verificar a satisfação dos clientes de uma rede varejista com o atendimento. Ela decidiu abordar os clientes na entrada da principal loja. Aline, nesse caso, tomou uma decisão
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11Q844195 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Na terminologia jornalística, a palavra "barriga" é utilizada significando
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13Q839845 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um
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14Q846502 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como
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15Q845226 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
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16Q844463 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.

PORQUE

II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)

Está correto o que se afirma em:

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17Q841667 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Nos anos 1960, um livro propôs uma análise estruturalista dos meios de comunicação, num momento em que vários paradigmas divergiam sobre o tema. Para o seu autor, a teoria crítica frankfurtiana via os processos de comunicação com negatividade, do outro, correntes como a funcionalista norte-americana e a midialógica de McLuhan entendiam as mudanças na comunicação como um processo virtuoso, derivado da democratização e da integração cultural. O livro e o autor são, respectivamente,
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18Q842954 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são
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19Q841934 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:

1. A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna ? é possível ter 100% de isenção? ? a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:

[...]

d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;

O trecho de tais princípios descreve

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20Q842196 | Comunicação Social, Comunicação Pública na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

A comunicação normativa
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