Questões de Concursos AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda

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1Q840707 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado
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2Q846852 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

A transmissão de conteúdos complementares em vários meios, de modo que o público terá a mensagem completa se consumir em todos os canais, ou terá apenas uma mensagem parcial (por exemplo, um anúncio na TV que indica informações complementares e interativas em um aplicativo para smartphone), é o que se chama de
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3Q843528 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
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4Q842258 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo
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5Q841261 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

O elemento mais básico do jornalismo, aquele que precede qualquer ação do repórter e precisa orientar toda a produção de conteúdo, da apuração à publicação, é
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6Q842295 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

O principal objetivo do house organ é a
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7Q845639 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere
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8Q840776 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:
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9Q840279 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que
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10Q844390 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. O marketing das instituições é afetado pelos novos hábitos e comportamentos do público conectado às redes sociais digitais.
PORQUE
II. Com o desenvolvimento tecnológico, os usuários estão cada vez mais conectados às redes sociais digitais, aplicativos e gadgets, compartilhando suas opiniões sobre produtos e serviços entre seu círculo de convívio, o que torna o usuário uma forma de mídia.
Está correto o que se afirma em:
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11Q841843 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Ao sugerir assuntos para serem veiculados no telejornal da emissora local, o departamento de comunicação recebeu orientação que há mais interesse em:
I. Situações singulares. II. Fatos da cidade ou região em que está instalada a emissora. III. Acontecimentos que podem modificar o cotidiano das pessoas.
Esses assuntos atendem, respectivamente, aos critérios de noticiabilidade:
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12Q840316 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:
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13Q840063 | Comunicação Social, Produção Gráfica, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,
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14Q841856 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as informações abaixo:
I. Marcas são símbolos que identificam ou representam uma instituição. II. Marcas são os slogans; nomes, emblemas ou figuras são logotipos. III. A diferenciação não é uma estratégia para valorizar a marca. IV. A força de uma marca pode ser comprovada quando os consumidores atribuem valores e personalidades a ela.
Está correto o que se afirma em
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15Q845954 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) em seu artigo 45, alínea “C”, recomenda aos veículos “que, como medida preventiva, estabeleçam um sistema de controle na recepção de anúncios”. Assim, o veículo poderá recusar o anúncio:
I. independentemente de decisão do CONAR, quando entender que o seu conteúdo fere, flagrantemente, princípios desse Código, devendo, nessa hipótese, comunicar sua decisão ao Conselho Superior do CONAR que, se for o caso, determinará a instauração de processo ético. II. que fira a sua linha editorial, jornalística ou de programação. III. que não foi pago antecipadamente, como é a atual prática de mercado. IV. de polêmica ou denúncia sem expressa autorização de fonte conhecida que responda pela autoria da peça.
Está correto o que se afirma em
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16Q843668 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere:
I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo. II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:
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17Q841128 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Pode-se defini-lo como uma ação que se realiza no ponto de venda, tendo a intenção de expor de uma maneira melhor o produto, destacando-se assim da concorrência e atraindo o consumidor.
Essa é a definição de
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18Q843464 | Comunicação Social, Produção Publicitária, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o
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19Q845534 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No planejamento de uma campanha publicitária são estabelecidos dois planos. No primeiro se definem o objetivo da campanha, orientações gerais para as ações estabelecidas, embasamento das ideias propostas, o posicionamento da campanha e estratégias para que as informações relevantes cheguem ao público alvo. No segundo se fazem análise do cenário atual, projeções, se estabelece o (re)posicionamento da marca em termos de competitividade, são elaboradas estratégias de Branding e critérios para acompanhamento e controle de metas e orçamentos. Esses são, respectivamente, os planos
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20Q840161 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. A propaganda institucional mais comumente realizada é a de teor informativo, que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações públicas ou privadas.
PORQUE
II. A propaganda de caráter institucional também tem sentido promocional, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.
Está correto o que se afirma em:
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