Questões de Concursos ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa

Resolva questões de ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q848633 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia as afirmações abaixo:
I. A burocracia não considera as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargo; II. Na burocracia, a escolha das pessoas se baseia no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais; III. O ocupante de cargo na burocracia, não faz o que quer, mas o que a burocracia impõe a ele; IV. Cada funcionário da burocracia tem mandato por tempo indeterminado e segue carreira na organização; V. Regras, decisões e ações administrativas são formuladas por escrito.
Analise as características da burocracia abaixo:
A-Rotinas e procedimentos padronizados B-Profissionalização dos participantes C-Impessoalidade nas relações D-Caráter formal das comunicações E-Competência técnica e meritocracia
Marque a opção que apresenta a correspondência CORRETA entre as afirmações e as características da burocracia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q852205 | Auditoria, Sistema de Controle Interno SCI, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia com atenção as afirmações abaixo:
I. O controle eficaz emite informações claras sobre o desempenho do sistema e indica qual o desvio em relação ao objetivo; II. Todo sistema de controle eficaz deve ter um custo maior que os seus benefícios; III. Como é impossível controlar todas as fases do sistema, a ênfase do controle deve ser direcionada para as exceções; IV. As informações geradas por um sistema de controle devem ser enviadas rapidamente para o tomador de decisões de modo que a ação corretiva possa ser aplicada a tempo de corrigir as falhas, antes que seja tarde.
Marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q849699 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Max Weber é considerado o criador do modelo burocrático, a partir da sua obra Sociologia da Burocracia. O modelo burocrático funcionou satisfatoriamente na era industrial, especialmente, nas grandes organizações que atuavam em um ambiente estável. Sobre a burocracia de Max Weber, marque a opção que NÃO apresenta a afirmação verídica sobre o modelo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q848389 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Um estudante piauiense criou uma calculadora com uma propriedade diferente das calculadoras habituais. Se no visor estiver o número n, ao apertar a tecla #, a calculadora exibe na tela o número n²/n² + 2. Se no visor estiver o número 2, ao apertar a tecla # três vezes consecutivas, o número que aparecerá na tela será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q851140 | Administração Geral, Gestão Estratégica, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Os valores organizacionais variam de uma organização para outra. O conjunto de valores presentes em uma organização, que definem os padrões de comportamento de atitudes e dão direcionamento às ações e decisões da administração, é chamado de Cultura Organizacional. Em relação à Cultura Organizacional, aponte a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q851219 | Administração Geral, Organizações, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

A definição da estrutura organizacional envolve a tomada de decisão em relação a três aspectos principais. Marque a opção que traz os aspectos CORRETOS da decisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q851308 | Administração Geral, Introdução e Antecedentes Históricos da Administração, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

A definição de administração tem passado por mudanças a partir das transformações ocorridas no meio no qual as organizações estão inseridas. O ato de administrar envolve um conjunto de ações e a utilização dos mais variados recursos organizacionais. Dessa forma, marque a opção que NÃO apresenta a definição CORRETA de Administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q851796 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhecemos hoje, como forma de organização, teve sua origem nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento. Para um melhor entendimento sobre as origens, Weber apresentou os tipos de sociedade e autoridade. Com base no que foi dito, marque a opção que contém a afirmação CORRETA sobre os tipos de sociedade e autoridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q851490 | Administração Geral, Organizações, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Com base no texto abaixo, responda à questão.

A montagem da estrutura organizacional utiliza como base a ______, o qual divide as tarefas entre unidades de trabalho. Pode ocorrer tanto na forma ______ como _______, sendo que na primeira, há um crescimento ______ do ______ e, na segunda, verifica-se um aumento no número de órgãos especializados no mesmo __________.

O texto refere-se ao aspecto da organização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q850267 | Legislação Estadual, Lei Complementar n 13, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Na questão que trata sobre a Lei Complementar nº 13, de 03/01/1994, marque o que se pede:
São requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q849605 | Administração Geral, Gestão de processos, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia o trecho abaixo para responder à questão.

A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Alexander Simon, a partir das ideias do seu livro O Comportamento Administrativo. O processo de tomada de decisão envolve a escolha entre duas ou mais alternativas em função do custo e do benefício a ser alcançado. 

Em relação ao processo de tomada de decisão, marque a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q848349 | Legislação Estadual, Lei Complementar n 13, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Na questão que trata sobre a Lei Complementar nº 13, de 03/01/1994, marque o que se pede:

Ao servidor poderá ser concedida licença nas seguintes situações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q851137 | Administração Geral, Gestão Estratégica, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Segundo Robert L. Katz, todo administrador deve possuir habilidades que irão ajudá-lo no desempenho da sua atividade e, dependendo do nível hierárquico que atua, essas habilidades são mais específicas. Diante do exposto, marque a opção que apresenta a afirmação INCORRETA sobre as habilidades do administrador propostas por Katz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q847755 | Administração Geral, Organizações, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

A utilização da autoridade nas organizações envolve quatro aspectos: tipos de autoridade, hierarquia, amplitude de supervisão e centralização/descentralização. Aponte a opção que apresenta a afirmação VERDADEIRA sobre alguns dos aspectos citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q850723 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q847911 | Administração Geral, Organizações, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Com base no texto abaixo, responda à questão.

A montagem da estrutura organizacional utiliza como base a ______, o qual divide as tarefas entre unidades de trabalho. Pode ocorrer tanto na forma ______ como _______, sendo que na primeira, há um crescimento ______ do ______ e, na segunda, verifica-se um aumento no número de órgãos especializados no mesmo __________.

Marque a opção que completa CORRETAMENTE a afirmação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q856282 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

A Administração Pública direta e indireta, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, Entidades, Órgãos e Agentes, obedecerá a princípios legais que os permitirão alcançar seus objetivos. Marque a opção que NÃO apresenta um princípio legal da Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q849615 | Português, Ortografia, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q849791 | Legislação Estadual, Lei Complementar n 13, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Na questão que trata sobre a Lei Complementar nº 13, de 03/01/1994, marque o que se pede:
O trecho: “a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão administrativa ou sentença judicial, transitada em julgado, com ressarcimento de todas as vantagens” (PIAUI, 1994), trata sobre a forma de provimento em cargo público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q858386 | Legislação Federal, Organização da Administração Federal, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Legislação que representou a primeira tentativa de reforma gerencial na administração pública no Brasil, durante o regime militar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.