Questões de Concursos ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social

Resolva questões de ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q843783 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q841736 | Comunicação Social, Comunicação Pública na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Comunicação Pública, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q839953 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q840479 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O press-release surgiu em meados da década de 1950, no ambiente da comunicação organizacional, com o objetivo de despertar o interesse do jornalista e gerar notícia sobre o assessorado. Ele pode conter informações sobre muitos assuntos ligados à organização ou pessoa assessorada. Marque a única opção que NÃO corresponde a um assunto apresentado num press-release.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q846115 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q839977 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q844846 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q846387 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O Jornalismo Gonzo segue um estilo de narrativa em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Devido à total parcialidade e ao desprezo por todas as regras básicas do jornalismo clássico, esse tipo de jornalismo tem recebido muitas críticas. O Jornalismo Gonzo é considerado uma extensão ou derivação de um tipo de jornalismo que faz uso de técnicas literárias e cujo termo foi criado por Tom Wolf numa coletânea lançada em 1973. Marque a opção que condiz com esse estilo de jornalismo definido por Wolf e desenvolvido entre os anos 1960 e 1970.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q841279 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q840004 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q843866 | Jornalismo, Ética Jornalística, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

De acordo com o Artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, marque a única opção que corresponde a um dever desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q840541 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Escolha a opção abaixo que define um press-release.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q843869 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

De forma geral, a notícia é conceituada como um relato jornalístico de acontecimentos considerados relevantes para a compreensão do cotidiano. Nesse escopo conceitual, é importante frisar que uma notícia passa necessariamente por critérios jornalísticos que definem sua redação e sua publicação. Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um critério de definição da notícia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q844902 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q845178 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Num contexto marcado pela repressão à liberdade de imprensa, a Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal publicado em território nacional. Era um órgão oficial do governo português e começou a circular em 10 de setembro de 1808, com impressão feita em máquinas trazidas da Inglaterra. Porém, em 1º. de julho do mesmo ano, o exilado Hipólito José da Costa lançou, de Londres, um impresso que defendia ideias liberais e a emancipação da Colônia. O texto faz referência ao impresso que, para muitos, é considerado o primeiro jornal brasileiro, ainda que editado fora do Brasil. Marque a opção que diz respeito ao impresso citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q840087 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção abaixo que corresponde a um gênero do jornalismo que confere extensão e aprofundamento à notícia, com maior rigor na apuração de dados, na consulta às fontes, no planejamento e na redação do texto. Esse mesmo gênero possibilita o uso de extensa série de recursos editoriais e a humanização da narrativa, podendo se concentrar em determinadas pessoas, situações ou aspectos das histórias, quebrando o fluxo linear da construção jornalística tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q841884 | Jornalismo, Ética Jornalística, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Em uma época marcada pela profusão de Fake News, cada vez mais se torna importante observar o que determina o Artigo 12 do Código de Ética do Jornalista. Com base nisso, marque a opção abaixo que NÃO reflete um dever do jornalista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q845487 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a definição abaixo que se aplica a uma web-reportagem multimídia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.