Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q998690 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos procurou ambulatório para realização de um check up médico. Negou quaisquer sintomas ou doenças prévias. Ao exame, a pressão arterial era de 132 por 82 mmHg e a frequência cardíaca, de 68 batimentos por minutos. Foi observada uma irregularidade no ritmo cardíaco, sugerindo a presença de aproximadamente 4 extrassístoles por minuto. O restante do exame físico foi sem alterações. Foi solicitado eletrocardiograma, em que foi evidenciada a presença de algumas extrassístoles ventriculares. Essas alterações foram confirmadas em Holter de 24 horas, em que foi observada uma baixa incidência de extrassístoles ventriculares, sem arritmia supraventricular. O paciente realizou, também, um ecocardiograma, que estava dentro da normalidade, mas ficou preocupado ao terem sido detectadas essas alterações no ritmo cardíaco, apesar de estar assintomático.
A orientação mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q998689 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante universitária de 23 anos marcou avaliação clínica pois vinha apresentando episódios recorrentes de perda de consciência desde a adolescência, geralmente em situações de estresse emocional intenso ou durante prolongada permanência em pé em ambientes quentes. Ela descreveu que, momentos antes de perder a consciência, sentia tontura, visão turva, suor frio e náuseas. Em um dos episódios mais recentes, enquanto estava em pé em uma fila, começou a sentir esses sintomas e desmaiou, recuperando a consciência em menos de 2 minutos. Negou doenças prévias e afirmou que se sentia saudável. Durante a consulta médica, não foram encontradas alterações ao exame físico. A paciente levou Holter de 24 horas, eletrocardiograma e ecocardiograma, que estavam dentro da normalidade. A paciente queria saber o que fazer ao ter a sensação de desmaio.
Nesse contexto de um quadro sugestivo de síncope vasovagal, além de sugerir que ela deite no chão ou outro tipo de superfície quando sentir os pródromos de síncope, o médico deve orientá-la a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q998687 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 48 anos foi internada por pancreatite aguda apresentando necessidade de hidratação venosa, analgesia parenteral, hemodiálise e reposição de eletrólitos. Durante o sétimo dia de internação com catéter venoso central (CVC), houve febre (38,5 °C) com calafrio e evidência de purulência no óstio do CVC.
Foi proposta a coleta de 2 sets de hemocultura após a retirada do catéter venoso central e início de antibiótico, pois havia taquicardia, taquipneia e mudança comportamental. Houve melhora clínica logo no dia seguinte, após as medidas anteriores, com a retirada do CVC e introdução de esquema antibiótico para sepse por catéter venoso central. No 3º dia da coleta saiu o resultado de crescimento de Staphylococcus aureus em 2 frascos de hemocultura. O teste de sensibilidade demonstrou ser sensível à oxacilina.
Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q1005778 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher com 65 anos de idade em acompanhamento de doença pulmonar foi submetida a provas de função respiratória. Os seguintes parâmetros foram encontrados: volume expiratório forçado no primeiro segundo (VF1) diminuído; capacidade vital forçada (CVF) diminuída e capacidade pulmonar total aumentada.
O distúrbio que a paciente apresenta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q990684 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A alergia à penicilina é a alergia medicamentosa mais comumente relatada. Diante da importância desse tema, analise as afirmações a seguir:

I.Na maioria das situações o alergista realizará testes cutâneos para avaliação e diagnóstico: se o teste cutâneo for positivo em um paciente com história positiva, então a alergia é confirmada e o paciente deve continuar a evitar penicilinas, a menos que receba a penicilina usando um protocolo de dessensibilização.
II.O encaminhamento a um alergista para avaliação e diagnóstico definitivo é incentivado para pacientes com possível alergia à penicilina que precisam de antibióticos com alguma regularidade. O momento ideal para encaminhamento é quando o paciente está bem e em estado basal.
III.A dessensibilização medicamentosa é um procedimento que induz temporariamente tolerância de curto prazo, permitindo que o paciente com alergia imediata receba um curso ininterrupto do medicamento com segurança.

Está (ão) correto(s) o(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q1006699 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

A asma ocupacional é caracteriza por limitação do fluxo aéreo variável devido à exposição a um meio ambiente ocupacional, específico. Sobre a asma ocupacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q990676 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Existem diversas alergias ocupacionais, como por exemplo, a rinite ocupacional, a qual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q1007432 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a rinite alérgica local, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q1003194 | Medicina, Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

No tratamento com imunobiológico para asma, assinale a alternativa que apresenta uma opção que pode ser utilizada nos pacientes com perfil não T2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q1005760 | Medicina, Nefrologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes com síndrome nefrótica apresentam edema, proteinúria acima de 3,5 g em 24 horas e predisposição a trombose. A forma membranosa, presente em aproximadamente 30% das formas idiopáticas em adultos, pode ser diagnosticada por positividade de um anticorpo.
O anticorpo associado à forma membranosa idiopática de síndrome nefrótica em adultos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.