Questões de Concursos Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado

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1Q1052452 | Direito Empresarial Comercial, Direito Societário, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O compliance é uma estratégia fundamental para a continuidade dos negócios e, especialmente, para a atuação da empresa em conformidade com padrões éticos e legais. O profissional de compliance tem, entre suas responsabilidades, a elaboração e a execução das normas da empresa e, também, a divulgação de informações e de incentivos para que executivos e colaboradores respeitem os regulamentos. Quanto aos pilares sobre os quais os mecanismos de controle, detecção e prevenção de fraudes e irregularidades se apoiam para a elaboração de um programa de compliance, analise as afirmativas a seguir.

I. Comprometimento da alta direção da empresa: sem a adesão e o comprometimento dos executivos da empresa não é possível implantar uma política interna de compliance.
II. Métodos de avaliação de riscos: no contexto do compliance, os riscos estão relacionados aos prejuízos causados pelo cumprimento de regras legais e descumprimento de normas éticas, tanto internas quanto externas. Um bom programa de compliance deve contemplar métodos de avaliação que evitem mapear a natureza e a extensão dos riscos aos quais a organização está exposta.
III. Implantação de política de compliance e código de condutas: os padrões de conduta, que incluem política de integridade e transparência, devem ser estabelecidos em um documento formal, estendido inclusive a terceiros. Além de manter a conformidade legal, o código de conduta contribui com a criação de uma cultura organizacional íntegra que estimula comportamentos éticos.

Está correto o que se afirma apenas em
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2Q1052453 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Negociações em ambiente externo requerem habilidades que podem ser treinadas. Portanto, negociadores habilidosos não agem de improviso, eles se utilizam de métodos e de técnicas. Entre inúmeras técnicas e métodos de negociações existentes, aplicáveis a contextos internacionais, a mais conhecida é o Modelo PON (Projeto de Negociações ou Project on Negotiations). O PON é um modelo de negociações desenvolvido na Universidade de Harvard (EUA), para aperfeiçoamento de processos de negociações, mediações e resoluções de conflito. O modelo preconiza que os negociadores procurem, sempre que possível, transformar uma barganha distributiva em uma barganha integrativa. Sobre os aspectos relacionados a estratégias de negociação e gestão de parcerias internacionais, o modelo PON preconiza a adoção de quatro princípios fundamentais; assinale aquele que NÃO está condizente com o modelo citado.
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3Q1052454 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Hemobrás é uma empresa de peculiar importância no contexto social brasileiro, pois atua na fabricação de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos. Por sua vez, essa é uma área que depende de pesquisas e de insumos muitas vezes existentes apenas em outros países, o que requer importações e, até mesmo, acordos internacionais. Por isso, conhecimentos relativos a regulamentações aduaneiras e acordos internacionais não podem faltar aos funcionários da empresa. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A Câmara de Comércio Internacional (CAMEX) é o órgão brasileiro responsável por estabelecer as diretrizes para as negociações de acordos de comércio exterior bilaterais, regionais ou multilaterais.
II. No Brasil, o órgão competente para tomada de decisões relativas à abertura de negociações comerciais, ampliação de acordos já existentes e autorização para a abertura de contenciosos na Organização Mundial de Comércio (OMC) é a Câmara de Comércio Internacional (CAMEX).
III. A importação de medicamentos e substâncias sujeitas ao controle especial, por pessoa jurídica, na forma de matéria-prima, produto semiacabado, produto a granel ou produto acabado, deverá ser submetida à fiscalização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de seu desembaraço aduaneiro e embarque (em alguns casos).

Está correto o que se afirma em
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4Q1052455 | Logística, Transporte, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um mundo globalizado, importar e exportar é essencial para o crescimento das empresas brasileiras e para o país. Para que os produtos ultrapassem fronteiras, é crucial compreender as complexidades das etapas de importação e exportação na logística internacional. Entende-se por logística internacional o processo de implementação e controle do fluxo de bens e serviços entre diferentes países. Essa logística envolve etapas complexas, desde o momento em que o produto sai da fábrica no país de origem até sua chegada ao destino final. Dessa forma, quanto às etapas do processo de logística internacional, assinale a afirmativa INCORRETA.
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5Q1052456 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em virtude da especificidade e da complexidade do processo de fabricação de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos, muitas dúvidas surgem quanto aos aspectos relacionados à produção e à importação desses medicamentos. Conhecer as regulamentações aduaneiras e o funcionamento desse mercado é de vital importância para a Hemobrás. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Somente os produtos biológicos registrados na Anvisa, fabricados ou importados por estabelecimentos devidamente autorizados pelo Governo Federal e licenciados pelo Governo Estadual, poderão ser comercializados e distribuídos no país.
( ) O registro de produto biológico novo ou produto biológico fabricado em outros países somente poderá ser concedido pela Anvisa se o medicamento estiver registrado e liberado para uso em seu país de fabricação. Excepcionalmente, produto biológico novo e produto biológico não registrados em seu país de fabricação, mas registrados em outro país por necessidade epidemiológica, poderão ser registrados na Anvisa, após avaliação da documentação apresentada, desde que comprovado o impacto epidemiológico de sua utilização no Brasil.
( ) A empresa, ao protocolar sua solicitação de registro junto à Anvisa, deve indicar o nome e o endereço de todos os fabricantes envolvidos na produção do princípio ativo, do produto biológico a granel, do produto biológico em sua embalagem primária, do produto biológico terminado, do diluente, do adjuvante e do local de liberação do lote.

A sequência correta está em
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6Q1052457 | Direito Econômico, A Ordem Econômica Internacional, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Grandes empresas e empresas multinacionais frequentemente operam em mais de um país. Administrar operações transfronteiriças requer um profundo entendimento das culturas, das leis, dos ambientes comerciais locais e de práticas comerciais. Em relação às práticas comerciais globais e estratégias de negociação, analise as afirmativas a seguir.

I. As medidas de defesa comercial podem ser utilizadas para neutralizar impactos negativos sobre a indústria doméstica decorrentes de importações praticadas a preços de dumping, importações subsidiadas ou surtos de importação.
II. Nos acordos bilaterais ou regionais de comércio, o Brasil também negocia disciplinas sobre defesa comercial. Além de contar com cláusulas que reafirmam as obrigações já existentes nos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), os acordos regionais de comércio preveem a possibilidade de utilização de salvaguardas bilaterais. Trata-se de instrumento que se restringe ao comércio preferencial.
III. Caso haja surto de importações preferenciais e dano à indústria doméstica produtora do bem similar dele decorrente, será possível aplicar, observados certos critérios, salvaguardas bilaterais para remediar o efeito adverso na cadeia de produção nacional.
IV. As salvaguardas bilaterais são instrumentos permanentes, que oferecem uma rede de segurança à indústria externa durante o período de liberalização tarifária decorrente dos acordos bilaterais e regionais.

Está correto o que se afirma apenas em
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7Q1052458 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Ciente da taxa de câmbio entre as moedas de dois países, é possível computar o preço das exportações de um país em termos da moeda do outro país. Assim, a unidade de um medicamento que custa US$ 50,00 (cinquenta dólares norte-americanos) custará R$ 242,06 (duzentos e quarenta e dois reais e seis centavos), considerando a paridade cambial igual a US$ 1,00 = R$ 4,8413. Observa-se que mudanças na taxa de câmbio Real/Dólar alteram o preço do medicamento em Real. A uma taxa de câmbio de R$ 6,1923 por dólar norte-americano, o preço do medicamento será de:
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8Q1052459 | Direito Econômico, Intervenção do Estado Na Ordem Econômica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Quanto às práticas comerciais globais, considere o seguinte caso hipotético:

Em virtude de iniciativas para a abertura de uma nova fábrica de medicamentos no Brasil, empresas estrangeiras de produção de medicamentos similares de alguns países com os quais o Brasil tem acordos comerciais decidiram pela imposição de tarifas de importação de medicamentos brasileiros e subsídios à exportação de medicamentos.

Frente às decisões dos países parceiros é possível afirmar que, EXCETO:
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9Q1052460 | Comércio Internacional Exterior, Estrutura do Comércio Internacional, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os acordos internacionais se inserem no contexto da política externa brasileira, que é conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores, e resultam de entendimentos diplomáticos entre governos. Os motivos pelos quais o governo brasileiro mantém acordos internacionais com outros países se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações, EXCETO:
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10Q1052461 | Economia, Macroeconomia, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Para determinar como a mudança no preço relativo da produção nacional afeta a conta corrente do balanço de pagamentos do país, deve-se questionar, primeiramente, como essa mudança afeta as exportações e as importações desse mesmo país. Nesse sentido, considere as seguintes informações hipotéticas, às quais, por efeitos didáticos, foram impostas severas simplificações:

• Os preços da moeda nacional das cestas de despesas representativas nacional e estrangeira são, respectivamente: EP* e P, onde: E = a taxa de câmbio nominal (preço da moeda estrangeira em termos de moeda nacional; P* = nível de preço estrangeiro; e P = nível de preço nacional).
• A taxa real de câmbio “q”, definida como o preço da cesta estrangeira em termos da cesta nacional, é, portanto, dada por EP*/P.
• Se a cesta representativa de mercadorias e serviços europeus custa € 40 (P*), a cesta representativa brasileira custa R$ 50 (P) e a taxa de câmbio Real/Euro é R$ 6,50 por Euro (E); então o preço da cesta europeia em termos de cestas brasileiras é dada por: EP*/P = [(R$ 6,50/€) x (€ 40/cesta europeia)] / [R$ 50/cesta brasileira].
• Aumento em EP*/P significa depreciação real da moeda nacional em termos da moeda estrangeira Euro “€”.
• A conta corrente é a balança comercial do país (ou balança de importações e exportações de bens e serviços, mais os ganhos em investimentos estrangeiros menos os pagamentos a investidores estrangeiros).

Tendo por base as informações disponibilizadas e os efeitos das variações das taxas de câmbio nas transações internacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando EP*/P aumenta, os produtos estrangeiros ficam mais caros em relação aos produtos nacionais: cada unidade de produção nacional agora compra menos unidades de produção estrangeira. Os consumidores estrangeiros responderão a essa mudança de preço (uma depreciação real da moeda nacional), demandando mais de nossas exportações. Essa resposta dos estrangeiros irá, portanto, aumentar as exportações e melhorar a conta corrente nacional.
II. Aumento em EP*/P (uma depreciação real da moeda nacional) tende a aumentar o valor de cada unidade de importação em termos de unidades de produção nacional.
III. Se a conta corrente melhora ou piora, isso depende de qual efeito da mudança da taxa de câmbio real é dominante – o efeito volume das despesas dos consumidores, que muda as quantidades de exportação e importação, ou o efeito de valor, que muda a produção nacional equivalente de um dado volume de importações estrangeiras.

Está correto o que se afirma em
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11Q1052462 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.
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12Q1052463 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO:
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13Q1052464 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Alfredo, funcionário de uma empresa pública fabricante de medicamentos, tem buscado ferramentas úteis e confiáveis para realização de pesquisa de mercado internacional. Em relação às ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado desejada por Alfredo, analise as afirmativas a seguir.

I. Comex Stat: sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas.
II. Trade Map (ITC): possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de produtos na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras.
III. ConnectAmericas (BID): ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do produto a ser pesquisado. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como forma de promover a sua marca.
IV. Plataforma Brasil Exportação: integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. A plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados.

Está correto o que se afirma em
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14Q1052465 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Diante do processo de globalização e a força das empresas transnacionais, emergiram os processos de desverticalização (outsourcing) e de deslocalização (offshoring) produtiva. Em consequência, o processo produtivo foi reestruturado, com as etapas intermediárias de fabricação ocupando mais de dois terços do comércio internacional, ganhando mais importância que a etapa final. Esse novo modo de produzir ficou conhecido como Cadeia Global de Valor (CGV). A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/2020) reconhece que o comércio, via cadeias globais de valor, vem perdendo força desde a crise de 2008, tendência que tem se acentuado com a crise deflagrada pela pandemia do SARS-CoV-2, o que tem feito com que novas dinâmicas econômicas globais impactem o comércio internacional. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O surgimento e a aplicação de avançadas tecnologias no processo produtivo de empresas multinacionais globais remodelam as redes internacionais de produção. A consequência é o crescente processo de automação, que tem o potencial de reverter a tendência da fragmentação produtiva e reduzir a vantagem competitiva dos centros de fabricação de baixo custo nos países em desenvolvimento.
( ) Emerge uma tendência de crise na cooperação multilateral, o fortalecimento de soluções regionais e bilaterais e o crescimento de medidas de protecionismo, com a finalidade de fortalecer cadeias produtivas locais e nacionais.
( ) Busca-se a implementação de amplo leque de medidas de sustentabilidade nas operações produtivas, o que exige que as empresas, principalmente aquelas inseridas no mercado internacional, se adaptem e adotem medidas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

A sequência está correta em
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15Q1052466 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em âmbito internacional, o United Nations Global Compact (Pacto Global das Nações Unidas) foi apresentado pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em 1999, no Fórum Econômico Mundial. Esse Pacto foi elaborado em uma iniciativa multilateral inédita (agências da ONU, organizações trabalhistas, sociedade civil e governos) na busca pela promoção de um comportamento corporativo responsável e sustentável na economia global, conclamando as empresas a adotar os princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Sobre os princípios da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), é INCORRETO afirmar que as empresas devem:
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16Q1052467 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Parcerias estratégicas possibilitam que as instituições foquem em suas competências e se diferenciem no mercado internacional. O ingresso no mercado externo possui peculiaridades frente às diferentes regulamentações e, por isso, o desenvolvimento e a gestão de parcerias estratégicas globais desempenham importante papel na redução dos obstáculos e na potencialização dos benefícios da internacionalização. A esse respeito, é correto afirmar que, EXCETO:
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17Q1052468 | Direito Empresarial Comercial, Franquia, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A internacionalização de empresas pode envolver contratos internacionais, laudos arbitrais, investimento estrangeiro, investimento por parte da empresa que busca o mercado externo e inúmeras outras situações. Portanto, trata-se de tarefa revestida de certa complexidade. Quanto ao processo de construção e manutenção de relacionamentos internacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Por meio de franchising, a empresa cede sua marca e diretrizes administrativas para uma outra empresa franqueada em troca de um determinado valor inicial e um pagamento mensal de royalties. Essa estratégia ajuda a consolidar a marca em outros países e traz diversos benefícios para ambos os empreendedores, mas é preciso garantir que o processo de transferência da cultura organizacional seja desenvolvido de uma forma sólida.
II. A joint venture é uma estratégia de internacionalização de empresas em que duas companhias realizam uma parceria para desenvolver um projeto em conjunto por tempo determinado. A principal vantagem está na contribuição do parceiro estrangeiro com imagem de marca, recursos, contatos locais e conhecimento sobre o mercado interno, o que economiza tempo com adequação e adaptação ao novo contexto.
III. Uma estratégia mais radical pode ser a aquisição total, ou parcial, de uma entidade comercial já existente em um mercado estrangeiro ou a criação de uma nova empresa para realizar atividades comerciais no exterior. A vantagem dessa estratégia é a autonomia da companhia e possibilidades ilimitadas de crescimento, já que não depende de outras organizações.

Está correto o que se afirma em
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18Q1052469 | Logística, Cadeia de Suprimentos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A globalização intensificou o fluxo de bens, serviços e informações entre países, gerando cadeias de suprimentos cada vez mais complexas, com múltiplos elos e interações. Para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos é indispensável compreender a complexidade do fluxo operacional, investir em ferramentas de controle avançadas e cultivar relações sólidas com todos os envolvidos. São considerados pontos cruciais desse processo, EXCETO:
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19Q1052470 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado para exportação de bens e serviços pode ser primária ou secundária. A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por pesquisa primária a coleta de dados diretamente da fonte. Dentre os métodos utilizados na pesquisa primária, podem ser citados: entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, os pontos de venda e o comportamento do consumidor; e participação em feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.
II. Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou relatórios governamentais; publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e rede mundial de computadores; além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais são algumas fontes de pesquisa secundária.
III. Avaliar a credibilidade das fontes de dados e combinar diferentes fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado são aspectos importantes a serem observados na realização da pesquisa primária.

Está correto o que se afirma em
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