Questões de Concursos Analista Ambiental Júnior Biologia

Resolva questões de Analista Ambiental Júnior Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q106501 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado em um documento de 40 capítulos. Constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 está voltada para os problemas prementes de hoje e visa ainda à preparação do mundo para os desafios do próximo século.
O documento apresenta quarenta capítulos que se dividem em quatro seções, conforme mostrado no quadro.

2014_08_25_53fb1d4ecaf64.jpg

Dentre os temas abordados na seção I, constam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q107039 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A formação de biofilmes bacterianos sobre uma superfície no meio ambiente pode ser iniciada pela redistribuição de células aderidas a uma superfície, a uma divisão celular, a um espalhamento sobre uma superfície e a um recrutamento de células a partir do fluido adjacente.

Considere as afirmações abaixo sobre a formação de biofilmes bacterianos em superfícies no meio ambiente.

I - A estrutura do biofi lme é determinada pela produção de uma matriz polimérica extracelular (MPE), constituída de lipídeos.

II - A transição entre o estado planctônico e o de ligação irreversível produz todas as novas proteínas.

III - A formação do biofi lme inicia-se pela ligação das células a uma superfície, produção do MPE, resultando em ligação irreversível à superfície, desenvolvimento da arquitetura do biofi lme, maturação e dispersão das células.

IV - Em cada estágio, as bactérias têm fi siologias e três fenótipos diferentes: planctônico, biofi lme maduro e dispersão.

São corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q104262 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A vida moderna está cada vez mais dependente do petróleo e de seus derivados. A exploração, o refino, o armazenamento e o transporte do petróleo e/ou de seus derivados, no entanto, podem acarretar acidentes, como, por exemplo, os derramamentos e a contaminação de solos e sistemas aquáticos. Várias técnicas vêm sendo desenvolvidas para a remoção ou a degradação n situ ou ex-situ do petróleo derramado. A biorremediação envolve a utilização de micro-organismos de ocorrência natural ou cultivados para degradar ou imobilizar contaminantes. Um exemplo da ação de micro-organismos em processo de biorremediação é apresentado na ilustração.

2014_08_25_53fb1d4f375bf.jpg

Entre as técnicas, uma recente e ainda em fase de desenvolvimento é a bioaumentação, que se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q105231 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Em estudos de comunidades para monitoramento ambiental, utilizam-se descritores analíticos básicos para determinar os possíveis padrões de distribuição espaço-temporais. Dentre os descritores biológicos, os mais usados são abundância, frequência, riqueza de espécies, diversidade e equitabilidade. Nos quadros a seguir, as comunidades A e B apresentam seis espécies, que diferem muito quanto ao número de indivíduos por espécie/área amostral (n).

2014_08_25_53fb1d4e34112.jpg

A partir dos dados apresentados nesses quadros, constata-se que a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q104863 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas, cujas presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

Uma característica relevante para a seleção de organismos para biomarcadores é o fato de eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q107042 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Biogeografia é a ciência que estuda os padrões espaciais da biodiversidade, estudando as distribuições dos organismos, no passado e no presente. O botânico De Candolle dividiu a Biogeografia em duas subáreas: Biogeografia Ecológica, que estuda como os processos ecológicos ocorridos em curto prazo atuam sobre o padrão de distribuição dos organismos, e Biogeografia Histórica, que estuda como os processos ecológicos, ocorridos em longo prazo, atuam sobre o padrão de distribuição dos organismos.

Os três processos fundamentais em Biogeografia são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q106471 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Amazonas e em Roraima. Nesse espaço territorial, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul - Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata - , o que resulta em um elevado potencial aquífero, favorecendo a sua biodiversidade.

Em relação às plantas do Cerrado, verifica-se que apresentam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q104900 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O licenciamento ambiental é um instrumento fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde ele se insere. Através do licenciamento, busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência. O processo de licenciamento ambiental possui três etapas distintas: licenciamento prévio, licenciamento de instalação e licenciamento de operação.

A licença prévia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q105341 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A NBR ISO 14001:2004 de gestão ambiental tem por objetivo prover as organizações de elementos de um Sistema da Gestão Ambiental (SGA) eficaz. Para os efeitos dessa norma, aplicam-se vários termos e definições.

Um desses termos é o desempenho ambiental, que é definido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q105192 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Nas últimas décadas, a polêmica sobre um possível aquecimento global do nosso planeta, decorrente do aumento do efeito estufa, passou a fazer parte das preocupações da humanidade, com constante cobertura pela mídia. Cabe destacar que grande parte do efeito estufa natural se deve à presença da água na atmosfera: 85% de vapor dágua e 12% de partículas de água.

O aumento do teor de outros gases na atmosfera, em decorrência de atividades antrópicas, pode causar o aumento do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global do planeta.

Associe as características abaixo aos diferentes gases do efeito estufa.

2014_08_25_53fb1d50d1756.jpg

As associações corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q106387 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O monitoramento ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas e repetidas de um contaminante químico ou de alteração na biota, que podem estar ocorrendo em determinado local ou região. O monitoramento segue um planejamento prévio, ao longo de um tempo e de um espaço predeterminados e utiliza métodos que possam ser comparados e padronizados. Esse monitoramento permite avaliar a eficiência de eventuais medidas preventivas ou mitigadoras. Cinco métodos de monitoramento ambiental devem ser seguidos para realizar a avaliação do risco de contaminantes para os organismos e para fazer a classificação da qualidade ambiental dos ecossistemas.

Entre esses métodos, encontra-se o monitoramento químico que consiste em avaliar a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q105434 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Em um estudo de biorremediação em praias arenosas, pesquisadores fluminenses utilizaram bactérias do gênero Bacillus, coletadas na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, para obterem a degradação de substâncias aromáticas. Com a utilização de meios de cultura seletivos, tendo ácido benzoico 5 mM como fonte de carbono, foram isoladas treze estirpes de Bacillus, de amostras de solo dessa floresta.

Outro estudo, dessa vez realizado nos sedimentos arenosos de uma praia de Angra dos Reis, também no Rio de Janeiro, obteve os resultados mostrados no quadro.

2014_08_25_53fb1d4f06b0c.jpg

Em relação ao estudo na praia de Angra dos Reis, constata-se que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q104972 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Impactos ambientais, como os observados na região de Cubatão, no Estado de São Paulo, podem ser avaliados através de estudos de biomonitoramento. Esses estudos utilizam as reações de certos organismos vivos, denominados bioindicadores, os quais identificam e/ou caracterizam mudanças de origem antrópica no ambiente. Várias espécies vegetais têm sido utilizadas como bioindicadoras.
Disponível em: www.cepema.usp.br/categoria/destaques>.
Acesso em: 12 fev. 2012.

Considere as afirmações abaixo sobre biomonitoramento passivo ou ativo.

I - A avaliação das reações por espécimes adultos de Tibouchina pulchra Cong, espécie arbórea da fl oresta que recobre as encostas da Serra do Mar, é um exemplo de biomonitoramento ativo.

II - A avaliação das reações por indivíduos jovens da Tibouchina pulchra Cong, introduzidos de forma padronizada nos locais de estudo, é um exemplo de biomonitoramento ativo.

III - A avaliação das reações por indivíduos jovens da Tibouchina pulchra Cong, introduzidos de forma padronizada nos locais de estudo, é um exemplo de biomonitoramento passivo.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q106831 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Os Planos de Manejo são uma exigência da Lei Federal nº 9.985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Esses planos são as ferramentas básicas, em termos técnicos e legais, para a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q105996 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O atual cenário energético mundial é marcado por uma busca contínua de segurança energética e de medidas para conter o aquecimento global. Com um potencial energético vasto e diversificado, o Brasil pode contribuir de maneira construtiva para ambos os processos. Além disso, o setor energético tem um papel chave no desenvolvimento econômico nacional. A nossa dependência de energia é pequena, temos a autossuficiência em petróleo e dispomos de um setor grande de energias renováveis.
Disponível em: www.epe.gov.br/imprensa/ArtigosImprensa/ 20120206_1.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2012.

O quadro apresenta a oferta interna de energia elétrica por fonte. 2014_08_25_53fb1d5070e4e.jpg

Dentre as fontes de energia limpa, a energia nuclear é a que gera muita polêmica, principalmente depois dos desastres de Chernobyl (Ucrânia) e de Fukushima (Japão).

Apesar dos problemas, existem vantagens na utilização da energia nuclear, entre as quais o fato de ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q106774 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Revista Nature, de 18/01/2012, publicou artigo com pesquisadores brasileiros e norte-americanos sobre mudanças nos ciclos de energia e de água na bacia amazônica. Essas mudanças apontam para uma transição na função da floresta, que passa de reservatório de carbono líquido para uma fonte de emissão, em função das alterações climáticas globais e do desmatamento da floresta.
DAVIDSON, E.A.et al. The Amazon basin in transition. Nature. Ed. 481, pp. 321328, 2012.

Essas modificações na floresta amazônica são devidas principalmente aos fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q104544 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Lei nº 9.433, de 08/01/1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SNGRH).

Constitue(m) fundamento(s) em que se baseia a PNRH a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q106047 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Índice do Estado Trófico (IET) tem por finalidade classificar corpos dágua em diferentes graus quanto à qualidade da água e quanto ao seu enriquecimento por nutrientes, além de verificar o efeito do crescimento excessivo das algas ou do aumento da infestação de macrófitas aquáticas.

De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), as águas são classificadas em seis classes, segundo o seu estado trófico, conforme se pode verificar no quadro.

2014_08_25_53fb1d4e67fd3.jpg

As características de um corpo dágua hipereutrófico são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q107286 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A avaliação de área/imóvel com o objetivo de compra, venda, atendimento a exigências de órgão ambiental ou simplesmente de fazer um levantamento voluntário de passivo como demonstrativo de boa prática ambiental é realizada através de algumas ações, divididas em duas fases: avaliação preliminar e investigação confirmatória.

Faz(em) parte da fase de investigação confirmatória ou fase 2 da investigação o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q105862 | Engenharia Ambiental, Aquecimento global, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Protocolo de Kyoto fixa metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e estabelece o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esse mecanismo foi criado com o objetivo de reduzir os custos dos projetos que visem à diminuição das emissões de gases de efeito estufa, quando implementados em países em desenvolvimento, incentivando, dessa forma, o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades para a transferência de tecnologia para esses países. Por essa característica, o MDL tem sido considerado um mecanismo atrativo, tanto para os países industrializados quanto para os em desenvolvimento. Tal mecanismo, porém, tem apresentado algumas limitações que, no caso de projetos florestais de MDL, são em grande número.

Essas limitações estão relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.