Questões de Concursos Analista Assistência Social

Resolva questões de Analista Assistência Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q200228 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

O assistente social inserido no campo sociojurídico faz uso de uma série de instrumentos no cotidiano do seu exercício profissional com a finalidade de subsidiar as ações e decisões que tramitam no âmbito do Poder Judiciário. Nesse contexto destacase o relatório social que, segundo Fávero (2008), consiste:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q199719 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) instituti e regulamenta uma série de serviços e benefícios socioassistenciais. D ntre eles, encontra-se o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ?é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 70 anos ou mais e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê- la provida por sua família?. Nos termos dessa lei, considera-se pessoa portadora de deficiência aquela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q194604 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

As medidas para a contenção da crise de 1929 e para a contenção da crise de 1969/1973 foram, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q197678 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q195886 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Os serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS possuem como foco prioritário a atenção às famílias. Isto porque o entendimento governamental é de que ?a vulnerabilidade à pobreza está relacionada não apenas aos fatores da conjuntura econômica e das qualificações específicas dos indivíduos, mas também às tipologias ou arranjos familiares e aos ciclos de vida das famílias.? (PNAS, 2009). Nesse sentido, a família se configura como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q197191 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Beatriz possui dois vínculos empregatícios como assistente social. No primeiro emprego ela é estatutária e trabalha 24 horas semanais no CRAS da prefeitura de um pequeno município no interior do Estado. No segundo emprego, Beatriz tem contrato temporário de trabalho com carga horária semanal de 30 horas em uma ONG que desenvolve atividades de educação em saúde para jovens gestantes no município. O quadro apresentado é uma das expressões da atual crise do capitalismo que impõe metamorfoses ao mundo do trabalho e incide diretamente nas condições de trabalho dos assistentes sociais. Desse modo, observa-se a inserção socioprofissional do assistente social ?em duas ou mais políticas sociais, rotatividade no emprego, instabilidade e insegurança, jornada de trabalho extensa (cumpre carga horária de mais de dez horas diárias de trabalho)? (GUERRA, 2010, p. 720). De acordo com esse contexto e segundo a autora, observa-se nos espaços laborais dos assistentes sociais a configuração dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q200008 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Dentre os espaços de atuação do assistente social no campo sociojurídico está o sistema socioeducativo. Esse espaço sócioocupacional apresenta uma série de desafios para o exercício profissional do assistente social, a exemplo da superlotação das unidades de internação, decorrente, sobretudo, da ?política de encarceramento? promovida pelo Estado. De acordo com as legislações que regem a execução das medidas socioeducativas, o assistente social, ao realizar a previsão, o registro e a gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente deverá fazer uso do seguinte instrumento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q195145 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

No processo de supervisão em Serviço Social, o Supervisor Acadêmico, o Supervisor de Campo e o Estagiário são sujeitos fundamentais. Dentre as atribuições do Supervisor de Campo está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q195147 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Rodrigo trabalha em uma instituição hospitalar que atende a indivíduos portadores de tuberculose. A fim de direcionar a prática profissional na instituição, propõe um projeto de intervenção cuja fundamentação é a Teoria Social Crítica, de base marxista. A Chefia do Serviço Social rejeita o projeto, alegando não gostar de sua fundamentação teórica. Nesse caso, a Chefia de Rodrigo está ferindo o princípio da garantia do pluralismo profissional, cujo fundamento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q198999 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

O Código de Ética Profissional do Serviço Social (1993) tem na liberdade um de seus valores fundantes. No sentido ali contido, esse valor consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q200023 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

O campo da Saúde do Trabalhador é pleno de contradições e antagonismos, o que se reflete liminarmente na intervenção do assistente social. Ao assumir uma direção consonante com o Projeto Ético-Político neste campo, uma das questões a serem tratadas pelo assistente social é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q196713 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

A equipe de pediatria de um hospital de média complexidade buscou o Serviço Social com a demanda de acionamento do Poder Judiciário para que fossem tomadas providências em favor de um recém-nascido. Segundo a equipe de saúde, a criança nasceu com 30 semanas, apresentando sérias complicações de saúde em decorrência da prematuridade e, em virtude desse quadro, necessitava de uma transfusão sanguínea. O laudo médico indicava grave condição de saúde, com risco de morte caso não fosse realizado o procedimento supracitado. Contudo, a família não estava autorizando o procedimento por motivos religiosos. Diante do exposto, a equipe do Serviço Social deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q199024 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

De acordo com a Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, é vedada a aplicação de penas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q196467 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Tejadas (2013) analisa que o Ministério Público, na sua relação com os atores da esfera pública, vive uma tensão que se expressa na ambiguidade da identidade institucional. Essa tensão ocorre entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q199544 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Como um dos rebatimentos das medidas anticrise neoliberais levadas a cabo por meio de uma nova concepção das políticas sociais, a pobreza passa a ser submetida à díade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q198275 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Paulo e Vânia estão adotando uma menina que tem 2 anos de idade. A fim de poderem receber a criança e ambientá-la com tranquilidade, ambos requerem licença paternidade e maternidade, respectivamente. Nesse caso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q199313 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Considerando o Fórum de Supervisores, analise as finalidades a seguir: I - tratar e encaminhar questões que envolvam a dimensão ética do estágio, prevendo respostas coletivas às situações corriqueiras; II - estabelecer parcerias com as diversas instituições nas quais trabalha o assistente social a fim de garantir a abertura de novos campos de estágio; III - fortalecer o estágio como momento estratégico de formação dos assistentes sociais. Trata-se de finalidade(s ) do Fórum de Supervisores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q197268 | História e Geografia de Rondônia, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

Em 2012, foi comemorado o centenário de inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré. Tal construção, vista como difícil e complexa, com tentativas fracassadas no século XIX, custou a vida de inúmeros operários, e, durante o período da ditadura militar no país, acabou desativada, no governo do presidente Castelo Branco, em 19A justificativa para tal medida foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q196759 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

A inserção do Serviço Social no Ministério Público data da década de 1990. Apesar de recente, esse espaço sócio-ocupacional representa uma gama variada de possibilidades de trabalho. No âmbito da intervenção profissional do assistente social, as demandas encaminhadas, no geral, circunscrevem-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q194715 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

De acordo com Netto (2012), o projeto neoliberal restaurador pode ser resumido em um tríplice mote:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.