Questões de Concursos Analista Comunicação Social

Resolva questões de Analista Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q267780 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Victoria irá ao ginásio municipal para acompanhar uma partida de basquete. Algumas emissoras de rádio da região se propuseram a realizar a transmissão ao vivo exclusivamente em Amplitude Modulada. A torcedora queria utilizar seu celular em vez de um aparelho de rádio convencional. No entanto, ela se deparou com uma questão: o aparelho celular não apresentava condições técnicas para receber o sinal analógico das emissoras de rádio que operam em AM, sendo possível apenas a recepção em FM. De acordo com a teoria da informação, essa impossibilidade de captação pelo celular é um problema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q266758 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A estratégia de comunicação da sociedade civil organizada pode ser chamada de comunicação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q266506 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Críticos das ações de identidade corporativa e gestão de marcas consideram que essas atividades são demasiadamente intangíveis e que não há formas objetivas de mensuração dos resultados. Essa crítica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q268299 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Dentro do processo de comunicação, a comunicação de marketing está centrada no(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q267020 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O Brasil veio a conhecer a atividade de impressão relativamente tarde em relação a outros países do continente. Por aqui, ela aportou sob o manto da coroa portuguesa, em 1808, por intermédio da Imprensa Régia. Antes disso a metrópole portuguesa reprimira qualquer tentativa de se estabelecer algum maquinário de impressão. Com relação a esse período histórico, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q268052 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Se a invenção do telégrafo com fio é atribuída a Samuel Morse e o telefone com fio a Graham Bell, discute-se o pioneirismo de Marconi quanto à radiotelefonia. Registros históricos indicam que, enquanto o italiano Marconi comprovara a transmissão de sinais em código Morse à distância, sem o auxílio de fios condutores, um cientista brasileiro ia além, ao transmitir a voz humana, músicas e ruídos, no final do século XIX. O texto acima se refere à seguinte personalidade brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q268312 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Certo telejornal local apresenta, logo na abertura do programa, determinada estrutura enunciativa na qual os principais destaques da edição são mencionados. O texto da escalada, de acordo com os manuais de redação para telejornalismo, deve ser escrito com frases curtas, diretas e verbos fortes. Observa-se ainda que o tempo verbal mais usual nas manchetes da escalada é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q267041 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A Defensoria Pública planeja realizar uma pesquisa para conhecer as novas ideias que os cidadãos de Rondônia têm em relação à Justiça. A forma mais adequada de abordagem nessa pesquisa é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q267042 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O meio mais adequado para uma publicidade que vise a uma relação com o público muito íntima e um envolvimento muito alto é o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q267043 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um publicitário apresenta uma campanha para uma plateia heterogênea em um auditório. A mensagem percebida pelo público nesse evento será prioritariamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q267836 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O jornal impresso produzido por alunos do centro acadêmico da faculdade possui uma seção que ocupa uma página, formato standard, com notícias institucionais. Tais notícias são redigidas no formato da pirâmide invertida. Em uma ocasião, chegaram à redação duas notas importantes, mas o jornal já havia sido diagramado. Os exemplares seriam rodados na gráfica algumas horas depois. O recurso empregado pelo editor com o diagramador para incluir as notas de forma célere foi cortar as demais notícias da seção?pelo pé?. Entretanto, ainda era preciso um ajuste para que as matérias coubessem na página. A resolução do problema com as técnicas de diagramação eletrônica se deu por intermédio do ajuste:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q268608 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação de marketing difere de outras formas de comunicação, como a artística, por ser orientada para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q268866 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma celebridade esportiva foi convidada por uma revista nacional de grande circulação para uma exclusiva, com direito à chamada na capa da publicação. No entanto, o esportista exigiu que seu assessor de comunicação tivesse acesso ao texto final que seria publicado cabendo, a esse profissional, o direito de suprimir trechos que julgasse ?prejudiciais? à imagem da celebridade. Ao ceder às exigências, a revista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q267334 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação institucional realizada pelo setor de Comunicação de uma Defensoria Pública tem como origem a informação proveniente do(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q268621 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma campanha publicitária da Defensoria Pública de Rondônia tem como objetivo atingir o maior número possível de cidadãos. Para isso, a estratégia da campanha deve privilegiar a maximização do(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q268112 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O uso do profissional de comunicação como porta-voz de uma Defensoria Pública para divulgar regularmente as informações para os veículos de comunicação é uma ação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q267089 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma das ferramentas para comunicação online mais importantes para indexar o conteúdo é o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q268381 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A coordenação de jornalismo de uma emissora de rádio do gênero talk and news decidiu veicular, em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, um programa especial ao vivo. A transmissão e realização do programa acontecerão na principal praça pública. Caberá ao produtor do programa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q269152 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O propósito precípuo do Jornalismo Público por vezes é distorcido, de modo que é necessário posicionar corretamente o compromisso e a natureza desse gênero de atividade. Daí se infere que os parâmetros que norteiam o jornalismo público o afastam do jornalismo Estatal, pois a natureza do processo jornalístico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q268387 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Três revistas de grande circulação nacional e histórico de relacionamento positivo com a assessoria de imprensa solicitaram exclusividade na entrevista com o Ministro da Educação. O assessor de imprensa informou a todos que o Ministro, por um problema de agenda, disporia de apenas 30 minutos para atender às solicitações. O encontro deveria ocorrer, portanto, numa mesma data e local. Desse modo, para atender à solicitação das revistas e conciliar a atividade com a agenda, o mais recomendado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.