Questões de Concursos Analista de Comunicação

Resolva questões de Analista de Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q981439 | Comunicação Social, Segmentação de Público, Analista de Comunicação, CRO AL, Quadrix, 2025

Texto associado.
A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue os itens seguintes.
Devido à ampla segmentação dos títulos — da informação ao entretenimento -, as revistas criam empatia e laços afetivos com seus públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1036386 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sejam p, q, r e t proposições simples e ∼p, ∼q, ∼r e ∼t, respectivamente, as suas negações. Se as seguintes proposições compostas têm valor lógico falso:
p∨ ∼ q q∧ ∼ r r → t
conclui-se que são logicamente verdadeiras apenas as proposições simples
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1036387 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Em um grupo de alunos que fez provas de Português e de Matemática, 14 foram reprovados em Português, 11 foram reprovados em Matemática, 15 foram aprovados em pelo menos uma dessas duas disciplinas e 13 foram aprovados em apenas uma dessas duas matérias.
Nesse grupo, a quantidade de alunos aprovados em Matemática supera a quantidade de aprovados em Português em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1036388 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Em uma empresa de projetos habitacionais, a equipe é formada por 6 engenheiros, 5 arquitetos e 4 paisagistas.
A fim de elaborar um novo projeto, serão escolhidos 4 desses profissionais, de modo que haja pelo menos um de cada habilitação profissional.
A quantidade de diferentes quartetos que podem assumir esse novo projeto é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1036389 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Roberto tinha certo capital C e aplicou uma parte no banco A e o restante no banco B, durante um mesmo período. Ao fazer os resgates, Roberto constatou que a parte aplicada no banco A rendeu 8%, mas o que foi aplicado no banco B desvalorizou 2%, de modo que a soma dos dois resgates totalizava 102% de C.
A razão entre as quantias aplicadas por Roberto nos bancos A e B, nessa ordem, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1036390 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Dois relógios foram simultaneamente acertados às 8h da manhã. Um deles atrasa 1 minuto a cada 6 horas. O outro, adianta 1 minuto a cada 10 horas.
A diferença entre as marcações desses relógios será de 1 minuto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1036391 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Henrique tem R$ 7,00 e pretende, com esse dinheiro, comprar um pacote de macarrão, uma caixa de molho de tomate e uma lata de sardinhas. Se ele comprasse apenas o pacote de macarrão e a caixa de molho de tomate, restariam R$ 2,42. Se ele comprasse apenas o pacote de macarrão e a lata de sardinhas, restariam R$ 2,12. Se ele comprasse apenas a lata de sardinhas e a caixa de molho de tomate, restariam R$ 2,72.
Com base nessas informações, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1036392 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Dado um conjunto finito de proposições p1 , p2 , ⋯ , pn (chamadas premissas) e uma proposição c (chamada conclusão), diz-se que a relação que associa as premissas à conclusão é um argumento. Um argumento é válido quando a conclusão c é consequência obrigatória do conjunto de premissas. Considere os seguintes argumentos:
Argumento I p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: todas as crianças gostam de refrigerante.
Argumento II p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: quem gosta de refrigerante é criança.
Argumento III p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante não gosta de pizza. c: nenhuma criança gosta de refrigerante.
É (são) argumento(s) válido(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1036393 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Considere todos os números inteiros, pares e positivos formados por 3 algarismos distintos e consecutivos tais que a soma desses dígitos é 23.
A diferença entre o maior e o menor deles é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1036394 | Conhecimentos Bancários, Bancos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Mercado monetário é o mercado que fornece moeda à economia, com transferências de recursos a curtíssimo prazo, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras ou entre elas e o Banco Central do Brasil (BCB).
II. Mercado de crédito é o mercado que fornece recursos para o consumo das pessoas em geral e para o funcionamento das empresas, em operações predominantemente de curto e médio prazos.
III. Mercado de câmbio é o mercado em que são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda nacional, com a participação dos agentes econômicos que têm recebimentos ou pagamentos a realizar em moeda estrangeira, das instituições autorizadas a operar em câmbio e do Banco Central do Brasil (BCB).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1036395 | Conhecimentos Bancários, Arrendamento Mercantil ou Leasing, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional, marque V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Quando o Banestes faz um empréstimo, o dinheiro recebido pelo cliente não tem destinação obrigatória.
( ) Nas operações de leasing (arrendamento mercantil), a regulamentação do Banco Central do Brasil (BCB) estabelece um prazo mínimo de duração do leasing operacional maior que do leasing financeiro.
( ) Quando o Banestes participa do processo de colocação no mercado de uma debênture, o Banestes não tem responsabilidade pelo pagamento dos juros e do principal, que é da emissora dessa debênture.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1036396 | Conhecimentos Bancários, Banco Comercial, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Assinale qual dos agrupamentos de “carteiras” que compõem as instituições do conglomerado Banestes não atenderia aos requisitos necessários para o Banestes ser considerado um “banco múltiplo” pela regulamentação do Banco Central do Brasil (BCB).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1036397 | Conhecimentos Bancários, Banco de Desenvolvimento, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional e o mercado bancário, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1036398 | Conhecimentos Bancários, Arrendamento Mercantil ou Leasing, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Em relação ao sistema financeiro nacional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1036399 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1036400 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1036401 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A edição mais recente do Atlas da Notícia identificou redução do número de veículos impressos na Região Sudeste. O estado onde a queda foi maior, em números absolutos, foi Minas Gerais: vinte e sete títulos. São Paulo registrou cinco a menos; o Espírito Santo, quatro; o Rio de Janeiro, três.
Entre os veículos, com sede na região, que fecharam suas portas ou migraram integralmente para o online entre 2021 e 2022, está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1036402 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O uso de dispositivos móveis deixou de ser novidade na rotina de produção jornalística e o MOJO, como é conhecido o jornalismo móvel, segue evoluindo.
Sobre o MOJO, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1036403 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao observar a programação da TV brasileira, José Carlos Aronchi procurou agrupar as produções em cinco categorias:
1. Informação 2. Entretenimento 3. Educação 4. Publicidade 5. Outros
Nelas estariam incluídas as seguintes produções
( ) Quiz shows; sitcom; reality shows e talk shows ( ) Transmissões de eventos e programas religiosos ( ) Horário político, sorteios e chamadas de programas ( ) Programas de debates, entrevistas e telejornais ( ) Programas instrutivos e produções com conteúdo escolar
Essas produções correspondem, respectivamente, às categorias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.