Questões de Concursos Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas

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1Q108120 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.

I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.

II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.

III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.

IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.

V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

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2Q108654 | Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Nem sempre as empresas que criaram um nicho de mercado serão sempre as líderes desse mesmo mercado. Isto ocorre porque a moderna gestão de pessoas pressupõe

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3Q108547 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. São elas:

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4Q107548 | Gestão de Pessoas, Diagnóstico organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente,

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5Q110567 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à diferença entre liderança e poder.

I. Os líderes não devem confundir liderança com prestígio e credibilidade, evitando a qualquer custo o uso do poder.

II. O poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.

III. O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização em que uma das partes controla a outra.

IV. O poder se define como a capacidade de forçar as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito à posição exercida pelo líder, mesmo contra a vontade destas.

V. A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.

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6Q110213 | Gestão de Pessoas, Ambiente Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em uma análise ambiental da organização, o ambiente de tarefa compreende

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7Q111018 | Gestão de Pessoas, Gestão participativa, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

É uma prática de gestão participativa que fortalece a criatividade e a eficácia das organizações:

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8Q108552 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Uma empresa que diagnostica a necessidade de uma profunda mudança organizacional deve iniciar esse processo

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9Q109656 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:

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10Q107623 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

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11Q107609 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à evolução dos métodos de gestão de pessoas a partir do século XX.

I. Na Era da Industrialização Clássica, surgem os departamentos de pessoal destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego.

II. Os departamentos de recursos humanos surgem na Industrialização Neoclássica, incorporando novas funções como, entre outras, recrutamento, seleção treinamento, avaliação e remuneração.

III. Na Era da Industrialização Neoclássica surgem os departamentos de relações industriais acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

IV. Com o crescimento da importância da ARH na Era da Informação, esta tende a ser mais monopolística e centralizadora de suas funções.

V. Na Era da Informação, as equipes de recursos humanos operam como consultorias internas, orientando-se para atividades estratégicas, visando alcançar resultados para a organização.

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12Q108883 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.

I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.

II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.

III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.

IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.

V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.

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13Q110637 | Gestão de Pessoas, Ambiente Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Após realizar uma pesquisa de clima organizacional, é fundamental, para a legitimação do instrumento por toda organização, que área de RH

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14Q108671 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às melhores práticas de gestão de conflitos.

I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento.

II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas.

III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos.

IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos.

V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário.

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15Q109731 | Gestão de Pessoas, Equipes, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em ambientes altamente competitivos, em que predominam a mudança e a incerteza, a cultura organizacional

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16Q111057 | Auditoria, Auditoria Governamental Formas e Tipos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria

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17Q109425 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Todo processo de mudança organizacional

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18Q109312 | Português, Pontuação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Texto associado.

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Está plenamente adequada a pontuação da frase:

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19Q108066 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à gestão do clima organizacional.

I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.

II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.

III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.

IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.

V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.

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20Q109235 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à crítica da abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO) às estruturas convencionais de organização.

I. O exercício do poder na administração tradicional tende a frustrar e alienar o empregado.

II. A abordagem DO enfatiza as variáveis estruturais em detrimento das variáveis comportamentais.

III. As funções permanentes, no modelo de organização tradicional, tendem a se cristalizar, tornando-se fixas e imutáveis.

IV. A divisão do trabalho e a fragmentação de funções são um forte estímulo ao compromisso emocional do empregado nas organizações tradicionais.

V. A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.

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